terça-feira, 22 de julho de 2025

Viagem do Moto Club para a partida contra o América Mineiro, em Belo Horizonte 1975)





Textos do jogo, realizado no dia 30 de agosto de 1975

Grande número de torcedores compareceram ao Aeroporto do Tirirical quando do embarque do Moto Clube para os três jogos fora de nossa capital. O ambiente era de entusiasmo entre jogadores e diretores e todos confiantes em boas apresentações nestes três jogos seguintes, quando a equipe procurará reabilitar-se do último insucesso frente ao Ceará.

Faixas e Bandeiras de todas as agremiações do futebol profissional estavam presentes no Aeroporto, com os torcedores dando demonstração de apoio a seus atletas, fazendo com que todos viajassem tranquilos, já que aqui milhares estarão acompanhando o desenrolar da excursão motorizada que será encerrada no dia 7 em Teresina.

O ambiente entre os atletas era muito bom, principalmente porque todos reconhecem que finalmente o time se apresentará com sua força máxima contra o América Mineiro, e já totalmente esquecido do revés do último domingo, quando não souberam explicar a razão da queda de uma equipe que vinha de uma brilhante vitória diante do Paissandu.

Todos os atletas acreditam que o time terá grande oportunidade de reabilitação, principalmente agora que contará com Meneses e Ariziguen, considerados titulares, ausentes das duas primeiras partidas. Goiás foi o único atleta que viajou sem o uniforme da delegação em virtude da falha da indústria responsável pela confecção, e isto serviu inclusive, para melhor ainda mais o ambiente, passando a ser o centro das observações.

A equipe do Moto seguiu ontem para Minas bem preparada, o que por certo fará boa impressão. Além do uniforme de viagem, a equipe levou ainda Roupão e quatro conjuntos de equipagens completas, além do material de treino. Em meio aos atletas não havia qualquer preocupação do treinador, pois todos pensam apenas na reabilitação.

...

Viajando em um dos aparelhos da VARIG, seguiu ontem por volta das 7:30 via Brasília a delegação do Moto Clube onde realizará três jogos fora de nossa capital. A primeira partida será domingo em Minas contra o América, quarta-feira em Curitiba contra o Atlético e dia 7 em Teresina contra o Tiradentes. 17 jogadores seguiram, sendo que a equipe foi escalada, com a direção técnica continuando no absurdo revezamento dos goleiros, que por certo não trará qualquer benefício. 

A equipe será esta: Ney, Marinho, Meneses, Arizinho e Milton, Jorge Santos, Luís Augusto e Carlos Alberto Lima, Riba e Cláudio. Como se observa, uma nova formação para o centro da zaga, aparecendo desta vez os jogadores Meneses e Arizinho, considerados titulares e que estiveram ausentes nos dois primeiros jogos. Ontem a Federação Ma anhense de Desportos recebeu confirmação da inscrição de Arizinho, o que deixou a direção técnica da equipe, mais desocupada, quanto ao aproveitamento da “zaga titular”.

Hoje pela manhã na capital mineira, o treinador motorizado deverá realizar um leve exercício, para conhecimento do gramado e melhor aclimatação do plantel. Jogadores e dirigentes seguiram animados em busca de uma reabilitação já que o América não atravessa boa fase técnica, vindo inclusive de uma derrota para o Fortaleza e o ambiente é de descontentamento no plantel.

Muito pouco incentivo vinha do Moto e Clube e da atual situação do treinador, que dizem, poderá cair a qualquer momento. O problema agora, como mais novo episódio, é com a diretoria que nada transmite a respeito, mas parece que estão desconfiados das atitudes do treinador inclusive prescindindo do último treino no Municipal, onde determinou a saída da pista do campo de um diretor. O ambiente, entre diretores do clube e a direção técnica não está do bom e isto deve ter obrigado o Dr. Amorim a acompanhar a delegação, já que somente hoje viajaria para Belo Horizonte.

...

O Moto Clube se encontra tranquilo e concentrado no Brasil Palace Hotel, aguardando apenas o momento do jogo desta tarde contra o América Mineiro no Mineirão. A partida será iniciada às 16 horas e não desperta interesse junto aos torcedores mineiros que preferem acompanhar o jogo entre Cruzeiro x Botafogo no Maracanã e que será televisionado para Belo Horizonte.

O Moto Clube chegou à capital Mineira na sexta-feira por volta das 12:45 tendo sido recebido pelo relações públicas do Atlético Mineiro e dirigentes da Federação Mineira, já que nenhum diretor do América compareceu. À tarde daquele dia a direção técnica do representante maranhense reuniu os jogadores para um leve treino na Vila Olímpica, sendo que em seguida os jogadores retornaram ao Hotel para a concentração. Ontem pela manhã houve recreação no mesmo local e à tarde a delegação visitou o estádio Mineirão, local da partida de hoje.

Uma atitude considerada estranha por parte da direção técnica do Moto Clube foi a proibição do fornecimento de Água Mineral aos atletas e determinou o desligamento de todos os telefones nos apartamentos dos atletas. Para o técnico a água Mineral pode ser prejudicial, já que os atletas não estão acostumados, preferindo a água natural. Quanto aos telefones foi para evitar que os jogadores sejam perturbados ou tentem ligações para outros Estados onde residem seus familiares.

Mesmo com todos esses problemas criados pela direção técnica o plantel está tranquilo aguardando somente o momento do jogo onde esperam colher um bom resultado, reabilitando-se do tropeço diante do Ceará no último domingo.

.............

Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2, publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94 novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário