domingo, 6 de julho de 2025

Imperatriz 1x1 Pinheiro - Campeonato Maranhense 1990

O Sampaio teve que fazer três gols para valer um e não sair perdendo o jogo para o Imperatriz, ontem, no Frei Epifânio, em Imperatriz, dia 08 de abril de 1990.

O árbitro Renato Rodrigues e o bandeirinha Alfredo Filho acabaram se transformando no maior adversário do time boliviano que, apesar de não ter jogado bem, só não saiu ganhando a difícil partida pela interferência negativa do juiz e do bandeira.

A arbitragem anulou dois gols feitos pelo atacante Fuzuê. O primeiro sob a alegação de que Fuzuê estava impedido, o que foi contestado por observadores. No segundo, mais gritante ainda, Fuzuê chutou, a bola rebateu na zaga e voltou para ele mesmo complementar. Nesse lance, Renato Rodrigues correu para o meio de campo, num gesto característico de validação do gol, mas, quase um minuto depois, pressionado pela equipe do Imperatriz, o bandeirinha Alfredo Filho assinalou uma irregularidade só vista por ele. Inexplicavelmente, o experiente árbitro anulou o gol, causando revolta no time do Sampaio.

O diretor Celso Goulart entrou em campo para protestar veementemente e foi expulso pela polícia, o mesmo acontecendo com o técnico Ercy Rosa, que chegou a ser entregue para a agitada torcida do "Cavalo de Aço".
Os dois gols anulados aconteceram quando o placar era 1 a 0 para o Imperatriz. O gol dos donos da casa foi marcado logo aos 3 minutos de jogo, através do meia Valber. Esse gol desequilibrou a partida, pois o time do Sampaio sentiu a responsabilidade dobrada e não se encontrou durante todo o primeiro tempo, fazendo uma apresentação irreconhecível.

O "Mais Querido" só melhorou sua produção no segundo tempo, muito mais na base da disposição do que do talento. Foi com bravura que partiu para o ataque e marcou três gols, mas apenas um foi validado — o de Orlando, aos 46 minutos, quando ninguém mais acreditava, ou esperava que a arbitragem aceitasse o gol como legítimo.

O gol de cabeça marcado por Orlando provocou a reação do zagueiro Armando, que partiu para cima do árbitro, dizendo que, se ele tivesse coragem, que anulasse mais aquele. O gesto resultou na expulsão do beque boliviano.

A renda total no Frei Epifânio não foi fornecida, mas a parcial ficou em Cr$ 93.000,00.

Renato Rodrigues, assistido por Jackson da Silveira (melhor em campo) e Alfredo Filho (muito contestado).

Imperatriz jogou com João Carlos; Tim Maia, Marcelo, Duílio e Djalma; Ari, Mirabor (Antônio Carlos) e Valber; Jacozinho, James Carioca e Paulo César. O Sampaio Corrêa atuou com Flávio; Marcos Esteves (Luís Carlos), Armando, Ivanildo e Izaias; Zé Carlos, Orlando e Brandão (Lamartine); Ismael, Bacabal e Fuzuê.

.............

Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2, publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94 novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário