terça-feira, 1 de outubro de 2024

Seleção Maranhense x Seleção Brasileira (master) - Amistoso 1991

Matérias em alguns jornais da época sobre o encontro entre seleção maranhense e brasileira de master, em 1991:

A Seleção Maranhense de Masters já se apresentou ao técnico Neguinho, iniciando os trabalhos na parte física, tendo como local o parque do Bom Menino. Os treinos em conjuntos serão realizados no estádio Nhozinho Santos, com todos esperando uma boa preparação para a partida do dia 28 contra a seleção brasileira.

José Carlos Maciel e Sanzio (da Michele Vídeo, promotora do espetáculo) acertaram para o próximo sábado, um jogo treino contra a Associação Atlética Constral, a partir das 17
horas no Nhozinho Santos, no primeiro grande teste da seleção maranhense, pois a Constral trata-se de um dos times fortes do futebol amador.

Outros jogos amistosos serão realizados ao longo da fase de preparação da seleção maranhense e também depois do jogo do dia 28. É que José Carlos Maciel pre- tende manter o selecionado em plena atividade.

Os convocados por Neguinho, são conhecidos da plateia maranhense, como Gimico, Célio Rodrigues, entre outros. Para a partida do dia 28 os convocados são: Juca, Léo Vivico, Heraldo Gonçalves, Meinha, Cleuber, Claudionor, Neco, Dário, Zezico, Gimico, Piolho, Beezinho, Alcino, Tica, Célio Rodrigues, Riba, Joaquim, Bimbinha, Luisinho e Henrique.

Na seleção brasileira, vários destaques que brilharam e que continuam mostrando o que sabem. Rivelino vem como técnico, mas vai atuar, assim como Zenon, Paulo Sérgio, Valdir Peres, Luís Pereira, Chicão, Batista, Mário Sérgio, Cafuringa, entre outros craques.


VÉSPERA - aumenta bastante a expectativa em torno da realização do jogo da Seleção Brasileira de Masters, amanhã, às 10 horas, no Castelão, contra a Seleção Maranhense, que já vem treinando há vários dias sob o comando do veterano Neguinho.

A presença dos grandes craques, da chamada geração de ouro do futebol brasileiro, faz crescer o interesse pela exibição da seleção dirigida por Roberto Rivelino, que também é uma das suas principais estrelas.

Nos jogos transmitidos pela televisão, a Seleção Brasileira tem dado verdadeiras aulas de futebol, como no amistoso de domingo passado, em Brasília, quando goleou com muita categoria ao selecionado francês.

A chegada da delegação dos monstros sagrados do nosso futebol está mar- cada para hoje à tarde, pela VASP. Os jogadores brasileiros não terão nenhuma atividade durante o dia de hoje, e ficarão concentrados nas dependências do Hotel Praia Mar de onde somente sairão as 9 horas para o Castelão. Por outro lado, o técnico Neguinho do time maranhense estará comandando hoje, pela manhã, o último treino para poder definir a formação da onzena que contará com Meinha, Juca Baleia, Célio Rodrigues e o próprio Neguinho, entre outros.

Os ingressos estão sendo vendidos em toda cidade. A procura tem sido grande e a expectativa é para um grande público amanhã nas dependências do Castelão.

O DIA - Rivelino, Edu, Zé Maria, Batista, Paulo Sérgio, Amaral, Luís Pereira, Cafuringa, Vladimir, Zenon, entre outros grandes monstros sagra- dos do futebol brasileiro, alguns com passagens memoráveis pela seleção brasileira se constituem nas grandes atrações de hoje pela manhã no Estádio Castelão, quando da realização do jogo amistoso entre as seleções Maranhense e Brasileira na categoria Masters, fazendo com que o torcedor timbira venha a matar a saudade de um futebol não visto há muito tempo. O futebol arte que somente os grandes talentos puderam por muito tempo fazerem o torcedor brasileiro feliz e vitorioso.

Na seleção maranhense, nomes como Neguinho, Esmagado, Vivico, Euzébio, Dario, Neco, Marcial, Tica, Juca Baleia, Meínha e Célio Rodrigues também estarão em campo fazendo seus eternos fãs a se relembrarem dos grandes momentos vividos durante muitos anos com futebol arte e de muita raça.

O jogo está sendo aguardado com muita expectativa e seus promotores estão aguardando um público aproximado de 20 mil pessoas, isto levando em consideração que esta é uma grande oportunidade para que o torcedor maranhense reviva os grandes momentos de alguns monstros que só deram alegria ao povo brasileiro.

As duas seleções entrarão em campo acompanhadas por diversas crianças devidamente equipadas, num trabalho coordenado pela Sedel, demonstrando assim às crianças, que só o esporte e os grandes e eternos ídolos são capazes de tirá-los dos caminhos do vício e do péssimo exemplo.

Na preliminar, vão jogar amistosamente as seleções de Santa Inês e Pindaré Mirim.

O JOGO - com um verdadeiro show de bola do ponta-esquerda Edu, ex-Santos e Seleção Brasileira tricampeã mundial no México, a Seleção de Masters venceu ontem a Seleção Maranhense pela contagem de 3 a zero, em jogo disputado no Castelão pela parte matinal, assistidas por uma boa platéia, que pôde assim, reviver os melhores momentos do futebol brasileiro. Os gols do time visitante só foram marcados no tempo final, isto devido a fragilidade do time local, depois de várias substituições feitas. No tempo inicial, o jogo foi disputado em igualdade de condições, com Tica chegando a chutar uma bola na trave, assustando o goleiro Paulo Sérgio.

Luís Pereira fez o 1º gol da Seleção Brasileira de Masters dirigida pelo astro Roberto Rivelino, aos 9 minutos do tempo final, depois de uma falha do goleiro Juca Baleia, espalmando a bola para a frente, de- pois da cobrança de uma falta.

O segundo gol foi de Paulinho aos 35 minutos, aproveitando-se de uma falha clamorosa de todo o sistema de defesa maranhense.

Aos 39 minutos, o último gol da partida marcado pelo zagueiro Amaral, ex-jogador do Guarani e do Corinthians num lance em que o goleiro Passarinho que acabara de entrar no lugar de Juca Baleia, nem viu por onde a bola passou.

Neguinho mostrando sua garra, foi advertido com cartão amarelo, depois de uma jogada violenta no ponta-esquerda Edu, que vinha de uma série de dribles.

Na preliminar, a seleção de Pindaré-Mirim venceu Santa Inês por 3 a zero, com gols marcados por Pedrinho.

FICHA DO JOGO

Seleção Maranhense (Master) 0x3 Seleção Brasileira (Master)
Data:
28 de abril de 1991
Loca: Estádio Castelão
Renda: não divulgada
Público: não divulgado
Juiz: Verandy Fontes
Bandeirinhas: Washington Maciel e Milton Furtado
Gols: Luís Pereira aos 9, Paulinho aos 35 e Amaral aos 39 minutos do segundo tempo
Maranhão: Juca Baleia (Passarinho); Célio Rodrigues (Irineu), Neguinho (Heraldo), Kleuber (Vivico) e Léo (Zezico); Joaquim (Luizinho), Meinha (Henrique) e Tica (Paraíba); Neco (Pedrinho), Alcino Pé de Cimento (Riba) e Claudionor (Dario).
Brasil: Paulo Sérgio; Rosemiro, Luís Pereira, Amaral e Ordilei; Batista (Zé Maria), Eduardo (Freitas) e Pita; Edu Bala (Reinaldo), Sávio (César ex-sampaio Corrêa) e Edu (Paulinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário