sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Caxiense 2x3 Bacabal - Campeonato Maranhense 1996 [Bacabal campeão estadual]

PRÉ-JOGO - o Bacabal Esporte Clube tem a última chance de ser campeão maranhense de 96 no seu jogo contra a Caxiense, em Caxias. Se o quadro bacabalense ganhar, conquistará o título e se transformará no primeiro time do interior a vencer no futebol profissional. O grande problema do Bacabal é que a Caxiense, também, tem chance de ser campeã. O time de Caxias precisa vencer e ganhar o Sampaio em São Luís.

O BEC deixou escapar a primeira oportunidade que teve quando perdeu para o Sampaio por 2 a 0, no Castelão.

O Leão Azul bacabalense continua na liderança do triangular decisivo do campeonato com seis pontos ganhos. Caso consiga vencer hoje terminará com nove pontos, marca que não poderá ser alcançado por outro concorrente.

A Caxiense está na lanterna do triangular com dois pontos ganhos. Tem mais dois jogos a disputar. Se vencer os dois, pula para oito e será campeã.

O Sampaio Corrêa, o segundo colocado do triangular, com cinco pontos, não joga na rodada, mas torce para o Bacabal não vencer para que possa decidir o título na terça-feira diante da Caxiense. O time boliviano pode chegar a oito pontos, mas somente tem possibilidade, caso o Bacabal não vença a Caxiense.

O JOGO - o Bacabal Esporte Clube entrou para a história como o primeiro time do interior a conquistar o Campeonato Maranhense de Futebol ao derrotou a Caxiense por 3 a 2, na tarde do dia 15 de dezembro de 1996, em Caxias.

Foi um jogo dramático, com muitas alternativas. A Caxiense, que precisa vencer para adiar a decisão para o jogo de amanhã com o Sampaio, partiu para cima e saiu na frente fazendo 1 a 0, através de Lamartine, aos 7 minutos do primeiro tempo.

O Bacabal, dando pinta de que queria mesmo ser campeão, não se intimidou e empatou o jogo aos 21 minutos por intermédio de Cabeça. Na segunda fase, o Bacabal virou e marcou 2 a 1, aos 10 minutos, num golaço de Mauro Sérgio.

Para colocar mais emoção na partida, a Caxiense empatou aos 15 minutos, com Orlando, de cabeça, depois de uma falta cobrada por Ismael.

O gol do título foi feito pelo atacante Preto. Aconteceu aos 28 minutos, num vacilo coletivo da defesa caxiense. Depois de fazer 3 a 2, o Bacabal tratou de administrar a vantagem e fazer o tempo passar.

O Bacabal Esporte Clube entrou para a historia como primeiro time do interior ganhar Maranhense de Campeonato Futebol. Segundo o matemático Manoel Martins, não procedem as especulações de que o Bangu, de Coroatá, teria sido campeão antes. Der acordo com levantamento feito pelo matemático, Bangu, de Coroatá, participou dos campeonatos de 59 e 60 apenas. O Moto ganhou nesses dois anos. As especulações apontando o Bangu como tendo levado um título para o interior, pelo que contou Manoel Martins foram criadas em cima de um famoso recurso interposto pelo desportista Walterlino Gomes que na época, convenceu os membros do TJD de que goleiro não podia cometer pênalti "O Moto ganhou um recurso nesse sentido e acabou vencendo o Bangu na disputa final".

FICHA DO JOGO

Caxiense 2x3 Bacabal
Local:
Estádio Duque de Caxias
Renda e público: não fornecidas
Juiz: Antônio Domingos Macêdo
Bandeirinhas: José Melonio e Marcelo Barbosa
Gols: Lamartine aos 7 e Cabeça aos 21 minutos do primeiro tempo; Mauro Sérgio aos 10, Orlando aos 15 e Preto aos 28 minutos do segundo tempo.
Caxiense: Március, Daniel, Maduro, Orlando e Catita (Nelsinho)(Elder); César, Márcio e Lamartine (Rildo); Ismael, Ivanzinho e Jonas. Técnico: Edmilson Gomes "Meinha"
Bacabal: Baby, Márcio (Moisés), Oliveira Sobrinho. Venilson e Luís Carlos; Mauro Sérgio, Marlon e Sabido; Cabeça, Preto (Tatinha) e Tião Santos (Batistinha). Técnico: Edmilson Santos "Lambau"

Nenhum comentário:

Postar um comentário