PRÉ JOGO - Sampaio x Moto Club é na realidade a maior festa popular do futebol maranhense. Um jogo que desperta o interesse geral movimentando tom das as classes. O que se viu no último clássico foi uma febre contagiosa, cada um procurando os melhores lugares e desde cedo a movimentação já era intensa nos portões do Nhozinho Santos. Inicialmente, a briga por um ingresso com filas, os empurrões, cada um querendo melhor lugar não importando o preço com que se aproveitam os "cambistas".
O importante é entrar no estádio e garantir o 0 interesse de ver o tabu mantido, nestes dois anos e sete meses. Um tabu construído com poucas vitórias, mas válido para a luta, para a motivação e mantendo a alegria isto é importante. Por outro lado para o torcedor sampaino a esperança da vitória, a esperança do fim do sofrimento. A cada jogo aumenta a expectativa, principalmente quando sus equipe joga de igual para igual, tendo oportunidades de vencer desperdiçada por falta de calma muito natural em uma situação como essa.
No último jogo, quase 20 mil pessoas comprimiam-se nas acanhadas acomodações do Estádio Municipal: Uns na esperança de uma comemoração tríplice. A conquista da Taça Cidade de São Luís, de uma vitória e acima de tudo do Tabu. Infelizmente não foi possível comemorar as duas primeiras, mas o empate valeu para manter a invencibilidade frente ad Sampaio Uma torcida satisfeita essa do Moto Clube principalmente quando observa que a diretoria está trazendo elemento certo para a posição certa. Um time com siderado velho e que hoje renova sem perder o ritmo sem perder o conjunto. Para o torcedor sampaino que lotava o estádio na sua maioria, o que interessava mesmo era a vitória, independente de qualquer classificação na Taça. Infelizmente não foi possível comemorar o triunfo, nem a quebra da longa invencibilidade motense mas pelo menos a torcida sentiu que alguma coita está mudando que o time nos poucos vai entrando no ritmo e dentre em breve estará em condições de lutar pelo título de campeão da cidade. O empate teve sabor de vitória comemorado e aceito com grande entusiasmo. Desta vez não se via um sampaino triste, pois pelo que o time rendeu, acham que está muito perto mas muito perto mesmo. O fim deste sofrimento que já perdura por dois anos e seta meses. Vamos aguardar o próximo jogo na próxima semana.
INGRESSOS - majorados os preços dos ingressos para o jogo da última quinta-feira a preocupação maior seria evitar o "cambista", aquele que se aproveitando do interesse que a partida demonstra, cobra preços muito alto por um ingresso. ED chamado "cambio negro". Para isso foi acertado que torcedor de Moto Clube e Sampaio encontrariam os ingressos desde às 8 horas da manhã, somente nas bilheterias do estádio. Até que o torcedor ficou alegre pois assim teria a oportunidade de adquirir o seu ingresso pelo preço justo.
Desde cedo as filas formavam-se em frente as bilheterias do estádio mas infelizmente foram mais uma vez enganados. Somente por volta das 10 horas é que iniciaram a venda dos ingressos, e para surpresa de multa gente os melhores lugares já estavam vendidos. Ninguém sabe como foram vendidos, já que sờ mente naquela hora é que se iniciava a venda. de alguém, que não conseguimos apurar os cambistas "operaram" muito bem e os melhores lugares eram encontrados por preços altos, em vários pontos da praça Catulo ou adjacências. É necessário que os encarregados desse serviço atentem para o problema no que se relaciona com o torcedor. Tudo pode acontecer, menos o de enganar aqueles que com muita dificuldade constrói o futebol do Maranhão. O torcedor merece respeito, pois sem ele não se pode fazer futebol Se na véspera do jogo realizaram uma reunião no estádio com a finalidade de consertar o que estava errado então não se pode admitir que continue persistindo no erro com prejuízo de todos bem e os melhores lugares eram encontrados por preços altos, em vários pontos da praça Catulo ou adjacências.
É necessário que os encarregados desse serviço atentem para o problema no que se relaciona com o torcedor. Tudo pode acontecer, menos o de enganar aqueles que com muita dificuldade constrói o futebol do Maranhão. O torcedor merece respeito, pois sem ele não se pode fazer futebol. Se na véspera do jogo realizaram uma reunião no estádio com a finalidade de consertar o que estava errado então não se pode admitir que continue persistindo no erro com prejuízo de todos.
O JOGO - dois jogadores deitaram e rolaram no joga Moto x Sampaio da última quinta-feira. Joel pelo Sampaio e Ferraz pelo Moto Club. O primeiro já nosso velho conhecido e dele não se podia esperar outra coisa. Muita categoria, garra, disposição e acima de tudo per feito no gol de empate. Um jogador que aqui chegou vindo do Tiradentes e já se tinha boas referências do seu futebol.
Por outro lado, pelo que apresentou Ferraz foi o outro grande joga. dor do espetáculo. Mostrou que sabe tudo de bola e profundo conhecedor da posição. Um jogador esperado com grande expectativa, pela demora em resolver vir para nossa capital. As referências eram apenas de informação e a torcida mostrava-se apreensiva quanto a sua produção. Ferraz mostrou ser um jogador de muita categoria e sangue frio, pois lançado em uma par tida de vida ou morte soube tirar proveito dessa situação marcando inclusive um bonito gol numa trama perfeita com o jogador Paraíba. Não está na sua melhor forma física mas o que jogou deu para garantir 'junto a torcida a condição de ídolo. Com a entrada do jogador Ferraz e do ponteiro Itamar, parece que o Moto Club completou a sua linha de frente desde o meio campo, faltando apenas que a direção técnica do Moto entenda que Serginho tem posição garantida na linha avançada, por sua inteligência seus deslocamentos sua maneira de tabelar, dando espaço para os homens que trazem a bola dominada.
Gojoba, Luiz Augusto e Ferraz, um meio campo perfeito e a linha pode muito bem ser formada com. Lima Serginho e Itamar. Acertando a defesa com um central e um lateral, nada mais falta para tentar o bicampeonato.
FICHA DO JOGO
Sampaio Corrêa 1x1 Moto Club
Data: 01 de maio de 1975
Local: Estádio Nhozinho Santos
Renda: não divulgada
Público: 18.695 pagantes
Juiz: Lercílio Estrela
Bandeirinhas: Wilson de Moraes Wanlume e Francisco Sousa
Gols: Ferraz aos 24 minutos do primeiro tempo; Joel (pênalti) aos 29 minutos do segundo tempo
Sampaio Corrêa: Batista; Célio, Zé Alberto, Paulo Espanha e Carlito (Ipojucan); Joel, Santana e Elieser; Zé Eduardo (Itamar), Itamar (Marcos) e Acir. Técnico: Ananias Silva
Moto Club: Dé; Carlinhos, Neguinho, Zé Luís e Milton; Gojoba, Ferraz (Serginho) e Luís Augusto; Lima, Paraíba e Itamar (Coelho). Técnico: Aníbal Saraiva