O campeão do Torneio Início a ser disputado no dia 26 de março de 1995 no Nhozinho Santos receberá o troféu Governadora Roseana Sarney e o vice-campeão ficará com o troféu Prefeita Conceição Andrade.
Além das duas autoridades, a competição aproveitará para prestar outras homenagens conferindo placa de prata a outros desportistas que têm relevantes serviços prestados ao esporte. Alguns desses desportistas já faleceram.
A relação dos homenageados é esta: Dr. João Alberto governante; Dejard Martins imprensa; Ferreira Baty (in memoriam) imprensa: Dr. Emésio Araújo - Justiça Desportiva; Dr. Ernani Araújo (in memoriam) - Justiça Desportiva; Raimundo Silva - dirigente; Domingos Leal (in memoriam) dirigente; Leôncio Rodrigues arbitragem; José da Silva Salgado (in memoriam) - arbitragem; Marçal Tolentino Serra técnico; Prof. Rinaldi Maia (in memoriam) técnico; Dr. Francisco do Espírito Santo, Negão atleta; José Domingos, o Garrinchinha (in memoriam) atleta.
A comissão organizadora já distribuiu toda a programação da competição. A comissão esta constituída de Lecílio Estrela, José Ribamar Martins Dominici e Estelmar da Silva Bastos. Lecílio Estrela é o presidente da comissão.
Essa comissão, por sinal, determinou os preços dos ingressos para o torneio. Geral e a arquibancada terão um preço único. O valor do ingresso será de três reais. A cadeira numerada, com poucos lugares, custará dez reais. O que for arrecadado será rateado entre FMF, ACLEM e clubes disputantes.
Alguns anos depois, a temporada oficial do futebol maranhense volta a ser aberta com a realização do Torneio Início, que acontece hoje, a partir das 15 horas, no Estádio Nhozinho Santos, com a participação dos oito times que vão jogar a competição deste ano. São quatro times da capital e quatro equipes do interior, representando cinco cidades do Estado.
O Torneio Inicio terá sete partidas, sendo seis com duração de vinte minutos, com dez minutos para cada tempo, sem descanso, e uma final com o tempo de quarenta minutos, sendo vinte minutos para cada tempo e descanso de cinco minutos. Ao todo serão cento e sessenta minutos de bola rolando. E bom frisar, todos os jogos serão eliminatórios, o que justifica dizer que, cada partida, terá que apresentar um vencedor. Dessa forma, o jogo que terminar empatado será decidido por pênalti, inclusive o final. O campeão do torneio ganhará o troféu Governadora Roseana Sarney, enquanto que ao vice-campeão será destinado o troféu Prefeita Conceição Andrade.
A comissão organizadora vai aproveitar o torneio para prestar algumas homenagens, entregando algumas placas de prata em sinal de reconhecimento público aos relevantes serviços prestados pelos principais segmentos do universo esportivo local.
As placas serão entregues aos desportistas vivos, ou aos seus representantes, e aos familiares dos que já faleceram. A relação dos homenageados é esta: Dr. João Alberto de Sousa ex-governador Sr. Raimundo Silva dirigente de clube; Dr. Domingos Leal - ex- dirigente de clube (já falecido) Sr. Dejard Martins - imprensa; Sr. Ferreira Baty - imprensa (já falecido); Des. Emésio Araújo - Justiça Desportiva; Dr. Ernane Araújo - Justiça Desportiva (já falecido); Sr. Leôncio Rodrigues; Arbitragem Sr. José Salgado, - arbitragem - (já falecido); Dr. Francisco do Espírito; Santos, o Negão - atleta; Sr. José Domingos Lopes de Mato, o Garrinchinha - atleta (já falecido).
A solenidade de abertura do Torneio Início começará às 14 horas, com o hasteamento dos pavilhões do Estado do Maranhão, pela Governadora Roseana Sarney, do município de São Luís, pela Prefeita Conceição Andrade, e da FMF, pelo presidente da entidade.
Em seguida será feito o momento do atleta pelo jogador mais velho em atividade no presente evento. Na sequência, haverá o desfile dos agrupamentos na seguinte ordem: bandas de música do Exército e da Polícia Militar, árbitros e auxiliares, Sam- paio, Maranhão, Moto, Bacabal, Imperatriz, Expressinho, Duque de Caxias e Coroatá.
Num sinal de que o interior virá muito forte para as disputas do campeonato maranhense, ontem, o Duque de Caxias ganhou o título de campeão do Torneio Início disputado no Estádio Nhozinho Santos, o representante caxiense venceu o Maranhão por 3 a 2, nos pênaltis, depois de 0 a 0 no tempo normal, no jogo decisivo da competição. Antes, o Duque de Caxias eliminou Sampaio, nos pênaltis, e o Expressinho, no tempo normal. Com o MAC, no tempo normal, o Duque empatou de 1 a 1. A festa de ontem foi prestigiada pela Governadora Roseana Sarney, que hasteou a bandeira brasileira, cumprimentou os jogadores, foi aplaudida pela torcida e assistiu a boa parte da competição ao lado de outras autoridades, na tribuna de honra do estádio, como convidada especial.
O CAMPEÃO - o Duque de Caxias ganhou as disputas do Torneio Início de 1995 ao Campeonato Maranhense disputado na tarde/noite do dia 26 de Março de 1995, no Estádio Nhozinho Santos, na primeira grande zebra logo abertura oficial da temporada daquele ano.
O Duque de Caxias, logo na sua primeira partida, eliminou o Sampaio Corrêa, nos pênaltis, mostrando que não tinha vindo a São Luis para passear e sim para jogar muita bola. No jogo seguinte, o quadro caxiense eliminou o Expressinho, no tempo normal, par no seu terceiro e último jogo ser campeão em cima do Maranhão, de quem venceu nos pênaltis, por 3 a 2, depois de 1 a 1 no tempo normal.
FESTA BONITA – a festa foi muito bonita e foi prestigiada pela então Governadora Roseana Sarney, que chegou aplaudida pelos torcedores e pelos jogadores presentes ao Estádio Nhozinho Santos. A Governadora hasteou a bandeira brasileira e fez questão de cumprimentar os jogadores de todos os oito times, bem como a galera nas arquibancadas. A Governadora assistiu, ao lado de outras autoridades, como o Secretário João Alberto de Souza e a Secretária Marly Abdala, o primeiro jogo da competição.
PRIMEIRO JOGO – Coroatá 0x0 Expressinho no tempo normal. Nos pênaltis, Expressinho 4x3. O Expressinho venceu com Jackson; Evandro, Josué, Eduardo e Robson; Joaquim, Neco e Carlos Henrique; Loro, Jacks e Pelado; o Coroatá perdeu com Ozimar; Nei, Jurandir, Moacir e Mundico; Lê, D. Jota e Ulisses; Roxo, Rogério e João Neto.
SEGUNDO JOGO – Moto Club 1x0 Bacabal, gol de Alessandro, de cabeça, aos 2 minutos do segundo tempo. O Moto venceu com Edson; Alison, Roni, Gilmar e Paulo Sérgio; Touro, Da Silva e Edinho; Kenilson, Marcos e Alessandro. O Bacabal perdeu com Celson; Dé, Roberto, Cabecinha e Miguel; Cléber, Oliveira e Tião; Veras, Osvaldo e Hiltinho.
TERCEIRO JOGO – Duque de Caxias 0x0 Sampaio Corrêa, no tempo normal. Nos pênaltis, Duque de Caxias 5x4.O Duque de Caxias atuou com Ênio; Ricardo, Marabá, Erandy e Alex; Batista, Lúcio e Franciney; Marcos Adriano, Adão e Nicinho. O Sampaio Corrêa perdeu com Raul; Roi, Júnior, Nilson e Hamilton; Toninho, Silvio e Robertinho; Fábio, Izoni e Clayton.
QUARTO JOGO – Maranhão 1x0 Imperatriz, o gol foi marcado por Lamartine, aos 5 minutos do segundo tempo. O Maranhão venceu com Raimundão; Inaldo, Carlinhos, Oliveira e Alexandre; Aldo, Sandro e Jackson; Zezinho, Lamartine e Riba; o Imperatriz perdeu com Mateus; Babão, Luizão, Júlio e Dóris; Biro Biro, Zé Neto e Válber; Evandro, Júnior e Chiquinho.
QUINTO JOGO - Duque de Caxias 1x0 Expressinho, gol de Marcos Adriano aos 9 minutos d segundo tempo. O Duque de Caxias venceu com Ênio; Bôni, Marabá, Erandy e Alex; Batista, Lúcio e Franciney; Marcos Adriano, Adão e Nicinho. O Expressinho perdeu com Jackson; Evandro, Josué, Eduardo e Robson; Joaquim, Daniel e Neco; Loro, Jacks e Pachica.
SEXTO JOGO – Maranhão 0x0 Moto Club. Nos pênaltis, Maranhão 3x1. O Maranhão jogou com Raimundão; Inaldo, Carlinhos, Oliveira e Alexandre; Aldo, Sandro e Jackson; Zezinho, Lamartine e Riba. O Moto jogou com Evandro; Alison, Roni, Gilmar e Paulo Sérgio; Touro, Da Silva e Edinho; Kenilson, Marcos e Alessandro.
FINAL – Duque de Caxias 1x1 Maranhão no tempo normal: Zezinho marcou para o Maranhão e Lucio para o Duque de Caxias, no segundo tempo. O Duque de Caxias foi campeão nos pênaltis, vencendo por 3 a 2. O time do interior venceu com Ênio; Bôni, Marabá, Erandy e Alex; Batista, Lúcio e Amarildo; Marcos Adriano, Adão e Nicinho. O Maranhão ficou com o vice atuando com Raimundão; Inaldo, Carlinhos, Oliveira e Alexandre; Aldo, Sandro e Jackson; Zezinho, Lamartine e Riba. A renda do torneio foi de R$ 3.727,00 para 1.002 pagantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário