PRÉ-JOGO - o Sampaio Correa só precisava de um empate contra o Deportes Quindio, da Colômbia, no dia 11 de agosto de 1998, para se transforma no primeiro dos semifinalistas copa Conmebol daquele ano. O jogo estava marcado para às 20h30, no Estádio Castelão, e seria o segundo confronto entre os dois times pela segunda fase da competição. No jogo de ida, o Sampaio venceu o Quindio por 1 a 0, gol de Adãozinho, em Armênia.
O empate só bastaria para classificar o Sampaio, mas um nova vitória daria ao campeão maranhense uma outra vantagem na sequência do certame, ou seja, ganharia o direito de jogar a segunda partida da fase seguinte dentro de São Luís.
O Quindio ainda estava no jogo. O quadro colombiano tinha chance de classificação. Se conseguisse vencer com diferença de um gol, levaria a decisão da vaga para as penalidades máximas ganhar com dois ou mais gols de vantagem, o quadro visitante levaria a vaga.
Quem se classificasse no jogo estaria garantido para enfrentar o vencedor de Santos ou LDU, do Equador.
Festivamente a delegação do Sampaio voltou a São Luís e foi recebida festivamente por cerca de 200 torcedores do clube, que foram ao Aeroporto do Tirirical. O time boliviano foi liberado, logo após o desembarque, mas se reuniu novamente à noite, quando foi iniciada a concentração.
O JOGO - O Sampaio só precisava do empate, mas acabou vencendo o Deportes Quindio, da Colômbia, por 1 x 0. ontem à noite, no Estádio Castelão, repetindo o resultado que havia imposto ao adversário, no primeiro jogo dentro de sua própria casa na fase de ida. Com a nova vitória o campeão maranhense garantiu a sua classificação uma das semifinais da Copa Conmebol, quando enfrentará o Santos Futebol Clube, que derrotou o LDU, do Equador, por 3 a 0.
O fato de ter ganho o primeiro jogo na Colômbia, deu ao Sampaio uma certa tranquilidade no jogo de ontem. Com o regulamento na mão, o time boliviano ficou esperando o Quindio atacar, mas a equipe colombiana deu a nítida impressão de que entrou em campo, justamente para esperar o Sampaio no seu campo, a fim de partir no contra-ataque.
Diante da falta de iniciativa do Quindio, o Sampaio, então, resolveu jogar e passou a dominar as ações, a partir dos vinte minutos da fase inicial. Com jogadas rápidas, o quadro sampaíno partiu para cima explorando a velocidade de Cal e Júnior, seus dois atacantes. Os lançamentos, porém, pelo alto não encontravam a resposta desejada e até facilitavam a marcação da zaga adversária pelo seu maior porte física.
O primeiro tempo terminou com o empate sem movimentação de marcador. No segundo tempo, o jogo não mudou de panorama, até que o técnico Júlio Espinosa colocou em campo o atacante Paulo Roberto, que é bom no jogo aéreo. Os cruzamentos pelo alto começaram levar maior perigo para o último reduto colombiano. O Quindio, por sua vez, não chegava a incomodar o goleiro Carlos Alberto.
Quando tudo parecia que o Sampaio se classificaria apenas com o empate, acabou surgindo o gol da vitória aos 44 minutos feito, exatamente, por Carlos Roberto.
O Sampaio insistiu muito no jogo aéreo e acabou se dando bem no de cabeça. A jogada do gol foi iniciada por Macula, que lançou a Cal, na direita. O atacante levantou a bola na medida para Paulo Roberto golpear de cabeça e marcar. Foi o último lance do jogo, que acabou na comemoração do tricolor.
FICHA DO JOGO
Sampaio Corrêa 1x0 Deportes Quindio/COL
Local: Estádio Castelão
Renda: não divulgada
Público: 50.119 pagantes
Juiz: José Luís da Rosa/Uruguai
Bandeirinhas: Jorge Larrionda (Uru) e Milton Otaviano (Brasil)
Gol: Paulo Roberto aos 45 minutos do segundo tempo
Sampaio Corrêa: Carlos Alberto Gaúcho; Paulinho, Remerson, Nei e Ivan (Paulo Roberto); Regis (Macula), Toninho e Adãozinho; Massei, Kal e Junior (Carlos Henrique). Técnico: Júlio Spinosa
Deportes Quindio/COL: Aguirre; Pelaecz, Palácios, Rojas e Hurtado (Sierra); Ortiz, Victório r Murillo (Sandorval); Marquinhos, Rodas e Angullo. Técnico: Juan Gimennez
Nenhum comentário:
Postar um comentário