O Moto ganhou, mas não levou. Mesmo vencendo o Maranhão por 3 a 2, nos pênaltis, depois de 1 a 1 no tempo normal, o Papão não recebeu a Taça “Domingos Leal”, por ordem do presidente interino da FMF, Cassas de Lima, que mandou recolher o troféu, sob alegação de que tinha recebido um recurso do MAC, protestando contra o Moto pela utilização do jogador Silvério, expulso de campo no jogo anterior.
O Moto justificou o lançamento do jogador, sem cumprimento de suspensão automática, alegando que a competição não é oficial e que para jogo amistoso não existe necessidade de cumprimento da “lei do cão”. Segundo os mencionados, o presidente em exercício, mesmo que o torneio fosse oficial, não poderia impedir a entrega do troféu, porque o recurso não tem efeito suspensivo.
“Ele tomou essa medida, por revanchismo, porque é inimigo do presidente Antônio Henrique”, comentou Raul Menezes, diretor de futebol rubro-negro, indignado com a atitude da FMF.
O jogo – o jogo não foi bom. Os dois times terminaram com apenas nove jogadores, cada. Os jogadores entraram em campo antes do apito para reclamar do que viria a jogar. Isso custou três expulsões, antes de meia hora de partida.
O árbitro Marcelo Filho, no cumprimento das regras, mostrou cartão vermelho para Ederlane, do MAC, aos 16 minutos, e para o Moto, Ademir, aos 27 minutos do primeiro tempo, por excesso de reclamação. Na fase final, Gilson, do Moto, também foi expulso.
O placar só foi movimentado no segundo tempo. Serginho, de cabeça, marcou 1 a 0 para o Moto, aos 38 minutos. O MAC empatou aos 45 minutos, por intermédio de Nivaldo.
Pênaltis – Com o empate no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. O Moto ganhou por 3 x 2. Tupan, Celso e Eduardo cobraram e converteram para o Moto. Surubim e Marlon converteram para o Maranhão. Cléber perdeu para o Moto; Nivaldo, Paulo César e Rejane para o Maranhão.
FICHA DO JOGO
Moto Club 1x1 Maranhão
Data: 31 de janeiro de 1999
Local: Estádio Castelão
Juiz: Marcelo Filho
Bandeirinhas: José Melônio e Sílvio Eduardo Silva e Silva
Gols: Serginho aos 38 e Nivaldo aos 45 minutos do segundo tempo
Pênaltis: Moto 3 x 2 MAC – marcaram Tupan, Celso e Eduardo, para o Moto; Surubim e Marlon converteram para o Maranhão; Nivaldo, Paulo César e Rejane perderam, e Cléber, pelo Moto.
Cartões vermelhos: Ederlane e Viton, do MAC; Ademir, do Moto.
Moto Club: Vítor Rocha, Ademir, Silvério, Gilson e Vanin (Gil); Renato Carioca (Donizete), Celso, Serginho e Eduardo; Cléber e Biguzinho (Tupan). Técnico: Joel Martins
Maranhão: Dagoberto, Marcelo (Paulo), Lúcio Surubimm, Ronaldo Maresi e Nivaldo; Dama (Paulo César), Marlon, Fisher e Viton; Ederlane e Djalminha (Rejane). Técnico: Arlindo Azevedo
.............
Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2,
publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94
novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos
gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário