Matérias de 24 de fevereiro de 1964, do jornal Folha do Povo:
Hamilton dará sua última partida pelo Moto Club, domingo, o mesmo seguirá para Fortaleza onde ingressará no seu clube Santa Cruz Esporte Clube.
...
Moto realizou coletivo visando o MAC - durante 90 minutos os profissionais do Moto Clube estiveram exercitando-se na manhã de ontem em Sta. Isabel sob as tem no Estádio de ordens do Prof. Rinalde Maia. O exercício foi bastante movimentado e finalizou com a vitória do quadro titular pelo marcador de 6 tentos a 1. Os goals foram marcados por intermédio de Hamilton 3, Zezico 2 e Ribamar, enquanto Jocemar anotou o goal do quadro vencido.
Omena e Bacabal estiveram ausentes por motivo de seus afazeres particulares, enquanto Nabor, Hespanhól e Ronaldo foram liberados por determinação do departamento médico do clube.
Os 2 quadros estiveram assim formados.
Titulares:
Paulo — (Ribasco)
Baezinho — Baé — Carvalho e Corrêa;
Ananias e Laixinha;
Zezico — Hamilton — Casquinha e Ribamar.
O quadro suplente esteve assim formado:
Ribasco — (Paulo)
Zózimo — Betinho — Miguel — Rubens — (Burunga);
Almir e Dourado — Pedro Bala — Jocemar — Zequinha e Edmilson.
...
Será jogada na tarde de hoje, o segundo grande clássico do ano de 64, quando estarão se defrontando as categorizadas equipes do Moto Clube e do Maranhão Atlético Clube, 2 das maiores expressões da futebol maranhense ou porque não dizer do Norte e Nordeste do País.
Essa partida, será de vida, ou morte em busca do título máximo, que poderá ser decidido logo mais, em favor do glorioso em caso de conseguir triunfar sobre o seu antagonista. Não existe favorito para o seríssimo cotejo de logo mais; tanto motenses, como atleticanos, jogam um bom futebol, e estão preparadíssimos para a árdua missão.
Os 2 clubes, ostentam no momento, a invejável posição de líder, ambos invictos, no atual terceiro turno com 1 ponto negativo cada. O quadro da praça João Lisboa, está embalado e sua única objetividade é conquistar o campeonato de 63, já que no ano de 62, deixou-se pique de ser campeão tendo alcançado vice campeonato.
O quadro de Benedito Castro, ainda leva o privilégio de, em caso de perder a peleja, disputar uma série melhor de 3, com o Moto Clube já que é campeão de 2 primeiros turnos P.O. futuro lado, em caso do mesmo triunfar, conquistará o tão almejado título; no caso de empate a marcha é de armação de uma nova rodada, Segunda e Terça, sendo o título do campeão.
Os dois quadros, já estão com os seus preparativos de combate encerrados, aguardando apenas o momento da realização da partida, que será das mais sensacionais dos últimos anos. Os motenses encontram-se concentrados no hotel Ribeirão. Por outro lado os atleticano maranhenses se encontram-se no Sítio da D. Irinéia, no Maracanã, onde permanecerão até hoje às 14 horas. O plantel do Papão do Norte efetuou na manhã de ontem no Sta. Isabel um exercício, tendo logo após o massagista Dico entrado em ação massageando todos os atletas da representação motorizada.
QUADROS:
O Maranhão deverá mandar a campo o seguinte onze:
Lungo — Neguinho — Vareta — Clécio e Negão — Zuza e Barrão — Waldacey — Wilson — Croinha e Alencar.
O Moto Clube com:
Bacabal — Baezinho — Omena — Carvalho e Corrêa — Ronaldo e Laixinha — Zezico — Hamilton — Casquinha e Nabor (Raxa).
Na partida preliminar, estarão se defrontando os juvenis dos 2 clubes, sequenciando ao certame da poule A. O Moto Clube jogará pelo empate para conquistar o terceiro turno. Em caso do Maranhão vencer, o Sampaio será beneficiado, voltando para a ponta da tábua juntamente com os atleticanos e motenses com 2 negativos cada.
O juiz para a grande partida, será o sr. Eduardo Santos, o qual será auxiliado nas laterais por Ernesto Pereira e José do Carmo.
...
Será realizada logo mais, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, a sensacional partida entre as equipes do Maranhão e Moto Clube.
O Moto Clube descerá a campo em situação bastante cômoda, bastando-lhe para a conquista do título de campeão da temporada, a repetição das qualidades já evidenciadas pela sua jovem esquadra de fabricada e técnica.
O empate, que lhe será altamente favorável, poderá ser conseguido com facilidade se a sua linha média mantiver a produção habitual. A sua defesa vem sendo muito regular e o seu ataque resolveu a maioria dos compromissos que lhe foram apresentados.
A vitória da jovem esquadra significará o título de campeão absoluto de 1963, independentemente da realização de um terceiro jogo.
O Maranhão, por sua vez, está obrigado a vencer para forçar um terceiro jogo.
O quadro rubro-negro jogará pelo empate, tendo como objetivo a conquista do campeonato de 1963.
A torcida espera um jogo repleto de emoção e lances sensacionais, sendo que a disputa será travada com base nas qualidades técnicas dos jogadores de ambos os lados.
O prof. Rinaldo Maior, treinador do Moto, afirmou que sua rapaziada está tranquila e bem preparada para enfrentar mais uma vez o Maranhão.
Bacabal que saiu contundido do último jogo, após exame médico, está liberado e jogará assim como Mico que completa hoje 90 minutos de jogo.
O treinador Walber Penha, do Maranhão, afirmou que está preocupado com 2 sérios problemas de jogadores seus:
1.º – a contusão do volante Zuza, uma das peças mais eficientes da equipe;
2.º – a febre de 38 graus do zagueiro Clécio.
O técnico informou que ambos ainda não estão confirmados e dependem de novos exames.
O médico do clube, Dr. Machado, afirmou que vai fazer um esforço para colocar os dois em tempo de jogo, mas que o risco é muito grande.
Por outro lado, o professor afirmou que está confiante, porque a equipe vem de um bom treinamento e os reservas estão prontos.
Adalpinho entrará em lugar de Clécio se este não jogar.
Para dirigir o jogo de hoje à tarde foi nomeado um árbitro maranhense. O trio de árbitros será formado por José Salgado, árbitro da Liga, auxiliado por Wilson Van Lume e Marinho Rodrigues.
QUADROS:
Maranhão: Lunga – Neguinho – Varetá – Negão e Bieco – Zuza (Adalpinho) – Clécio (Zuza) – Barrão – Adalpinho – Wilson – Waldecy – Mico e Alencar.
Moto Clube: Bacabal – Bazinho – Omena – Carvalho – Corrêa – Ronaldo – Laixinhon – Zezico – Hamilton – Casquinha e Nabor.
A preliminar da tarde de hoje será entre os juvenis do Moto e do Maranhão. O juiz será José do Carmo, auxiliado por Eduardo Santos e José Câncio.
...
O centroavante Hamilton, do Moto Club de S. Luís, por ter sido o artilheiro campeonato maranhense da temporada de 1963, receberá da casa do esporte de S. Paulo um rico troféu.
.............
Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2,
publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94
novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos
gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário