Matéria de 11 de janeiro de 1968, do Jornal do Dia:
Em aparelho da Viação Aerea São Paulo chegará amanhã a nossa capital a guapa delegação do Sporte Clube Corintians Paulista de São Paulo, que fará uma apresentação em nossa cidade contra o escrete maranhense que está se preparando cuidadosamente pelo treinador Eudes Calazans. O time de Parque São Jorge, considerado com a segunda torcida do Brasil trará na sua comitiva todos os titulares de Marcial e Gilson Porto, além de alguns jogadores recentemente contratados para a temporada 68.
O aparelho que conduz a comitiva bandeirante tem sua chegada prevista para às 13 horas de amanhã. Os corintianos irão ficar concentrados nas luxuosas dependências do Hotel Central, onde já estão reservadas 25 acomodações. Hoje os jogadores do Corinthians serão submetidos a um treino individual oportunidade em que o treinador Lula, oficializará a lista dos 19 craques que integrarão a delegação corintiana.
De acôrdo com declarações feitas em São Paulo no dia de ontem o treinador Lula, pretende fazer um teste de campo com os craques do Corinthians na manhã de Sábado, em nossa capital, para reconhecimento do terreno. Na oportunidade a equipe será conhecida oficialmente.
Na manhã de ontem os jogadores corintianos realizaram treino coletivo. Compareceram todos jogadores e a equipe considerada titular e que empatou no seu último compromisso com o São Paulo foi a seguinte: Marcial; Osvaldo Cunha e Ditão — Clovis e Edson; Di no Sane e Rivelino; Marcos Flávio — Bené e Gilson Porto. O centro-avante Bené recentemente contratado está despontando como a grande figura do time corintiano assim também como o meia armador Rivelino considerado o garoto do Parque.
...
A Seleção Maranhense que está se preparando cuidadosamente para defrontar-se contra o Sport Clube Corintians Paulista realizou na manhã de ontem o seu primeiro treino em conjunto com vistas ao sensacional prélio de domingo próximo. O exercício foi bastante movimentado e o treinador Calazans já tem praticamente assegurada a equipe principal que irá iniciar essa contenda.
Os craques que estão convocados para a seleção são os seguintes: Brito — Omena — Barrão — Neguinho — Dario — Toca — Euzébio — Tutinha — Osvaldo — Carlos Alberto — Djalma — Marcial — Vico — China — Carlindo — Cadinho — Alencar — Homero e Geraldo.
Para hoje o treinador Calazans marcou um treino individual seguido de bate-bola em dois toques e amanhã será efetuado o ensaio apronto. No sábado o selecionado maranhense irá à Praia do Olho D’água onde fará um treino de recreação que servirá como apronto para o sensacional confronto interestadual. A concentração começará às 18 horas de amanhã. Existe muita vontade por parte dos jogadores que irão defender o nosso selecionado e sendo assim acreditamos mesmo que a seleção embora não contando com elementos de outros clubes fará uma exibição que agradará ao numeroso público que comparecerá ao Municipal.
...
A seleção maranhense que defrontar-se-á contra o Sporte Clube Corintians Paulista esteve treinando coletivamente na manhã de ontem visando o sensacional encontro que será travado na tarde de amanhã no Estádio Municipal “Nhôzinho Santos”. O exercício foi bastante movimentado contando com a presença de todos os jogadores que iniciaram os treinamentos na terça-feira. O técnico Calazans durante o treino observou atentamente o que de melhor dispõe no sentido de poder armar uma equipe de real categoria e altura de representar galhardamente o nosso futebol.
Antes de ser iniciado o coletivo o treinador Calazans conversou atentamente com os jogadores do escrete timbira e dizendo do que poderá acontecer durante o espetáculo pois o time corintiano foi considerado pela crônica esportiva de São Paulo como a melhor equipe do certame bandeirante embora perdendo o título para o conjunto do Santos.
Observou bem no meio campo formado por Barrão e Carlos Alberto que diga-se de passagem está sendo considerado o melhor da cidade uma vez que o motense Santana irá ficar de fora. A dupla de zaga armada com Neguinho, Omena, Osvaldo e Carlindo dará conta do recado pois são elementos de reais categorias inclusive o lateral esquerdo Carlindo que vem se destacando como a principal novidade para o espetáculo e terá a incumbência de marcar o extraordinário ponteiro direito Marcos.
Além de Carlindo o escrete timbira irá contar com os jogadores Alencar, que pertencia ao Maranhão Atlético Clube e há dois anos defendendo o Fortaleza Sporte Clube e que sagrou-se campeão pelo tricolor de “aço” cearense, e o ex-sampaíno Cadinho, defendendo as cores do Ceará Sporting de Fortaleza.
A dupla de área da seleção maranhense está formada pelos jogadores Toca e Cadinho que certamente darão grande trabalho para os zagueiros Ditão e Clovis respectivamente.
No apronto de ontem a equipe titular fazendo uma excelente exibição conseguiu derrotar a representação suplente. O técnico Calazans ficou satisfeito com o rendimento dos jogadores e acredita mesmo que não será decepcionado pela equipe que armou para jogar contra os paulistas.
Após o treino os jogadores da seleção receberam massagem especial aplicada pelo massagista Luís Luz Junior, em seguida houve a revisão médica aplicada pelo facultativo Carneiro Belfort.
Logo após os jogadores seguiram para a concentração do Hotel Imperial onde se encontram alojados. A nossa reportagem que esteve presente no treino de ontem conversou com vários atletas notando perfeitamente que existe um certo otimismo por parte dos jogadores da seleção maranhense.
...
Vitória sensacional dos titulares diante dos reservas no encerramento apronto dos jogadores da seleção maranhense que logo mais à tarde no Estádio Municipal “Nhozinho Santos”, irão enfrentar-se contra o Sport Clube Corinthians Paulista, de São Paulo. O exercício foi efetuado no local da contenda de hoje.
O treino apronto foi bastante movimentado e a equipe irá iniciar a partida treinou com grande desembaraço inclusive goleando a reserva pela contagem de meia dúzia de tentos a dois. O técnico Calazans durante o treino fez várias modificações no quadro titular a fim de observar o rendimento técnico e físico de alguns jogadores que vinham treinando somente no time reserva.
Antes do treino o técnico Calazans conversou com os jogadores dizendo da responsabilidade que têm no jogo contra o terceiro colocado no certame paulista da temporada passada. Depois de conversar o preparador realizou treino físico de 25 minutos com saltitamentos recreativos e corridas de 100 metros para os jogadores de defesa enquanto os atacantes realizaram chutes a “goal”.
Depois do individual foi realizado o ensaio apronto com os titulares utilizando o esquema de 4-3-3, servindo de pilar o atacante Tôca, que saiu-se com destacada atuação, e o jogador Barrão que vinha sendo utilizado no meio-campo ao lado de Carlos Alberto foi deslocado para a ponta de lança fazendo com Alencar obten do grande êxito.
Na zaga tivemos mais uma vez a atuação de China com o posto de Carlindo indo para a linha de ataque e o ex-sãopaulino Cadinho foi substituído por Djalma, que teve também excelente atuação.
Nos primeiros movimentos a equipe já vencia pela contagem de 1 tento a 0. Os “goals” do treino foram assinalados por intermédio de Tutinha, 2, Barrão, Djalma, Tôca e Alencar 1 cada, completando a contagem. Os goals dos reservas foram marcados por intermédio de Djalma que fez 2 e Euzébio 1.
As duas equipes estiveram formadas com os seguintes jogadores: Titulares: Carneiro; Neguinho, Omena (Buranhau), Osvaldo e Cazoza; Tôca e Carlos Alberto; Tutinha e Cacinho (Djalma) — Barrão e Alencar.
O time reserva alinhou com: Marcial; João Baia — Vico — Puranha (Omena) — Mazzola; China e Zé Bernardo; Djalma — Ribamar — Euzébio e Lobato.
O guardião Brito não participou do treino por encontrar-se com uma leve contusão na clavícula direita produzida por forte chute do extrema esquerda Alencar.
Assim que terminou o ensaio os jogadores foram submetidos a massagem especial aplicada pelo massagista Luiz Luz. Após o treino os craques rumaram para a concentração do Flu Imperial onde estão alojados e só saíram minutos antes da partida.
Ontem os “craques” ficaram no treino de recreação oportunidade em que o treinador Calazans, encerrou os preparativos de campo. Às 9 horas de hoje o dr. Carneiro Belfort fará o trabalho médico.
A equipe que vai iniciar o jogo contra o Corinthians deverá ser: Brito; Neguinho — Osvaldo — Omena e Curriló; Tôca e Carlos Alberto; Tutinha — Cacinho — Barrão e Alencar.
...
Uma Seleção Maranhense que não tem nada, que foi organizada à última hora, que não treinou e que não presta mesmo vai jogar hoje à tarde no Municipal “Nhozinho Santos” com o Corinthians paulista. Essa falta de organização, de atletas das melhores equipes da terra, e outras tantas coisas naturalmente fizeram com que o público não acreditasse muito no jogo de hoje e o Corinthians vai entrar em campo para enfrentar não se sabe quem.
— Daqui protestamos veementemente contra a brutal e covarde agressão sofrida ontem pelo nosso grande e amigo Herberth Fontenelle, cronista esportivo da Rádio Educadora. Naturalmente que a ACEM vai reunir-se para protestar como nós estamos protestando.
— Enquanto perdurar esse estado de coisas o nosso futebol irá por águas abaixo. Os times profissionais não aceitam o senhor Raimundo Silva na presidência da FMD e não sabemos porque o senhor R. Silva quer por força ficar grudado na presidência da entidade máxima dos desportos maranhenses. Tendo em vista tal situação, já se fala até na criação de uma nova entidade esportiva. E seria a solução, estamos certos disso.
— Já está havendo bagunça até o Torneio Intermunicipal que nos anos anteriores acontecia normalmente. Este ano a coisa andou tão desorganizada que agora no final do torneio ninguém entende mais nada. Os times que já estavam classificados estão jogando novamente, etc. e tal.
...
O JOGO - e findou o Sport Club! Corinthians Paulista a tornada maranhense com uma excelente exibição de futebol inclusive fazendo que o público local esquecesse que o time de Santos Futebol Clube já esteve cá. O time de Parque São Jorge apresentou-se de igual para igual aos nossos profissionais, apesar de alguns confrades de Mini seleção gozarem particularmente de não darem oportunidade de fazer goals mas infelizmente falhando todos nos atacantes defesas do guardião Marcial não os fez.
A partida foi bem disputada com o esquadrão bandeirante fazendo experiência nos primeiros minutos, mas o nosso selecionado já dominou no ponto em que ia de passagem, o extrema direita Tutinha teve ótima oportunidade de marcar o primeiro goal chutando o balão do couro rasante e com pouca força que fez com que um dos zagueiros repasse o magnífico passe e os atacantes não veriam que os calças, não serviam tão meio assim, os corinthianos procuravam atentamente o caminho de meta do guardião Brito, enquanto o citado goleiro maranhense firme e denotada segurança impedia evasão pelas avançadas de competição.
O primeiro tento da partida aconteceu aos 22 minutos através de uma jogada defensiva extra bem firme formado por Neguinho, Osvaldo, Omena e Cazoza. Os atacantes de frente não houve jeito, uma vez que o centroavante Flávio chutou a queima roupa para vencer a meta confiada ao guardião Brito, em que teve culpa na jogada. Estava a vantagem em favor dos corinthianos. Mesmo assim o nosso selecionado foi firme, entretanto o zagueiro Marcial ou os seus auxiliares Mosquitão estavam atentos, evitando a entrada dos nossos atacantes.
A peleja estava bem movimentada com jogadas deliciosas em ambos os lados. Mas o Corinthians, jogando técnica e taticamente igual aos nossos profissionais, chegou ao segundo goal surgido aos 31 minutos, novamente por intermédio do centro-avante Flávio, numa jogada realmente sensacional em seu meneio, penetrando na área e cara a cara com o goleiro Brito, fê-lo sem apelação, ficando assim o segundo tento. Último em favor dos visitantes e para nossa seleção só um ponto foi assinalado através do artilheiro Flávio para o Corinthians.
Na etapa de complemento, pouca diferença houve na movimentação de ambas as equipes, embora as nossas linhas fossem mais produtivas. Na nossa seleção, o treinador Calazans também fez algumas modificações, fazendo entrar Carlindo, Djalma e Zé Bernardo. A nossa seleção nos minutos finais teve duas oportunidades de diminuir o marcador, ou mesmo empatar o espetáculo. Uma por intermédio de Alencar e outra através do mineiro atacante Piau, que esteve com a meta de Marcial à sua disposição, dando um chute forte, mas desacertado, perdendo-se o balão de couro pela linha de fundo.
Com o resultado de 2 para o Corinthians e 0 para a seleção maranhense foi encerrada a primeira partida interestadual do ano de 1968, peleja boa mesmo e àqueles que não compareceram ao Parque da Municipalidade, por culpa de terceiros, deixou de assistir um grande espetáculo futebolístico, com as jogadas de Rivelino, Dino Sani, DL, Prado, Flávio e tantos outros.
No lado da equipe visitante, gostamos de todos. Do goleiro ao último ponta esquerda, que foi o Bené. Em nossa seleção, também todos que defenderam o prestígio do nosso futebol, saíram-se bem e nos mostraram que não estão incluídos em segundo plano. Consideramos os selecionados que defenderam a seleção que, como o Corinthians, foram verdadeiros heróis. Parabenizamos o treinador Calazans e todos que apoiam dos clubes que ficaram de fora, mas que com sua tranquilidade souberam armar uma equipe que não fez vergonha.
A direção do espetáculo foi confiada ao Sr. Romualdo Arrpi Filho, com bom trabalho, pois os profissionais que se achavam dentro das quatro linhas do gramado portaram-se com categoria. Os seus auxiliares Wilson de Morais Wamlume e José Salgado foram bons, a renda não foi das maiores, e nada tivemos num prejuízo da Federação Maranhense de Desportos.
O CORINTHIANS: Marcial; Osvaldo Cunha, Ditão (Galhardo), Clóvis (Luís Carlos) e Maciel; Dino Sani (Tales) e Rivellino; Marcos, Flávio, Prado (Sílvio) e Gilson Pôrto (Eduardo, posteriormente Bené).
A SELEÇÃO MARANHENSE: Brito; Neguinho, Omena, Osvaldo e Cazoça; Carlos Alberto e Barrão (Carlindo); Tutinha (Djalma), Tóca (Zé Bernardo), Cadinho e Alencar.
...
Na concentração do Hotel Central, antes de viajar para Teresina, a reportagem do JD fez diversas entrevistas com os componentes da delegação do Esporte Clube Corinthians. O primeiro que entrevistamos foi o treinador Luís Alonso. Perguntamos ao citado técnico sobre o espetáculo entre o Corinthians e Seleção Maranhense. O mesmo nos afirmou que desde o ano de 1967, quando aqui esteve com a equipe do Santos, sabia que o futebol maranhense desfrutava de bons valores. Entretanto acha que o nosso futebol está sem divulgação no Sul do País, sendo esse objetivo a falta de um melhor entrosamento para negociações com atletas que militam na nossa capital. Lula foi mais além destacando o extrema esquerda Acelmar, o guardião Brito, os jogadores Barrão, os Albertos, Osvaldo e Omeda. Disse também que já sabia em São Paulo que os clubes de nome Moto Ferroviário não dariam seus jogadores para a seleção, mas revelou que o treinador Calazans apesar de não contar com os craques dessas duas equipes, soube formar uma equipe que enfrentou dentro de suas reais possibilidades o seu time. Fez elogios à torcida maranhense, que soube se comportar condignamente aplaudindo os donos do espetáculo. Ao despedir-se da reportagem, pediu aos torcedores corintianos do Maranhão que fiquem tranquilos, que o esquadrão mosqueteiro fará tudo para conquistar o certame paulista de 1968.
.............
Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2,
publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94
novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos
gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário