O time do Sampaio entrou completo e ganhou confiança. Não deu outra coisa. Foi a exibição que a torcida tanto esperava e a vitória reabilitadora depois dos dois injustos resultados anteriores (derrota para o Flamengo carioca na abertura do campeonato, por 2 a 1, e empate em 2 a 2 diante do Bahia, ambos em São Luís). A defesa voltou a jogar firme. Lourival arrumou o meio-campo e enquanto Djalma ainda teve fôlego, foi o suficiente para desorientar o time americano. O América se surpreendeu e acabou envolvido pelo toque de bola do adversário.
Aos 10 minutos, Dionísio abriu a contagem depois de receber excelente lançamento de Sérgio Lopes. A bola veio pelo alto. Geraldo subiu e não alcançou. Dionísio ganhou do zagueiro e virou violentamente contra a meta de Jonas, sem nenhuma chance de defesa. O América sentiu que estava difícil. Tentou reagir, mas não se organizava em campo. Ainda no primeiro tempo os bolivianos perderam as melhores chances de ampliar a contagem. Aos 20 minutos, Adelino ficou com o gol à sua frente e chutou por cima quando tentava encobrir o goleiro. Aos 39, Dionísio teve outra chance demarcar, quando a defesa foi envolvida por um lançamento de Djalma, pelo alto, mas Dionísio chutou em cima e Jonas defendeu parcialmente para a defesa desafogar.
O primeiro tempo terminou com o Sampaio mandando em campo. Djalma, que dava sinal de cansaço no final da primeira etapa, foi substituído por Jorge Luís, que estreou demonstrando boas qualidades e confirmando tudo que se dissera a seu respeito. Excelente domínio de bola, lépido e com todas as características de ponta, jogou no meio, mas ainda assim deu conta do recado e o Sampaio impôs o seu ritmo de jogo.
As situações de gol continuaram surgindo. Aos 18minutos, Dionísio recebeu cruzamento de Jorge Luís e marcou no rebote do goleiro, mas o árbitro deu impedimento.
Como o segundo gol não saiu, o América tomou impulso. Danilo Alvim tirou Flexa e lançou Mauro. O ataque melhorou e passou a pressionar. Aos 25 minutos, Raimundo perdeu uma bola para Luizinho, que aproveitou e chutou forte com a bola saindo perigosamente pela linha de fundo. Depois, mais duas ou três arrancadas perigosas do ataque americano, com a defesa sampaína se desdobrando de qualquer maneira. O jogo terminou com a pressão do América, que reagiu tarde demais. A vitória estava garantida com o gol isolado de Dionísio, mas 1 a 0 foi pouco para o Sampaio Corrêa.
FICHA DO JOGO
Sampaio Corrêa 1x0 América/RJ
Data: 17 de março de 1974
Local: Estádio Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 112.987,00
Público: 16.334 pagantes
Juiz: Maurilio José Santiago/MG
Gol: Dionísio aos 10 minutos do primeiro tempo
Sampaio Corrêa: Gilson; Marinho, Morais, Raimundo e Santos; Lourival e Sérgio Lopes; Adelino (Lucas), Djalma (Jorge Luís), Dionísio e Ailton. Técnico: Alfredo Gonzalez
América/RJ: Jonas; Cabrito, Geraldo, Marreco e Álvaro; Ivo e Tadeu; Flexa (Mauro), Renato, Caio e Luisinho. Técnico: Danilo Alvim
Nenhum comentário:
Postar um comentário