terça-feira, 23 de julho de 2024

Ferroviário, campeão do Torneio Haroldo Tavares de 1974

O Torneio Haroldo Tavares foi decidido quando o Ferroviário derrotou o Vitória do Mar por 2 a 1 e recebeu o troféu antes de começar o jogo principal, entre Moto Club e maranhão, que jogaram para cumprir tabela e acabaram transformando a partida cheio de expulsões dentro e fora de campo, num ambiente tumultuado.

Bem que o técnico Moacyr Bueno havia dito: “O Vitória copia muito nosso jogo”. Não deu outra coisa. O Vitória do Mar, um adversário aparentemente fácil, endureceu o jogo e quase estragou a festa do Ferroviário, que estava preparado de véspera. O time tricolor abriu a vantagem aos 29 minutos do primeiro tempo, com um gol de Ozimir, aproveitando cruzamento de Sanega pela direita. Com a vantagem no marcador, o Ferroviário se acomodou, do que se aproveitou o Vitória para equilibrar as ações e chegar ao final do primeiro tempo com um empate, marcando aos 41 minutos por intermédio de Reinaldo, no mais belo gol da tarde, deslocando ao goleiro Marcial, que saiu para defender um cruzamento de Antônio.

Na fase final do Ferroviário já voltou nervoso. Com o passar do tempo, o Vitória, incentivado pela torcida, cresceu de produção jogando sempre na base de contra-ataques. O Ferrim tentava coordenar as jogadas, que se perdiam sempre na entrada da área, onde Dos Anjos e Gaspar faziam o bloqueio. A torcida do Moto já contava como certa uma decisão no jogo principal quando os rubro-negros enfrentariam o MAC precisando apenas de um empate. Ninguém mais esperava a vitória do Ferroviário, que se só se definiu numa cobrança de penalidade cometido por Carrinho ao interceptar um chute longo de Vivico, que tinha endereço certo. Jamil Gedeon não teve dúvidas em marcar o pênalti, interpretando bem a regra. O zagueiro havia interrompido a trajetória da bola. Para alguns, o lance foi duvidoso, mas nem mesmo os jogadores do Vitória do Mar reclamaram. Vivivo, encarregado da cobrança, converteu, anotando o gol da vitória aos 38 minutos, Daí pra frente o Ferroviário segurou o jogo, fazendo entrar Barnabé para o lugar de Ozimir e garantiu o primeiro título oficial desta temporada, com uma vitória suada e sem muito brilho, de maneira como foi conseguida diante de um adversário modesto.

Após o jogo, o presidente da federação fez a entrega ao capitão Carlos Alberto do troféu Haroldo Tavares, de posse transitória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário