quarta-feira, 16 de julho de 2025

Maranhão 0x1 Clube do Remo/PA - Campeonato Brasileiro 1981

O Maranhão deu adeus à classificação na fase preliminar da Copa Brasil, ao perder para o Remo, na noite do dia 17 de janeiro de 1981, no Estádio Nhozinho Santos por 1 a 0.

O pequeno público que compareceu ao estádio Nhozinho Santo (2.741 pagantes) e que proporcionaram a renda de Cr$ 204.600,00, saiu de lá decepcionado com a exibição medíocre de seu clube, hoje uma caricatura daquela equipe reformulada em 79 e que conquistou o campeonato naquela ocasião.

A derrota do MAC foi uma espécie de castigo aos dirigentes que repetiram este ano os mesmos erros de 80 confiando muito no péssimo material humano que possui o time e contratando muito mal.

O primeiro tempo foi marcado por um futebol muito ruim. Os dois times jogaram abaixo da crítica. Os goleiros não fizeram nenhuma defesa difícil, foram autênticos espectadores.

O Maranhão insistiu muito com as jogadas pelas extremas, sem contudo obter o efeito desejado. Badu e Soeiro continuam inofensivos e só a força de vontade não resolve. Além disso, o meio-campo marcou mal, distribuiu pior ainda e os chutes, que foram poucos, atirados contra a meta do goleiro Dico foram todos de fora da área. O MAC teve uma única presença na área, quando Alcino apertou o goleiro, mas cometeu falta. Enquanto isso, o Remo respondeu com um chute traiçoeiro de Mesquita, que raspou o poste direito, enquanto Marcelino se postava no lado oposto.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com poucas modificações, e com um futebol pouco objetivo. O Maranhão com os mesmos defeitos e ainda com o agravante das sucessivas falhas do setor central de defesa. Para se complicar ainda mais o Maranhão perdeu seu jogador mais razoável, Soeiro, que foi expulso de campo, juntamente com o central Adriano, do Remo, por troca de agressões. Aos vinte e sete minutos, o gol único do Remo, assinalado através de Paulinho, numa jogada individual. Ele observou muito bem a brecha deixada por Tataco e Jorge Santa e penetrou pelo meio, para marcar, à saída de Marcelino.

O MAC ainda forçou o empate, provocando sucessivos escanteios, mas nada conseguiu. O Remo fechou-se bem na defesa e assegurou a vitória que tira praticamente o MAC da classificação.


FICHA DO JOGO

Maranhão 0x1 Clube do Remo/PA
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 204.600,00
Público: 2.741 pagantes
Juiz: Luis Vila Nova/CE
Bandeirinhas: Roberval Castro e Sérgio Faray.
Gol: Paulinho aos 27 minutos do segundo tempo
Maranhão: Marcelino; Mendes, Tataco, Jorge Santos e Breno; Cabu, Riba e Soeiro; Badu, (Naldo) Luís Cláudio e Alcino.
Clube do Remo/PA: Dico; Guilherme, Adriano, Marajó e Cuca; Mego, Roberto (João Age) e Mesquita; Paulinho, Arnaldo (China) e Marcelino.

.............

Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2, publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94 novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário