quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Flamengo/PI 1x3 Sampaio Corrêa - Torneio Nordestão 970

Com um Sol abrasador, uma temperatura de 42 graus, e com sua torcida presente ao Lindolfo Monteiro, Sampaio Correia, alcançou espetacular triunfo diante do Flamengo, na capital Piauiense, no dia 18 de outubro de 1970.

O Triunfo do Sampaio foi recebido pela torcida do Flamengo e, pelos torcedores piauienses, como merecido, pois foi a equipe Sem campo, com um futebol coordenado, bonito, bola de pé em pé.

O espetáculo foi iniciado pelo Arbitro Fernando de Jesus prado, precisamente às 16 horas. O Mediador central tinha como auxiliares, os Srs. Waldimir Silva e Diogo Brasil, da Federação piauiense .

O primeiro tempo de Partida com um futebol igual, com duas equipes procurando deixar o tempo passar, resguardando como era natural, para segunda etapa da partida, pois aquele calor, ninguém aguentaria correr o tempo todo.

Logo nos primeiros minutos de contenda se observava que o Sampaio não se entregaria ao adversário com muita facilidade, pois a bola era corrida calculadamente, errando somente os lançamentos, mas o meio campo cumpria as determinações do técnico não soltando as bolas em profundidades, para evitar que ninguém corresse em demasia. O Flamengo jogava mais procurando o centro da área, pois os extremos quase não eram explorados e com isso a dupla de área Sampaio dominava os mafrenses, principalmente Serjão, um excelente jogador de futebol.

O primeiro a chegar ao arco contraria foi o Flamengo, logo aos 2 minutos de jogo com Sampaio cedendo escanteio e na cobrança Dudinha defendeu bem. O Sampaio somente chegou ao arco adversário aos 6 minutos numa das bolas lançadas para Raimundinho com o parteiro cruzando na área e Berôso defendendo.

Depois de alguns minutos equilibrados, o Sampaio partiu para o Campo adversário e Célio recebeu um lançamento, se livrou dos adversários, invadiu área, e notando a aproximação de Roberto, lhe soltou a bola, e este so teve o trabalho de envia – lá para de  fundo da meta de Beroso, e saia ao seu encontro. Eram decorridos 16 minutos de partida, e o primeiro gol do Sampaio, para o completo delírio de sua torcida.

Depois de alguns minutos procurou  aguentar o placar, mas o Flamengo não estava de brincadeira c e numa das bolas enfiadas na profundidade, Oldacir passou por Dudinha, chocou-se na trave e na recarga, Bota enviou pela linha de fundo.

Mas, como não podia deixar passar o que o bandeirinha Valdimir andou cometendo das suas, deixando passar alguns impedimentos do ataque do Flamengo, e o Francisco Andrade marcando e com isso a torcida não gostaram.

A  primeira etapa que terminou com vitória parcial do Sampaio. O boliviano apresentou alguns lances falhos nesse tempo de jogo,  com os dois laterais e o ponteiro Raimundinho. Waldecir saiu da marcação, devido Pedrinho vir buscar o Jogo ajudando o Lateral Franklin. Romildo, tinha um Gringo inteligente que recuava e com isso deixava um vazio naquele setor para as investidas de Oldacir e Mota, mas, mesmo assim, o Sampaio tinha um centro de área muito bom . Raimundinho não disse Ο que foi fazer em campo no primeiro tempo, encontrando uma marcação segura de Carlinhos e com isso o Sampaio ficava sera pontas, pois Djalma atuava mais pelo meio.

Para a segunda etapa, saiu Pedrinho para a entrada de Júlio que foi deslocado para o meio, passando Oldacir para a ponta. Essa modificação logo no início de joga chegou a render alguma coisa, pois aos 2 minutos de jogo, Mota, aproveitou-se de uma confusão na área para fuzilar o arco de Dudinha estabelecendo o empate.

O Sampaio parece que sentia aquela reação do Flamengo que recebia o incentivo de sua torcida e partia para o ataque, mas jogava errado. O ataque não se estendia, o meio campo lançava mal. O Flamengo partiu para o gol do Sampaio, aproveitando indecisões no campo da área com Zé Preto e Serjão que estavam um pouco confusas. O Flamengo teve ainda um gol anulado pelo Juiz da Partida logo aos 3 minutos do segundo tempo, isto é, um minutos após a marcação do seu gol. Era mais um erro dos bandeiras, desta feita de Diogo Brasil, fazendo vistas grossas num impedimento de Oldacir, mas Fernando de Jesus Andrade bem colocado trilou o seu apito e o jogador continuou e o juiz não teve dúvidas em anular.

A partida continuou em ritmo normal e alguns pontos do Sampaio já apresentavam queda, motivado pelo esgotamento. Célio Costa e Djalma eram os mais atingidos. Raimundinho já atuava melhor e Zé Carlos continuava fazendo o seu grande jogo num sistema de ligação perfeito, pois não tinha marcador e podia ir buscar a bola com grande facilidade.

O Flamengo continuou tentando o seu segundo gol, mas a defesa do Sampaio já atuava melhor e numa bola na área do Tricolor. Dudinha recebeu falta de um atacante flamenguista, com a bola encaminhando-se para fundo da meta. O Juiz da partida em cima do lance assinalou a infração, com a torcida do Flamengo não gostando da marcação.

Marçal procurou consertar o time para o triunfo, colocando Haroldo em campo para a saída de Célio Costa. Com isso, a equipe ganhou maior impetuosidade, partido para a vitória. Haroldo jogando um enormidade, mostrando categoria recebeu lançamento, invadiu a área, um recebeu de tudo, mas conseguiu passar e quando sentiu Raimundinho desmarcado, deu de bico na pelota, com o ponteiro recebendo, dominando fazendo arco de Berôso. Era o segundo gol do Sampaio, e eram decorridos 19 minutos.

Nessa altura, o Sampaio era todo ataque com o Flamengo não aguentando o ritmo de jogo dos maranhenses. Haroldo deslocado pela esquerda, recebeu um lançamento bateu uma defensa do   Flamengo e invadiu a área em grande velocidade, esperou a saída de Berôso e anotou aquele que seria o terceiro gol do Sampaio, tranquilizando a torcida boliviana. Eram decorridos 20 minutos de jogo, com os torcedores do Sampaio presentes ao Lindolfo Monteiro gritando e comemorando a vitória.

A Partida continuou, o Sampaio foi dono absoluto do gramado. Marçal tirou Djalma colocando Toinho. O ataque boliviano ainda perdeu alguns gols com Haroldo desperdiçando boas oportunidades.



FICHA DO JOGO

Flamengo/PI 1x3 Sampaio Corrêa
Local:
Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina)
Renda: Cr$ 12.000,00
Público: não divulgado
Juiz: Fernando Jesus Andrade/PA
Bandeirinhas: Waldimir Silva e Diogo Brasil/PI
Gols: Roberto aos 16 minutos do primeiro tempo; Mota aos 2, Raimundinho aos 20 e Harcido aos 19 minutos do segundo tempo
Flamengo/PI: Berôso; (J. Alves) Dias, Carlinhos Matintim e Franklim, Eliezer e Déco Costa; Gringo, Mota, Oldacir e Pedrinho (Júlio).
Sampaio Corrêa: Dudinha; Waldecir, Zé Preto, Serjão e Rondo; Adalberto e Roberto; Djalma (Tainho), Célio Costa (Haroldo) Zé Carlos e Raimundinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário