sábado, 6 de julho de 2013

Hamilton Sadias estreando pelo Maranhão Atlético Clube em 1969

Os artilheiros mais conhecidos do Brasil em geral são os que atuam no Sudeste e no Sul do país. Mas nem sempre são os únicos eficientes. Em cada canto do país diariamente surge um jogador com faro de gol. E com talento com a bola nos pés. Assim foi o atacante Hamilton Sadias Campos, o Hamilton, que encantou o futebol nordestino com simplicidade e muita mística.

No Maranhão, jogou no Ferroviário, Moto Club e Maranhão. Foi jogador também no Santa Cruz-PE e iniciou a carreira na Tuna Luso-PA. O ex-jogador é ídolo dos motenses, pois jogou seis anos pelo time. Ao todo, marcou 499 gols, em 14 anos de carreira. Só pelo Moto foram 244 gols. Sua melhor fase foi no Papão. Lá, onde as histórias de pescador se proliferam com criatividade e irreverência, Hamilton deixou muitas delas para a eternidade. Encerrou a carreira no Maranhão, em 1971. Fez ao todo 499 gols, um recorde no Nordeste.

Há tempos, o ex-atleta não vai a um estádio de futebol, mas todos os dias vive futebol maranhense, pois trabalha no Departamento Técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF). Dados oficiais comprovam que Hamilton é o 13º artilheiro do futebol brasileiro, mas em contagem extra-oficial, o ídolo teria cerca de mil gols. Em 1957 Hamilton começou sua carreira e meses depois chegou ao Ferroviário-MA. No ano seguinte, casou-se com uma maranhense com quem teve dois filhos e estes geraram 15 netos.

Na foto, o craque estreando em um amistoso contra o Moto Club, no Nhozinho Santos. Na verdade, era a estréia do artilheiro frente a sua torcida. Ha algumas semanas, Hamilton havia estreado no interior do Estado, em um amistoso contra a Seleção de Pedreiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário