sábado, 27 de julho de 2013

Ferroviário Esporte Clube - Campeão Maranhense de 1971 - Campanha, fotos e relato da final

O Campeonato Maranhense de 1971 foi vencido pelo Ferroviário Esporte Clube, que já havia faturado o bi em 1957/58 e chegaria ao seu terceiro título Estadual com uma bela campanha, desbancando equipes fortíssimas, como o Sampaio Corrêa do treinador Bero e com alguns grandes nomes em seu elenco (Célio Rodrigues, Neguinho, Nivaldo, Gojoba, Prado, Pelezinho, Djalma, Itamar e outros), o Moto Club de Clécio, Faísca, Paraíba e João Bala, e do até então bicampeão Maranhão Atlético Clube, que apresentava em seu elenco nomes como Baezinho, Luís Carlos, Sansão, Riba, Dario e a dupla Hamilton e Croinha. O Ferrim foi campeão de ponta a ponta, vencendo os dois turnos. O título, porém, somente pôde ser comemorado após um imbróglio envolvendo uma partida anulada diante do Graça Aranha e que teve de ser novamente disputada praticamente dois meses após o término do Estadual.

Abaixo, deixo algumas fotos da partida decisiva diante do GAEC, uma matéria extraída do “Jornal do Dia”, de 26 de Agosto de 1971 e a campanha do Ferroviário, campeão maranhense daquele ano:

 O Ferroviário acabou o campeonato maranhense na porta da tabela, conquistando o título que vem perseguindo há muito tempo. Depois da goleada sobre o Graça Aranha, o Ferrim realizou sua festa na sede do clube, que se prolongou até a madrugada

O Graça Aranha entrou em campo com o intuito de prejudicar o andamento da partida contra o Ferroviário. A maioria dos seus atletas dez o que bem entendeu em campo, principalmente o lateral catel, que não foi expulso de campo, talvez por temor do juiz José Salgado

Ferroviário goleou o Graça Aranha e é campeão de 1971

O Ferroviário acabou goleando o Graça Aranha por 4x0, numa partida em que dominou inteiramente seu adversário e conquistou o título de campeão maranhense do corrente ano, agora em definitivo. O GAEC entrou em campo unicamente para perturbar a partida, com uma cêra horrível, que chegava até a irritar a torcida pequeníssima, presente ao Estádio Municipal. O lateral-esquerdo Catel fez o que bem entendeu com o Juiz José Salgado, que não teve o pulso necessário para expulsá-lo, preferindo terminar o jogo com quase todos os jogadores, exceção feita a Baldez, que resolveu chamar nomes obscenos e foi excluído aos trinta e cinco minutos do primeiro tempo pelo apitador. O Ferroviário, encontrando um adversário fácil pela frente, se atrapalhou todo, querendo marcar gols sem uma concentração certa, com um Ailton jogando mais uma vez abaixo da crítica, não aproveitando a vantagem do adversário não possuir ponta-esquerda, para se atrapalhar todo, decepcionando inteiramente, principalmente quando recebia livre pelo setor e cruzava erradamente, muitas das vezes para as mãos do arqueiro Vilenor.

Jogo que não agradou, pela facilidade com que atuou o campeão maranhense, diante de uma equipe fraca, que teve pouco destaque, a não ser Burunge, erradamente substituído, Chico e Wilson, que deram um pouco de trabalho à defesa adversária, onde Alzimar atualmente é um dos piores centrais da cidade, devido a facilidade com que é batido pelos adversários.

A renda atingiu pouco mais de oitocentos cruzeiros, causando prejuízos ao Ferroviário, que estava concentrado desde segunda-feira. José Salgado foi uma gracinha no apito, errando muito, deixando-se envolver pelos jogadores do Graça Aranha e se não levou nenhum tapa de Catel, foi porque o lateral-esquerdo não quis. Nacor Arouche e Vam Lume, quase não tiveram tempo de aparecer. Para perturbar o jogo, o Graça Aranha tentou a terceira substituição, com Mundinho entrando em lugar de Wilson, jogando alguns minutos e saindo novamente.

O Ferroviário marcou no primeiro tempo através de Edson, e Mineiro, na etapa fina. Valdimar, cobrando falta, e Carlos Alberto deram cifras finais aos 4x0. O campeão formou com Martins; Ailton (Ivan), Alzimar, Antônio Carlos e Carrinho; Valdimar e Carlos Alberto (Santana); Edson, Joari (Carlos Alberto), Mineiro e Coelho. Técnico: Marçal Tolentino Serra. O Graça Aranha com Vilenor (Alvaro); Mário, Castelo, Sebastião e Catel; Wilson, Baldez e Raimundinho; Burunga (Almir), Chico e Marcos. Técnico: Fernando Sousa

A CAMPANHA

Campeonato Maranhense 1971

Primeiro Turno
23/05/1971-Moto Club 1x0 Ferroviário
26/05/1971-Ferroviário 5x0 Vitória do Mar
09/06/1971-Ferroviário 1x0 São José
13/06/1971-Sampaio Corrêa 0x0 Ferroviário
20/06/1971-Ferroviário 2x0 MAC
23/06/1971-Ferroviário 0x2 GAEC (*)

Segundo Turno
07/07/1971-MAC 1x1 Ferroviário
11/07/1971-Ferroviário 0x0 Sampaio Corrêa
14/07/1971-Ferroviário 2x1 Moto Club
25/07/1971-Vitória do Mar 0x7 Ferroviário
24/08/1971-GAEC 0x4 Ferroviário

(*) Jogo anulado pelo TJD. A partida foi realizada no dia 24 de Agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário