quinta-feira, 11 de julho de 2013

FOTOS - Construção do Estádio Castelão - 1982

Deixo aqui algumas fotos da construção do Castelão, além de uma pequena nota do jornal O Estado do Maranhão, na véspera da inauguração dessa praça de esportes:

A partir desta semana o futebol maranhense ganha uma nova dimensão, não só a nível regional, mas também em termos nacionais, com a inauguração do sonhado "Estádio Castelão", marcada para sábado, dia 01 de Maio, numa homenagem ao trabalhador, que acima de tudo é um desportista.

O novo estádio vem preencher uma lacuna muito grande no desporto timbira, que sempre sentiu a falta de uma praça de esportes capaz de permitir a realização de grandes jogos, como comenta o torcedor do Sampaio Corrêa, José Ribamar Carvalho, que ontem se confessava maravilhado com a grande obra que teve oportunidade de visitar pela primeira vez. "Sinceramente como, apesar de já ter visto várias fotografias, eu não acreditava que o Estádio tivesse pronto, e nem tão pouco fosse tão bonito de maneira que estou vendo", comentou.

A surpresa de José Ribamar é também a de quase todos os torcedores que estão passando pelo "Castelão", dando uma parada para observar de perto o andamento das obras de acabamento depois que a iluminação passou a ser ativada, para permitir mais rapidez nos trabalhos noturnos.

Os dirigentes dos nossos clubes também estão indo diretamente ao "Castelão", sendo comum, por exemplo, encontrar o dedicado presidente do Sampaio, Artur Carvalho Filho, passando horas e horas na observação dos trabalhos.

Apesar de muita coisa no acabamento ainda precisa ser feita, os engenheiros garantem que no dia 01 o "Castelão" estará pronto para a grande inauguração, e que todas as pistas de acesso, que hoje ainda estão dificultando a chefada dos carros, estarão totalmente asfaltadas. Iluminação, placar eletrônico, arquibancadas, cadeiras, cabines, vestiários e sanitários estão sendo checados pelos trabalhadores.

O programa do dia 01 de maio está confirmada, culminando com a realização do torneio comemorativo à inauguração do Estádio, envolvendo Sampaio, Maranhão, Moto e Seleção dos pequenos. Antes, haverá distribuição de bandeirinhas do Maranhão, apresentação da banda de São Luis e saltos de paraquedas, como comenta o secretário Elir Gomes, da Sedel.

 Com 3,30 metros de comprimento e 3 de largura, o fosse impedirá o acesso do público ao gramado, fato comum na prática de esporte atualmente em uso. Com isso, lucrará o público, lucrarão os jogadores e as equipes, que disputarão partidas em completa segurança

 Pronto, o Castelão espera um público com seus 70 mil lugares para apresentar um gramado cuidadosamente trabalhado, oferecer o conforto de suas dependências, dar a segurança de sua estrutura e permitir a visão de grandes espetáculos

 O projeto atende a todas as exigências de conforto de uma obra desse gênero. De qualquer parte do estádio ter-se-á uma visão do campo de jogo. Onde quer que esteja, o torcedor será testemunha de todos os lances. O assiste e poderá escolher qualquer setor do estádio e dele observar tudo. Tudo isso aliado ao conforto e à segurança

 Colocação dos refletores

 Colocação dos refletores

 Colunas de madeira e ferro elevaram-se da terra vermelha, antecipando a visão das torres de concreto, da marquise monumental, das cabines e dos degraus cimentados. Com as colunas de madeira e ferro começava a construir o grande estádio

  As obras do Castelão foram iniciadas com a terraplanagem da área destinada à praça de esportes. Homens e máquinas removendo milhares de metros cúbicos de terra, para execução de um dos projetos mais aplaudidos pelos desportistas maranhenses e considerado como decisivo para a redenção do futebol da terra. Com a nivelação do terreno, logo apareceram os primeiros sinais do "colosso de concreto".

Estádio pronto

Nenhum comentário:

Postar um comentário