segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A história do Hino do Sampaio Corrêa

Deixo um post especial sobre a criação do hino do Sampaio Corrêa Futebol Clube. O trecho está na publicação "Sampaio Corrêa: uma Paixão dos Maranhenses", lançado em 2011.


"Em princípios de 1970 um grupo de torcedores, liderados pelo jornalista Dejard Ramos Martins, o empresário Jurandir Santos e o comerciante Ivon Gomes, um paraibano que trabalhava com venda de tecidos (Armazém Arius), apoiou Rupert Macieira Gonçalves na presidência do Sampaio Corrêa. Uma das iniciativas da nova diretoria foi a produção do hino do clube. De autoria de Agostinho Reis, o hino do Sampaio Corrêa foi gravado na Look Propaganda Ltda37. A composição foi interpretada pelo cantor Alcides Gerardes, acompanhado por um coro comandado por Mascote, acompanhado de duas moças e outra voz masculina. O acompanhamento foi realizado pelo maestro Nazareth (pai de Alcione Nazareth), que levou para o estúdio Look propaganda alguns componentes da banda de música da Polícia Militar do Estado. Depois de ser gravado em acetato (33 RPM), a gravação foi levada para o Rio de Janeiro para ser prensada e tirada cópias, para fins de comercialização junto à torcida do clube. O pagamento da produção de Agostinho Reis, de Mascote e seu grupo, o cachê de Alcides Gerardes e do maestro Nazareth e componentes da banda, foi patrocinado pelo empresário paraibano Ivon Gomes e ofertado ao clube."

LP original com a primeira gravação do Hino do Sampaio Corrêa

Eis o hino do Sampaio Corrêa, composto por Agostinho e interpretado por Alcides Gerardi:

Sampaio Corrêa, a bolívia querida de maior torcida desse
Maranhão, Sampaio Corrêa, do nosso esporte o mais antigo esquadrão
Sua camisa encarnada verde e amarelo
Veste o gigante do esporte em constante duelo
Sampaio Corrêa, time de escol, maior torcida tradição e futebol.

Vale salientar que o termo “escol” refere-se, entre outros significados, ao mais distinto em um grupo ou série, fazendo jus à história do clube.

Hino original do Sampaio Corrêa Futebol Clube

Em 1972, após a conquista do Brasileirinho, foi lançada uma gravação, homenageando o clube. Este aqui é uma nova e feliz redescoberta, uma linda "marcha-rancho":

Hino Comemorativo

Letra do hino comemorativo:

Sampaio, o teu time é uma consagração
Sampaio, és o clube do povo
Teu nome está sempre em voga
Mesmo quando não há jogo

Quem te aplaudiu
Quem te apoiou
Vai te aclamar de novo

Teu nome é símbolo de realização
Tuas vitórias, tuas glórias, tantas são
Eu juntamente com mais de mil
Te ofereço esta homenagem

Trago-te no peito com satisfação
Sou Sampaio Corrêa, de coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário