segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Acidente com o ônibus do Sampaio Corrêa em 1975

Trecho extraído do livro "Sampaio Corrêa: uma Paixão dos Maranhenses":
 
"Uma grande tragédia marcaria o Sampaio Corrêa na segunda metade da década de 1970: na madrugada do dia 24 de setembro de 1975, o ônibus que conduzia a delegação do clube à cidade de Imperatriz, para um jogo válido pelo Torneio do Incentivo, capotou, causando a morte do atleta Paulo Espanha (zagueiro de área, mineiro, radicado no futebol maranhense), além de ferimentos em vários outros jogadores e comissão técnica. O ônibus da empresa Vale do Orós trafegava pela BR-222, nas proximidades de Buriticupu, quando capotou por volta das 5 horas da manhã. Os feridos e o cadáver do jogador Paulo Espanha foram transportados para São Luis, em dois aviões da Secretaria de Saúde. Saíram feridos: Itamar (ponta esquerda), com escoriações no braço; Patrocínio (massagista) escoriações no braço; Souza Lima (lateral esquerdo) escoriações no corpo; Gentil (atacante) baque nas costas; Lucio (meia armador) baque no joelho e nos rins; Sérgio (zagueiro de área) escoriações; Edmilson Leite (meia armador) fratura no joelho; Paraíba (atacante) suspeita de ruptura no fígado e escoriações; Eliezer (meia esquerda) traumatismo; Rinaldi Maia (treinador); fratura no braço direito; Clésio (goleiro) fratura na cabeça, Carlos Alberto Ferreira (funcionário da FMD) com fratura no supercílio; e Almir Ramos (empresário) com suspeita de fratura na bacia.

 Atleta ferido do Sampaio Corrêa

 Atleta ferido do Sampaio Corrêa

Atleta ferido do Sampaio Corrêa

O enterro do jogador, ocorrido no dia seguinte à tragédia, saiu da sede do clube, no bairro do Turú, e seguiu até o cemitério do Gavião, onde torcedores e diretores do Sampaio Corrêa assistiram ao sepultamento. Populares lotaram o cemitério do Gavião para assistir o féretro do zagueiro boliviano Paulo Espanha, que teve morte trágica no acidente em que foi vitima a delegação do Sampaio Corrêa. Às 11h40 horas, quando todos já estavam desenganados da vinda dos parentes do jogador, que estariam se deslocando para São Luis de Mar de Espanha, interior de Minas Gerais, sua terra natal, via Rio de Janeiro, a fim de assistirem ao sepultamento de Paulo Espanha, houve o sepultamento.

A FUGAP (Fundação Garantia do Atleta Profissional) do Maranhão promoveu uma partida beneficente entre as seleções de Veteranos do Ceará e do Maranhão, com 30% da renda destinada revertida em benefício dos jogadores Paulo Espanha e Paraíba, que ainda se encontrava hospitalizado. Na preliminar, o Sampaio Correia venceu a equipe do São José por 1 a 0,  pelo Torneio de incentivo do Maranhão. A renda do jogo beneficente foi considerada fraca, Cr$ 11. 358,00, sendo que as taxas normais foram dispensadas exceto a da iluminação que a CEMAR não abriu mão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário