quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Futebol Maranhense de 1949: Santa Isabel E.C. e Volante E.C.

No Diário de São Luiz noticiou o jogo amistoso do Santa Isabel Esporte Clube (escudo inédito acima) x Volantes (fundado em 1948). As duas equipes disputaram o Torneio Início e o Campeonato Maranhense de 1949.

Nome: Volantes Esporte Clube
Cores: Vermelha e branca
Alcunha: Volatino
Cidade: São Luis (Maranhão)
Fundado em 1948, por força da comunhão de pensamentos de uma pleiade de cinesiforos sanluizenses.


Abaixo, o texto na integra:  


MANCHETE: Reaparece o Sta. Isabel enfrentando o Volante

SUBTÍTULO: O embate de hoje, á tarde desperta regular atração – Luiz Luz será o juiz da contenda – A equipe fabrilense estreará a sua nova equipagem – Os quadros prováveis – Outras notas

"Se a memória não nos engana o Santa Isabel este ano, é a primeira vez que pisa no gramado para realisar jogos. A ausência do grêmio fabrilense de nossas canchas, todavia não importou na sua queda de produção porque o rigoroso método de treinamento adotado pelo preparador da referida equipe foi neste período mantido rigorosamente. O grêmio de “Baiano” dará combate na tarde de hoje ao Volante Esporte Clube o conjunto que vem causando sucesso desde a sua fundação, nos meios esportivos da cidade. Bem treinado também, o Volante promete fazer uma boa exibição frente ao seu adversário. É de notar que esta é a primeira vez que os volantinos enfrentam o grêmio izabelino, isto, portanto é motivo de mais uma atuação para os amantes do popular esporte-rei.

O time de Santa Isabel estreiará por ocasião do “match” a sua nova equipagem. A nova equipagem tem as seguintes características: Camisa azul com uma cruz de malta encarnada no peito; calção branco com listras laterais.

O Sr. Luiz Luz conhecido desportista sanluizense, em face de sua excelente atuação por ocasião do “maremoto” realisado terça-feira á noite foi convidado para dirigir o embate de logo mais. De acordo com o boletim da FMD (Federação Maranhense de Desportos) as demais autoridades que funcionarão nesse jogo são as seguintes: BOLETIM OFICIAL 287, CD 1949.

A Federação Maranhense de Desportos tomando em apreço o requerimento que lhe dirigiram os filiados Volante Esporte Clube, Santa Isabel Esporte Clube, no dia 17 de março concede licença para a realização de um jogo amistoso, sábado dia 19 do correspondente, às 16 horas, no Estádio Santa Isabel, entre as representações dos dois aludidos Clubes, e designa estas autoridades para dirigi-lo:

Direção técnica – Sr. Jaime Pires Jaime;
Auxiliar – Sr. José Brito;
Assistência médica – Dr. Almir Menezes;
Juiz – Sr. Luiz Luz;
Juiz substituto – Sr. Cícero Romão Batista;
Auxiliares – Dois atletas do M.A.C. (Maranhão Atlético Clube)

São Luiz, 18 de março de 1949

Da Secretaria da F.M.D.

            Salvo modificação de última hora, são as seguintes equipes que preliarão:

SANTA ISABEL – Baltazar; Cacarai e João Cinco; Noventa e Um, Gordo e Lourival; Juba, Inaldo, Pepê, Vinícius e Bento.

VOLANTE – Hamilton; Justino e Tarrindo; Albino, Bengala e Manduca; Vassourinha, Almeida, Piauí, Bi e Mario Sete.
"



Fonte: http://cacellain.com.br/blog/?p=39476



Nenhum comentário:

Postar um comentário