terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Carlos Alberto, o "Menino da Vila" que fez fama no Papão do Norte

Este é uma unanimidade no meio esportivo do Maranhão e em todos os outros centros que viram jogar. Carlos Alberto foi um dos craques mais completos que a história do nosso futebol já teve a oportunidade de presenciar. Seu nome, até, hoje é lembrado com reverência e como referencia do jogador de futebol que ocupa a faixa do meio campo. Um craque em todos os sentidos da palavra, quando se trata de futebol.

REMINISCÊNCIA – Um dos mais ilustres nomes futebolísticos do Norte e Nordeste, Carlos Alberto foi uma fulgurante estrela da “Vila Famosa”, como alguns intitulam o bairro do Anil, berço célebre dos mais evidentes jogadores desta e de outras gerações. Pedro Buna, Pelezinho, Gojoba, Coelho, Toca, Faísca, Kleber Pereira, Zezico e seu filho Oliveira, ou Oliverrá, como o chamavam os europeus, são apenas alguns desses exemplos. Isso sem incluir o fenomenal Hamilton que residiu por muitos anos naquele bairro. Isso é que é ser Vila Famosa!

JOGADOR - Das inevitáveis peladas no bairro, ascendeu Carlos Alberto para o times da segunda divisão, e daí para o profissionalismo foi um pulo. Jogou no Sampaio Correa e depois no Moto Club, na seleção maranhense, ao lado dos já citados Gojoba, Pelezinho, Coelho, Toca, Faísca, Hamilton, além de Bacabal, Homena, Djalma Campos, Garrinchinha, Croinha, Alencar, Alvim da Guia e tantos outros, numa época em que nosso futebol era conhecido aqui e alhures. Campeão pelos clubes onde passou, Carlos Alberto hoje seria, sem a menor sombra de dúvida, titular de qualquer seleção brasileira de futebol que se prezasse.

Licenciando-se não nos falha a memória em Química, Carlos Alberto mudou-se para outro estado da federação, parece-nos que Minas Gerais, onde faleceu bastante jovem, deixando na lembrança de todos, sua figura aloirada de grande e extraordinário jogador. Alguns familiares seus ainda residem no Anil, e, se leram estas rápidas impressões, queiram recebê-las como uma saudosa, humilde e respeitosa homenagem.

 Carlos Alberto

 Carlos Alberto e Santana no Moto Club, em 1968

 Com a camisa do Papão do Norte

 Moto Club em 1968

Papão do Norte na Taça Brasil de 1967: Em pé: Neguinho, Vila Nova, Carlos Alberto, Alzimar, Geraldo e Corrêa. Agachados: Baezão, Djalma Campos, Pelezinho, Amauri, Santana e Zezico.

4 comentários:

  1. Na verdade ele se mudou para o Rio Grande do Sul e faleceu em um acidente de carro lá.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje ainda nao tivemos im jogador completo igual a ele.

    ResponderExcluir
  3. Conheci esse jogador e todo o time de perto. Meu pai na época era muito amigo do major Pereira que se não estou enganado, era presidente

    ResponderExcluir
  4. Carlos Alberto e Djalma Campos ainda não teve substituição desses grandes jogadores no Maranhão.

    ResponderExcluir