sábado, 3 de agosto de 2024

São Raimundo/RR 1x5 Sampaio Corrêa - Copa Norte 1998 [FICHA DO JOGO E VÍDEO]

Quinze a um. Foi esse o placar agregado da derrota sofrida pelo São Raimundo-RR para o Sampaio Corrêa-MA na primeira fase da Copa Norte de 1998. No jogo de ida em Boa Vista, o Mundão levou 5 a 1. Fora de casa, em São Luís, a derrota foi ainda maior: 10 a 0. Com o resultado, o time roraimense foi eliminado da competição, para a qual se classificou por ter sido vice-campeão estadual de 1997. Do outro lado, a Bolívia Querida era a atual campeã da Série C, antiga última divisão do futebol brasileiro. Depois da goleada sobre o Mundão, o Sampaio eliminou o Ypiranga-AP nas semifinais e, na decisão, derrotou o São Raimundo-AM e foi campeão daquela edição, garantindo vaga para a primeira competição internacional de sua história, a Copa Conmebol, extinta em 1999.

Pelo jogo de ida, o São Raimundo abriu o placar aos 2 minutos, com o atacante Chulapa, para delírio da torcida. Mas aos 4, Carlos Alberto igualou o marcador. O Sampaio Corrêa virou aos 18, com Paulinho, e ampliou aos 28 (mais um de Carlos Alberto) e aos 43 (mais um de Paulinho). Júnior, aos 23 do segundo tempo, completou a goleada da Bolívia Querida, que encaminhava a vaga nas quartas de final. A partida atraiu um dos maiores públicos da história do estádio Canarinho: entre 7,5 mil e 9,5 mil, segundo o radialista Adílio Bezerra, que sugeriu ao governo do estado a realização do jogo com portões abertos. O número também se explica pela expressiva população vindo do Maranhão para morar em Roraima, e que torcia para o Sampaio.

Organizada pela CBF, a Copa Norte foi realizada de 1997 a 2002 e reunia clubes da região (exceto o Tocantins), além dos estados do Maranhão e do Piauí. O campeão se classificava para a Copa Conmebol (até 1999) e para a Copa dos Campeões (2000 a 2002). 

VÍDEO DA GOLEADA

 

FICHA DO JOGO

São Raimundo/RR 1x5 Sampaio Corrêa
Data:
06 de março de 1998
Local: Estádio Canarinho, em Boa Vista-RR
Árbitro: Washington José Alves Sousa (AM)
Bandeirinhas: Luiz Vasco e Martins Carlos
Cartões amarelos: Sousa, Derley, Vílson, Jairo, Messias e Chulapa (São Raimundo); Cristiano, Borçato e Júnior (Sampaio Corrêa)
Gols: Chulapa aos 2, Carlos Alberto aos 4 e aos 28, e Paulinho aos 18 e aos 43 minutos do primeiro tempo; Júnior aos 23 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/RR: Beto Gordo; Gean, Brás, Sérgio (Carlinhos) e Sousa (Derley); Vílson, Jairo, Chiquinho (Toinho) e Messias; Marquinho e Chulapa. Técnico: Edmundo Rodrigues
Sampaio Corrêa: Nando; Paulinho, Remerson (Osvaldo), Oliveira e Cristiano; Borçato (Hamílton Gomes), Gelson, Carlos Alberto e Válbson; Carlos Henrique (Jurandy) e Júnior. Técnico: Sérgio Ramirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário