sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Sampaio Corrêa 1x0 Ferroviário/CE - Torneio José de Ribamar Araújo 1970

A segunda rodada do Torneio Dr. José Ribamar Araújo, realizada no dia 01 de dezembro de 1970, teve como satisfação para a torcida local, a derrota do Ferroviário, de Fortaleza, para o Sampaio por 1 a 0, e mesmo sendo o gol anotado através da cobrança de uma penalidade máxima no final do espetáculo, a mesma existiu, pois Prado havia limpado o lance, e dentro da grande área quando se preparava para arrematar, foi derrubado pelo central Luís. A rodada, não chegou a agradar, pois o futebol mostrado pelas quatro associações disputantes, foi abaixo da crítica.

Tivemos inicialmente na preliminar, o empate entre os locais Moto x Ferroviário, pelo marcador de 1x1, num jogo que agradou apenas no primeiro tempo, pois o segundo foi moroso, com as duas equipes parecendo que estavam satisfeitas com o resultado, e o que se viu, foi uma partida disputada em ritmo lento.

Mesmo assim, o time ferrim teve maior presença em campo, e se não conseguiu o triunfo, deve-se ao fato de seus avantes perderem as oportunidades surgidas, sem atingir o alvo certo. O Moto, utilizando mais uma vez o 4-3-3 errado pelo meio, teve em Faisca, Carlos Alberto e Toca, os seus piores elementos, e o Ferroviário com apenas Valdimar e Esquerdinha, contando vez ou outra como auxilio de Cândido, manobrou à vontade, e se não venceu, deve ao fator sorte, que favoreceu motorisados.

O placar foi construído no primeiro tempo, com Cândido inaugurando para o Ferroviário, depois de um chute de Zimba que Assis não segurou, e com Louro empatando, chutando de longa distância, com a pe lota tocando no terreno e encobrindo a Marcial.

E foi o Moto quem teve a grande oportunidade de ganhar o jogo, mas Nacôr Arouche não deixou. Pênalti clamoroso cometido por Antônio Carlos em Garrinchinha, quando o ata cante se preparava para marcar, que o juiz mostrou que não teve coragem para assinalar. Sua arbitragem não agradou, errando mui to, e prejudicando ambas as equipes.

Na principal, o Ferroviário, de Fortaleza mostrou que apesar do título de campeão cearense não é boa equipe, ficou inteiramente na defensiva, rebatendo as bolas e tentando em contra-ataques agarrar a defesa do Sampaio desprevenida, caindo de 1x0, quando merecia perder de mais, pelo futebol bisonho apresentado. A defesa do time visitante se limita as rebatidas, jogando em bloco compacto, deixando o treinador Alexandre apenas Hamilton e Dema na frente, o que mostra o desejo  de sua representação, de não vencer, mas também não perder. O pênalti que redundou no gol, foi indiscutível, e não se concebe que os alencarinos até hoje ainda reclamam contra a arbitragem, quando eles deram mostra de que são indisciplinados, com reclamações seguidas, até que José Salgado resolveu mostrar um pouco de autoridade, expulsando Eiton de campo e sendo cercado pelos atletas ferrins.

Na preliminar, o Moto jogou com Assis; Paulo, Alzimar, Almeida e Claudemir; Faisca, Toca e Carlos Alberto; Antonio, Garrinchinha e Louro. O Ferroviário alinhou com Marcial; Ivan, Vivico, Antônio Carlos e Carrinho; Valdimar e Esquerdinha; Ziba, Edson, Mineiro e Cândido.

O Ferroviário, acabou sofrendo prejuízos financeiros com a temporada de seu homônimo de Fortaleza e por esse motivo, não patrocinará o terceiro encontro do super campeão cearense e que deveria se esta noite. Além das rendas baixas, pois apenas 17 mil cruzeiros foram arrecadados 'nas duas rodadas, 0 quadro alencarino não agradou de maneira alguma ao público local, e com isto, o interesse pela terceira apresentação da noite de hoje, seria o menor possível, pois talvez o clássico Moto x Sampaio, chamasse a atenção do torcedor, face a quantidade de jogos regionais que as equipes locais realizam durante a temporada.

E depois de marchas contra marchas, a diretoria ferrim não aceitou os quatro mil cruzeiros que o ferroviário cearense exigia pelo cotejo desta noite, tendo desfeito todo o negócio, com a delegação visitante retornando ontem à Fortaleza, não acertando os jogos em Manaus, que sua diretoria apregoava conseguidos.

Agora, apara livrar pouco o prejuízo, o Ferro viário está tentando umas rodada dupla amistosa para amanhã, quando enfrentaria o Maranhão na preliminar, atuando Moto e Sampaio na principal, motenses e sampainos têm o acordo com o ferrim, de jogar entre si, recebendo no final cada um, a cota de quatro mil cruzeiros, pelas três partidas, incluindo as do Torneio Dr. José Ribamar Araújo. O Maranhão, em principio concorda em tomar parte na rodada dupla de amanhã, desde que entre com cota fixa, e não ser que haja divisão de renda para si, no cotejo preliminar, com a dedução do que sobrar, para quatro.

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 1x0 Ferroviário/CE
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 7.700,00
Público: não divulgado
Juiz: José Salgado
Bandeirinhas: Wilson de Moraes Wanlume e José do Carmo
Gol: Neguinho (pênalti) aos 37 minutos do primeiro tempo
Cartão vermelho: Eldo
Sampaio: Dudinha; Célio Rodrigues (Waldecy Lima), Neguinho, Nivaldo e Heraldo Gonçalves; Adalberto e Roberto; Djalma, Zé Carlos, Pelezinho e Raimundinho (Prado). Técnico: Marçal T. Serra
Ferroviário/CE: Holanda; Esteves, Luís,  Gomes e Eldo; Simplício e Edmar; Dema (Célio Costa), Hamilton Melo, Abelardo e Alísio (Luciano). Técnico: não informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário