terça-feira, 13 de maio de 2014

RETROSPECTO - Sampaio Corrêa x Vasco da Gama (RJ)


Sampaio Corrêa e Vasco da Gama, que se enfrentam na próxima terça-feira, dia 20 de Maio, têm um histórico de apenas seis confrontos ao longo de toda a história. Desde a primeira visita da equipe vascaína a São Luís, em 1954, para o confronto com a equipe Tricolor, até o último jogo entre ambas as equipes, em 1993, foram seis confrontos, registrando duas vitórias maranhenses e duas cariocas. No total, o Sampaio assinalou oito gols e o Vasco, catorze. Desses confrontos, apenas um jogo no Rio de Janeiro, curiosamente o último encontro entre bolivianos e vascaínos, em 1993, pela partida de volta da Copa do Brasil.

Se diante do Vasco da Gama do Rio de Janeiro o Sampaio Corrêa entra em desvantagem no confronto, diante do Vasco da Gama “maranhense”, o Tricolor tem um retrospecto mais do que favorável. Entre 1926 e 1958, o Sampaio Corrêa disputou sete partidas contra três equipes denominadas como Vasco da Gama: uma profissional e que disputou o Campeonato Maranhense pelas décadas de 1920 e 1930, o Vasco da Gama que disputava a Segunda Divisão do nosso Estadual e o Vasco da Gama da cidade de Caxias, interior do Estado. E nos sete confrontos, o Sampaio Corrêa conquistou seis vitórias e apenas uma derrota, curiosamente no primeiro confronto contra o “vasquinho” da nossa capital, assinalando 22 gols e sofrendo apenas 10. Contudo, diante do famoso representante carioca, o time boliviano apresenta este retrospecto de confrontos, detalhados, cada um, a seguir, com textos, fotos e súmulas:

RETROSPECTO – SAMPAIO CORRÊA X VASCO DA GAMA (RJ)

27.04.1954-Sampaio Corrêa 1x3 Vasco da Gama (Amistoso) - São Luís
15.08.1957-Sampaio Corrêa 2x2 Vasco da Gama (Amistoso) - São Luís
19.05.1974-Sampaio Corrêa 2x0 Vasco da Gama (Campeonato Nacional) - São Luís
06.06.1982-Sampaio Corrêa 2x5 Vasco da Gama (Torneio Ivar Saldanha) - São Luís
09.03.1993-Sampaio Corrêa 0x3 Vasco da Gama (Copa do Brasil) - São Luís
19.03.1993-Vasco da Gama 2x1 Sampaio Corrêa (Copa do Brasil) - Rio de Janeiro

JOGO A JOGO

SAMPAIO CORRÊA 1X3 VASCO DA GAMA (AMISTOSO) - 1954

O Vasco da Gama encontrava-se em excursão pelo Norte e Nordeste do Brasil, tendo realizado até entes da visita a São Luís, onze jogos com apenas um empate. Na capital maranhense, o a delegação mista do Vasco desembarcou tendo como grande atração o zagueiro Augusto (considerado como um dos atletas ‘gentleman’ do futebol maranhense e que esteve de passagem em São Luís em 1943, integrando a equipe do São Cristóvão do Rio de Janeiro) e o goleiro Barbosa, um dos responsáveis pela perda do título mundial em 1950 no Maracanã. A princípio, o Vasco realizaria apenas uma única apresentação em nossa capital, diante da Seleção Maranhense. A delegação carioca, presidida pelo sr Armando Vieira de Castro, foi recepcionada pelos diretores da FMD (Federação Maranhense de Desportos), dirigentes e presidentes dos nosso clubes, imprensa escrita e falada e pela numerosa torcida vascaína em São Luís. O time ficou hospedado no Hotel Central e somente saiu no dia seguinte para um treino de reconhecimento do campo do Santa Izabel.

Após golear o nosso selecionado pelo placar de 4 a 2 no Estádio Santa Izabel, o Vasco da Gama encarou o Sampaio Corrêa, reforçado com alguns atletas do Maranhão Atlético Clube e vestindo a camisa atleticana. A partida foi realizada no dia 27 de Abril de 1954, no campo do Santa Izabel. Logo aos 3 minutos, Derval bateu roupa numa jogada, sobrando a bola para Iêdo fazer o primeiro gol. Os maranhense foram para frente e inúmeras vezes levaram perigo ao gol vascaíno. Aos 15 minutos Henrique entregou a bola a Mozart, que chutou ao gol do Vasco. Aproveitando a indecisão de Aparício, Lourival mandou a bola para o fundo das redes, empatando o jogo. A partir dai a partida começou a ficar violenta. Dois minutos após o gol boliviano, Osvaldo II chutou da direita, sem chances para o goleiro Derval. Nesse momento o arqueiro Tricolor foi substituído por Lessa. Na fase final, o combinado utilizou as camisas do Sampaio Corrêa e o Vasco finalizou o placar, novamente com Iêdo.





FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 1x3 Vasco da Gama (RJ)
Local:
Estádio Santa Izabel 
Juiz: José Gomes Sobrinho (RJ) 
Renda: Cr$ 80.000,00
Público: não divulgado
Gols: Iêdo aos 3, Lourival aos 15 e Osvaldo II aos 17 minutos do primeiro tempo; Iêdo aos 12 minutos do segundo tempo
Sampaio Corrêa:  Derval (Lessa); Arel e Carapuça; Terrível, Peru (Batistão) e Caroba; Lourival (Mariano), Henrique Santos, Mozart, Moacir e Garcia (Coelho).
Vasco da Gama (RJ): Aparício; Ismael (Mauro) e Elias; Osvaldo II, Adezio e Coronel; Pedro Bala, Iêdo, Vadinho, Naninho e Hélio.  

SAMPAIO CORRÊA 2X2 VASCO DA GAMA (AMISTOSO) - 1957

 O Vasco da Gama, na época o campeão metropolitano de 1956, desembarcou pelo Cruzeiro do Sul (companhia aérea) com todo o seu elenco titular às 19 horas do dia 13 de Agosto de 1957 em São Luís para uma partida amistosa diante do Sampaio Corrêa, em única apresentação em nossa capital, sob o comando do experiente treinador Zezé Moreira -  e foi sob o seu comando que o Vasco, antes de embarcar a São Luís, venceu a equipe do Canto do Rio, pelo Estadual do Rio de Janeiro, antes do compromisso na capital maranhense. A delegação carioca foi chefiada pelo desportista e Deputado Antônio Costa Rodrigues e a equipe desembarcou no Aeroporto do Tirirical, sendo recebida pela torcida e inclusive a colônia lusitana em São Luís. O empresário e desportista Antônio Bento Cantanhede Farias colocou à disposição dos outros desportistas e em especial da torcida vascaína os veículos que os transportariam até o Aeroporto do Tirirical. Na época, integravam o quadro vascaíno grandes craques do nosso futebol. Atletas de fama internacional, como Carlos Alberto, Paulinho e Beline, um dos trios de zagueiros mais famosos do Brasil na época. A linha média cruzmaltina  era integrada por Alerte, Orlando e Coronel, que se destacou em 1956 e vinha atuando de forma brilhante em 1957. Vavá, Livinho, Sabará, Walter e Pinga formavam a linha de frente vascaína. Já o Sampaio Corrêa vinha de uma bem sucedida excursão pelo Piauí, saindo invicto de terras mafrenses – vitória pelo placar de 3 a 1 diante do Auto-Esporte e 2 a 1 diante do River, atualmente o Hexacampeão piauiense.

Em sua chegada a São Luís, o Vasco da Gama foi recepcionado por treze ônibus superlotados de dirigentes e torcedores. Dentre a recepção, estiveram presentes o Coronel Clóvis Nova da Costa, subcomandante do 24 BC e Presidente do Conselho Regional dos Desportos; Comandante Dilo Modesto de Almeida, capitão dos Portos do Maranhão; Coronel Arlindo Faray, representante do Governo do Estado; Capitão José Ferreira Belchior, presidente em exercício da FMD; Bruno Tolentino, agenda da Cruzeiro do Sul em nosso Estado; dr. Cleon Furtado, dr. Aguinaldo Teixeira, sr. Antônio Resende, alto comerciante em nossa capital, sr. Walterlino Gomes, secretário da FMD, dentre outros.

Na véspera da partida, o Vasco da Gama ainda realizou um puxado treino no gramado do Estádio Nhozinho Santos, durante quarenta minutos, com a presença de todos os atletas. Após o treino, os jogadores e comissão técnica ainda realizaram uma série de visitas em nossa capital: estiveram nas sedes do Jaguarema e do Lítero Recreativo Português. No dia da partida, os atletas ainda conheceram algumas praias e o Centro Histórico da capital maranhense.

Em campo, Sampaio Corrêa e Vasco da Gama fizeram um excelente jogo. No primeiro tempo, a equipe carioca esteve melhor. E logo aos oito minutos, quando houve confusão na área do Sampaio, Pinga serviu muito bem a Walter, que atirou firme e rasteiro no canto direito do goleiro Dodô. Aos quarenta e quatro minutos, Garcia preparava-se para chutar a bola ao gol vascaíno quando derrubado dentro da área por Orlando. O juiz Leôncio, bem colocado, assinalou a penalidade. Pirrita, colocando a bola no canto superior de Hélio, empatou a partida. Na etapa final o Sampaio Corrêa foi superior em campo. Aos 38 minutos Henrique, aproveitando uma bola de Nélio, virou a partida, em um gol de cabeça. Porém, o ponteiro-esquerdo Pinga, aos quarenta e quatro minutos, empatou a partida.  








FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 2x2 Vasco da Gama (RJ)
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Juiz: Leôncio Rodrigues
Gols: Valter, Pirrita (pênalti), Henrique e Coronel
Sampaio Corrêa: Dodô; Terrível e Arlindo; Vareta (Serra), Elbert e Walfredo; Louro (Nélio), Marcos (Serra) (Alexandre), Pirrita (Henrique), Rack e Garcia.
Vasco da Gama (RJ): Hélio; Paulinho e Beline; Clever (Viana), Orlando e Coronel (Ortunho); Laerte (Iêdo), Livinho (Valdemar), Guimarães (Pinga), Valter e Pinga (Coronel).

SAMPAIO CORRÊA 2X0 VASCO DA GAMA (AMISTOSO) - 1974

 Após onze anos, o Vasco da Gama desembarcou em São Luís para enfrentar o Sampaio Corrêa pelo Campeonato Nacional de 1974. A equipe carioca chegou às 13 horas no Aeroporto do Tirirical dois dias antes do confronto diante dos bolivianos. O time do Rio de Janeiro foi recepcionada pela sua grande torcida. Contudo, não foi notada a presença de nenhum representante da FMD ou da diretoria do Sampaio Corrêa. O time carioca trouxe como principais atrações o goleiro Andrada, argentino naturalizado brasileiro e até então o goleiro menos vazado da competição, Fidélis e Moisés, ex-integrantes da Seleção Brasileira, além do português Perez. O dianteiro português foi recebido por vários de seus conterrâneos em nossa capital. Perez, que passou oito meses sem jogar, voltou a atuar diante do Tiradentes de Teresina, tento marcado o gol da vitória em combinação com o centroavante Roberto, terceiro artilheiro do Campeonato Nacional. Devido ao forte temporal em nossa capital, o time carioca transferiu o treino físico, então programado para o Parque Valério Monteiro, para o Ginásio Costa Rodrigues.

O Sampaio Corrêa, por sua vez, retornava de Belém e realizava um treino apronto na sede do Turu, visando ao confronto diante dos cariocas. Para a partida, aliás, o treinador Décio Leal teria alguns problemas. Sérgio Lopes e Dionísio, que haviam recebido o segundo cartão amarelo, não enfrentariam o Vasco da Gama. Quando a Marinho, dificilmente teria possibilidades de se recuperar a tempo, face à contusão sofrida no olho direito na partida diante do Clube do Remo. Como Raimundo estava recuperado e havia participado do treino, foi confirmado na equipe que enfrentaria o time carioca, com Ari sendo deslocado para a lateral-direita. Jorge Luís, recuperado, retornou em lugar de Buião, expulso na partida contra o Remo.

A vitória classificaria o time vascaíno para a semifinal do Nacional. Já o Sampaio Corrêa tinha poucas chances de classificação. O Presidente da delegação carioca, João Silva, que havia prometido uma gratificação de Cr$ 600 em caso de vitória diante do Tiradentes de Teresina, na partida anterior, anunciou um “bicho” ainda maior em caso de vitória diante dos bolivianos. Em campo, diante de um Municipal completamente lotado, o Sampaio Corrêa foi valente e conseguiu uma vitória à base de muita raça. O primeiro gol foi assinalado aos 25 minutos através de Jorge Luís, depois de uma rebatida de Joel, que tocou em Gaúcho, sobrando para o ponteiro-direito que caia pelo meio, com o mesmo chutando sem chances para Andrada. O segundo gol aconteceu aos 7 minutos da etapa final, através de Dionísio. Jorge Luís cobrou uma falta da direita pelo alto e Andrada largou a bola para Dionísio apenas empurrar para os fundos da rede e decretar a vitória boliviana. 

 Delegação do Vasco da Gama no Aeroporto do Tirirical

 Jogadores do Vasco desembarcando em São Luis

  Jogadores do Vasco desembarcando em São Luis

 Santos, grande nome do jogo, ganha o lance com Luís Carlos

 Ailton bate em Paulo César

 Lourival bate na bola com Fred próximo

 O ataque do Vasco lutando com Djalma no meio campo

 Raimundo ganha a luta com Fred

 Lance da partida

 Joel cabeceia com a marcação de Dionísio

 Roberto vence o duelo com Santos

 Lance do jogo

Dionísio e Joel em luta intensa


FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 2x0 Vasco da Gama (RJ)
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Juiz: José Assis Aragão (SP)
Renda: Cr$ 122.097,00
Público: 17.300 torcedores
Sampaio Corrêa: Orlando; Arizinho, Morais, Raimundo e Santos; Sérgio Lopes e Lourival; Jorge Luís (Lucas), Djalma, Dionísio e Ailton. Técnico: Décio Leal
Vasco da Gama (RJ): Andrada; Paulo César, Joel, Fidélis e Alfinete; Gaúcho e Perez; Luís Carlos (Bill), Fred, Roberto Dinamite e Galdino. Técnico: Mário Travaline

SAMPAIO CORRÊA 2X5 VASCO DA GAMA (TORNEIO IVAR SALDANHA) - 1982

A delegação do Vasco da Gama desembarcou em Junho de 1982 para cumprir uma temporada de dois jogos em nossa capital, pelo Torneio Ivar Saldanha. Os vascaínos viajaram em voo direto do Rio de Janeiro, chegando em nossa capital às 21h30 no Aeroporto do Tirirical, sendo recebido com muita euforia pelos seus torcedores. O único ausente na comitiva carioca foi o lateral-esquerdo Pedrinho, que se encontrava na Europa com a Seleção Brasileira (o Vasco veio a São Luís justamente na paralização do futebol nacional para a Copa do Mundo de 1982). Os demais titulares, incluindo o ídolo Roberto Dinamite, desembarcaram na capital maranhense para duas apresentações, uma diante do Moto Club e outra com o vencedor do confronto entre Maranhão e Sampaio Corrêa. A temporada do Vasco da Gama em São Luís foi orçada em Cr$ 7 milhões. Após o empate em 2 a 2 no Clássico Samará, o Vasco da Gama apenas empatou em 0 a 0 com o rubro-negro maranhense. Diante dos bolivianos, uma sonora goleada pelo lacar de 5 a 2. Apesar dons bons resultados, a passagem vascaína pelo Maranhão causou um prejuízo de Cr$ 2 milhões, já que as rendas não corresponderam às expectativas dos promotores da vinda do clube carioca. As rendas não chegaram nem mesmo a cobrir as despesas só com as cotas do time carioca.

 Atletas vascaínos chegando em São Luis

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 2x5 Vasco da Gama (RJ)
Loca:
Estádio Castelão
Renda: não divulgada
Público: 7.718 pagantes
Juiz: Roberval Castro
Bandeirinhas: José Salgado e Francisco Sousa
Gols: Marquinhos aos 4, Catinha aos 11, Ernani aos 12, Catinha aos 15 e Cabecinha aos 27 minutos do primeiro tempo; Joaquim aos 9 e Roberto Dinamite aos 36 minutos do segundo tempo.
Sampaio Corrêa: Marcial; Chinô, Galote, Ferreira e Mendes (Ivanildo), Rosclin, Joaquim (Moreira) e Vander; Fernando, Cabecinha e Bimbinha. Técnico: Nelson Gama
Vasco da Gama (RJ): Mazzaropi; Serginho, Nei (Rondineli), Ivan e Gilberto; Dudu, Ernane (Gerson) e Cláudio Adão; Catinha (João Carlos), Roberto Dinamite e Marquinhos (Renato Sá).  Técnico: Antônio Lopes
 
SAMPAIO CORRÊA 0x3 VASCO DA GAMA (COPA DO BRASIL) - 1993

Invicto há 27 jogos até então, o Vasco da Gama estreou na Copa do Brasil de 1993 diante do Sampaio Corrêa, em São Luís. A equipe vascaína estrearia na competição após a vergonhosa eliminação na mesma competição no ano anterior, quando foram derrotados pelo CSA de Alagoas em pleno São Januário, em 1992.

Ao contrário dos anos anteriores, quando era uma verdadeira festa quando a imprensa anunciava o Vasco da Gama em São Luís, poucos torcedores e curiosos foram ao Aeroporto do Tirirical acompanhar o desembarque do time carioca, que aconteceu às 13h13 do dia 08 de Março, em voo da Vasp. A comitiva veio chefiada por Melquíades Mariano, diretor da CEF e foi recepcionado por Pedro Vasconcelos, Presidente do Sampaio Corrêa, e Domingos Leal, diretor técnico da CBF. A delegação foi instalada no Hotel Quatro Rodas, no Calhau.

O Sampaio Corrêa contava com o atacante Mazolinha para a partida. O jogador, que era a principal dúvida no ataque boliviano, se recuperou a tempo e foi confirmado na partida contra os cariocas. O time boliviano entrava confiante para a partida, sobretudo após a vitória por 1 a 0 diante do Maranhão, pela Taça Cidade de São Luís.

Todas as providências foram tomadas para que o torcedor tivesse mais motivos para ver o Vasco da Gama em São Luís. O problema do transporte coletivo foi resolvido e as empresas garantiram linhas de ônibus até depois da meia-noite, só encerrando quando não houvesse mais passageiros procedente do Castelão. Linhas especiais também foram lançadas de bairros direto para o estádio, facilitando o deslocamento dos torcedores. O esquema de segurança também foi reforçado. O Bptran entrou em ação, orientando os motoristas antes de depois da partida.

Antes do desembarque em São Luís, a equipe treinada por Joel Santana havia vencido o Botafogo por 2 a 0 e chegava à capital maranhense mais favorito do que nunca. E em campo a equipe carioca mostrou o porque do favoritismo: o Sampaio Corrêa não resistiu à grande fase do Vasco e acabou goleado por 3 a 0, em jogo realizado no Castelão. O quadro cruzmaltino apresentou um futebol de toques rápidos e muito bem aplicado taticamente. Logo aos 4 minutos, Carlos Alberto Dias fez 1 a 0 num gol que desarou qualquer pretensão do quadro boliviano em dificultar as ações. Ainda no primeiro tempo, Bismark aumentou para 2 a 0, enquanto Valdir, no segundo tempo, numa jogada rápida, fez 3 a 0. 

Jogadores do Vasco da Gama desembarcando

 Geovane, do Vasco, desembarcando em São Luis

 Atletas vascaínos após desembarque no Tirirical

 Vasco da Gama saudando a sua torcida do Castelão

Juca Baleia (caido) e Nenê não puderam impedir o primeiro gol do Vasco feito por Carlos Alberto Dias (fora da foto)

   Primeiro gol vascaíno

 FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 0x3 Vasco da Gama (RJ)
Loca:
Estádio Castelão
Juiz: Lineu Lisboa (PI)
Bandeirinhas: Valdir Lima Vieira (PI) e José Steifell Araújo (PI)
Renda: não divulgada
Público: 34.283 pagantes
Gols: Carlos Alberto Dias aos 17 e Bismarck aos 39 minutos do primeiro tempo; Valdir aos 15 minutos do segundo tempo
Sampaio Corrêa: Juca Baleia; Luís Carlos, Toninho, Nenê e Catita; Zé Carlos, Júlio César e Junior; Baroninho (Carlos Alberto), Izone e Mazzolinha. Técnico: Meinha
Vasco da Gama (RJ): Carlos Germano; Pimentel, Jorge Luís, Tinho e Cássio; Luisinho, Carlos Alberto Dias (Leonardo) e Bismarck; Valdir, Leandro e William (Geovane). Técnico: Joel Santana

 VASCO DA GAMA 2x1 SAMPAIO CORRÊA (COPA DO BRASIL) - 1993

O Sampaio Corrêa viajou ao Rio de Janeiro com uma missão praticamente impossível: derrotar o Vasco da Gama com quatro gols de diferença para se classificar à próxima fase da Copa do Brasil. Antes do embarque para o Rio de Janeiro, o Sampaio Corrêa venceu o Vitória do Mar pelo placar de 3 a 0, pela Taça Cidade de São Luís. O Presidente Pedro Vasconcelos aproveitou a estadia na capital carioca para fechar a vinda de alguns reforços para o Tricolor, que foram colocados à disposição pelo diretor vascaíno Eurico Miranda.  O Vasco da Gama, o então campeão carioca invicto de 1992, mantinha a invencibilidade de agora 28 jogos – 20 vitórias e 8 empates, sendo a sua última derrota, curiosamente, pela Copa do Brasil do ano anterior, para o CSA de Alagoas.

Para a partida diante dos bolivianos, o Vasco colocou o seu segundo quadro, do qual fazia parte o meia Geovani. O técnico Joel poupou a equipe principal para o jogo de domingo diante do Fluminense, pelo Primeiro Turno da Taça Rio. O time do Sampaio Corrêa viajou mudando em relação à equipe que foi goleada na primeira partida. O treinador Meinha, cuja situação à época, não era boa, sacou Toninho da zaga central e colocou Ivanildo. No ataque, Baroninho deu lugar a Bimbinha.

Apesar do temor em sofrer uma goleada, como aquela sofrida pelo próprio Sampaio Corrêa em 1977, pelo placar de 8 a 1 para o Flamengo Maracanã, o Sampaio perdeu de apenas 2 a 1 para o time reserva do Vasco da Gama. Aos 32 minutos Vitor abriu o marcador, aproveitando a bola largada pelo goleiro Juca Baleia, em chute à queima-roupa de Leonardo. Bismark, três minutos depois, lançou França, que aumentou para 2 a 0. No segundo tempo, Bismark perdeu um pênalti e o Sampaio Corrêa descontou com Léo. O time cruzmaltino passou à fase seguinte, encarando o Clube do Remo. 

 Juca Baleia rebate mal e o Vasco abre o placar

 Segundo gol do Vasco

 Pênalti cobrado e desperdiçado pelo Vasco

 Gols do Sampaio Corrêa, após vacilos da defesa vascaína

FICHA DO JOGO

Vasco da Gama (RJ) 2x1 Sampaio Corrêa
Local:
Estádio São Januário
Juiz: Wilson Marcelino Dias
Renda: Cr$ 5.620.000,00
Público: 110 pagantes
Gols: Vitor aos 32 e Bismark aos 35 minutos do primeiro tempo; Léo aos 11 minutos do segundo tempo
Vasco da Gama (RJ): Márcio; Pimentel, Alê, Alex e Ronald; Lusinho (Bismark) (Sidney), Geovani, Bruno Lima e Vitor; França e Leonardo. Técnico: Joel Santana
Sampaio Corrêa: Juca Baleia; Rói, Ivanildo, Nenê e Catita; Mazolinha (Léo) e Júnior; Izone (Toninho) e Bernardino. Técnico: Meinha

Um comentário: