terça-feira, 20 de maio de 2014

Vitória do Mar 3x1 Sampaio Corrêa - Campeonato Maranhense de 1952


Relato do jogo Vitória do Mar 3x1 Sampaio Corrêa, dia 14 de Outubro, pelo Campeonato Maranhense de 1952, ano do debut do time da estiva na elite do futebol maranhense. Na ocasião do seu primeiro campeonato profissional, o Vitória do Mar conquistou de forma invicta o título de campeão maranhense. Naquele ano, a competição contava ainda com a participação do Sampaio Corrêa, Moto Club, Maranhão Atlético Club e Gonçalves Dias. O Estadual de 1952 foi disputado de uma forma bem simples: todos contra todos e o campeão seria conhecido após a conquista do maio número de pontos ao final. O Sampaio Corrêa ficou com a segunda colocação, ano do único título da história do Vitória do Mar. O artilheiro daquele ano foi Mozart, do MAC, com 9 gols. Ivan e Gafanhoto foram os artilheiros do Vitória do Mar naquele ano, com 4 gols. A base da equipe campeã, treinada pelo ex-zagueiro motense Waldemar Almeida (pai do também zagueiro motense Alzimar) era a seguinte: Batatais, Misael e Chico; Lourival, Leônidas e Rocha; Abimael, Ivan, Gafanhoto, Ferreira e Chapola.

 Gol de Galego, do Sampaio Corrêa, vendo-se Batatais no chão e o zagueiro Misael aproximando-se das redes para apanhar a bola.

Time do Sampaio Corrêa antes da partida contra o Vitória do Mar

Confirmou o Vitória do Mar a sua supremacia sobre o Sampaio Corrêa, ontem a tarde, ao sair vencedor da partida de campeonato pelo escore de 3x1, placar esse que traduz fielmente o que foi o desenrolar da peleja, onde os atletas da Estiva, demonstrando um bom preparo físico e muita fibra, não tiveram dificuldades para levar de vencida ao quadro sampaíno. Dessa maneira, o Vitória do Mar ficou isolado na liderança da tabela. Regular assistência compareceu ao Estádio Santa Izabel, pois pelas suas bilheterias passou a importância de Cr$ 3.618,00.

O JOGO – Precisamente às 16 horas deram entrada na cancha as duas equipes, com as seguintes constituições: Vitória do Mar – Batatais. Misael e João Cinco; Lourival, Gordo e Zé Rocha; Gafanhoto, Benedito, Abmael, Ivan e Lobato; Sampaio Corrêa – Baltazar; Cosmo e Quadrado; Fritas, Gegeca e Coroba; Henrique,Galego, Batistão, Lourival e Garcia. Iniciado o jogo, notou-se equilíbrio nas duas equipes, pois quando os sampaínos atacavam, imediatamente surgia o contra-ataque.

O PRIMEIRO GOL – Aos 6 minutos de jogo, num dos contra-ataques do Vitória do Mar, Ivan deu na frente de Abmael, o qual imediatamente passou por Gegeca e na corrida venceu Quadrado, atirando enviesado a gol, vencendo Baltazar. Estava consignado o primeiro tento da tarde. Os sampainos deram nova saída, procurando igualar o marcador, porém a defesa do clube da Estiva sempre vigilante, cortava todas as pretensões dos atacantes do Tricolor de São Pantaleão.

O SEGUNDO TENTO – Assinalava o cronômetro 11 minutos de luta quando o Vitória do Mar foi ao ataque, pelo setor direito, desta vez por intermédio de Gafanhoto, que centrou perigosamente. Baltazar defendeu desviando a pelota a escanteio, porém a mesma tomou efeito, bateu no trave e voltou  Abmael, que, de cabeça, decretou pela segunda vez a queda da meta sampaína. A partir desse momento, o Sampaio lutou bravamente para igualar o marcador, submetendo o arco de Batatais a cercado bombardeio, porém o arqueiro do Vitória estava sempre atento, fazendo eletrizantes defesas, algumas das quais fizeram com que o público vibrasse.

TERCEIRO GOL – Eram decorridos apenas 8 minutos de luta da etapa final. Cobrado intermédio de Zé Rocha violentamente o placar foi aumentado para 3x0. Desse momento em diante o Sampaio passou a jogar apenas para conservar o escore, se bem que em alguns lances Batatais se esforçasse para fugir a marcação de Misael. Por outro lado, o Vitória do Mar jogava também para conservar o escore, como estava, em consequência dessa nova tática do grêmio da Estiva, criou o Sampaio um pouco de alento, passando a pressionar fortemente o reduto final do Vitória do Mar.

O TENTO DE HONRA – Coroando de êxito essas investidas, aos 26 minutos de jogo Batistão, de posse da pelota, deu na frente de Galego, tento Gordo falhado no lance. Galego então aproximou-se o máximo que pôde e atirou indefensavelmente, consignando o tento de honra de sua equipe. Nova saída foi dada e novamente o jogo violento foi posto em prática, apesar da rápida intervenção do juiz, mesmo assim foi Gordo atingido deslealmente, sendo obrigado a retirar-se de campo por alguns minutos. Nesse panorama de ataque e contra-ataques, a maioria das vezes sem cunho de noção, chegou a partida a seu término, com o placar pro Vitória do Mar pelo escore de 3x1, o qual dessa maneira ratificou a sua vitória anterior sobre o Sampaio Corrêa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário