Matéria de 12 de março de 1981:
Iniciando a decisão da Taça Giulite Coutinho, o Sampaio Corrêa joga hoje a partir das 21 horas no estádio Alberto Silva com o River, num jogo sem muitas atrações e que não chegava até ontem a despertar a atenção dos torcedores maranhenses.
O Sampaio vem de uma campanha bastante monótona no campeonato brasileiro e mais recentemente empatou com o Mearim E. Clube, em Bacabal. Sua equipe está um tanto modificada, em consequência das dispensas que foram feitas pela diretoria. Mas a base é praticamente a mesma, com exceção do meio-campo, onde Magela ganhou a posição de titular e Rosclim passou para a reserva.
No jogo de hoje, Cabrera retornará à posição de lateral-direito, no lugar de Terezo, que está sendo negociado com o Botafogo de Ribeirão Preto. A missão é das mais espinhosas, porquanto o craque boliviano deverá fazer falta não só pelo seu espírito de liderança, como pela capacidade tática e técnica demonstradas no campo de jogo.
O técnico auxiliar Paraíba lançará um meio-campo que fez sucesso no campeonato estadual, contando com Pablito e Maia e isto vai alterar a maneira de atuar do time, que voltará a ter um toque de bola mais curto neste setor.
O River fez uma campanha razoável no campeonato nacional, apesar de ter sido incluído numa chave bastante difícil. Mas dentro de sua casa, mostrou que é valente, tendo obtido vitórias expressivas contra o Fluminense RJ e Atlético Mineiro.
...
Bimbinha não viajou com a delegação - o ponteiro-esquerdo Bimbinha não acompanha a delegação do Sampaio que seguiu ontem à noite para Teresina e que hoje atua contra o Flamengo do Piauí. O jogador comunicou ontem pela manhã ao treinador Paraíba, que havia sentido problemas de tornozelo e que preferia ficar em São Luís, em tratamento de saúde com o médico Milon Miranda.
Outro jogador que sentiu-se mal e pediu para não ser incluído na delegação é o meio-campo Toninho, que também fica em São Luís, entregue ao departamento médico tricolor.
Como Pacheco e Magela estão treinando bem ganharam as posições de titulares na ponta-esquerda e no meio-campo, Paraíba não chegou a ter qualquer preocupação com a saída de Bimbinha e Toninho.
No treino de ontem pela manhã, outro jogador que não compareceu para treinar foi o zagueiro Cabrera, que alegou ter sentido problemas estomacais. Mesmo assim, sua presença está garantida no jogo desta noite.
A delegação do Sampaio seguiu chefiada por Manoel Amaral, tendo ainda levado o roupeiro Lucas, o massagista Joel e o enfermeiro Luís Carlos, além do técnico Paraíba e os seguintes atletas: Passarinho; Cabrera, Darci Munique, Ceará, Celso Silva, Magela, Pablito, Maia, Fernando, Cabecinha e Pacheco, que formam o time titular. Marcial, Joaquim, Vander, Ribinha e Rosclim, como reservas.
Segundo Paraíba, seu time se comportará de maneira simples, não havendo qualquer esquema defensivo em função do segundo jogo estar programado para São Luís.
A delegação retorna logo após o jogo e faz um treino leve no sábado pela manhã, com vistas ao amistoso de domingo no Municipal contra o Maranhão.
...
Sima e Duilio desfalcam River no primeiro jogo - o time do River não deverá contar com dois dos seus melhores jogadores na partida de hoje contra o Sampaio Corrêa. Duilio, o goleiro, está viajando para Brasília, onde trata de assuntos da Associação Profissional dos Atletas do Piauí, será substituído pelo reserva Bartolomeu. Sima, que está sem contrato, também estará fora da partida. Ele ainda está discutindo as bases contratuais com o River, mas as duas partes não chegaram ainda a um acordo. Acredita-se que o jogador dificilmente continuará na equipe, porquanto a pedida é muito alta, segundo os dirigentes riverinos.
Apesar de reconhecerem que o jogo não oferecerá maiores atrativos, os dirigentes do River acreditam que uma renda superior a duzentos mil cruzeiros passará pelas bilheterias do “Albertão”, porque, desde a desclassificação do time na Taça de Ouro, que o piauiense não vê futebol.
O River realizou hoje pela manhã seu coletivo-apronto, com Mormaço definindo a equipe que começará jogando, com
Bartolomeu; Carioca, Paulo César, Caucaia e Bitonho; Ubirani, Nascimento e Meinha; Edmar, Reginaldo e Victor.
Na última oportunidade em que o River enfrentou o Sampaio, a partida terminou de 4×1 para o River, em jogo disputado em Teresina.
...
Disputando a primeira partida da Taça Giulite Coutinho, em Teresina, o Sampaio empatou ontem à noite com o River em 1 × 1. Os gols foram anotados na etapa final (12 min) através de Bitonho para o River e aos 15 minutos por intermédio de Magela para o Sampaio. A renda somou Cr$ 49.960,00 com apenas 863 pagantes.
.............
Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2,
publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94
novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos
gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário