terça-feira, 22 de julho de 2014

Coronel Eurípedes Bezerra


Matéria de Edivaldo Pereira Biguá e Tânia Biguá, página "Onde Anda Você?", do Jornal O Estado do Maranhão, de 11 de Maio de 1998

Em 1956 Eurípedes Bezerra esteve reunido com um grupo de amigos desportistas no Lítero, dentres eles Gedeão Matos, Rubem Goulart, Nego Braga, irmãos Marista Tárcisio e Pio, Nepumoceno, Cel. Júlio, Ten. Macedo e Cel. Riod

O primeiro professor de Educação Física do Maranhão a ingressar em um curso superior foi o Coronel Eurípedes Bezerra, em 1941. Um atleta do quartel, que acatando um pedido do Governador Paulo Ramos, foi estudar no Rio de Janeiro como aluno da Escola de Educação Física do Exército. Se tornou orgulho para sua terra e sua gente, que ele ama como ninguém.

Eurípedes Bezerra é da época em a ginástica escolar dava seus primeiros passos através dos professores leigos Luis Aranha e Tenente Bonifácio. Quando aceitou ir ao Rio de Janeiro, o sargento de 26 anos, vindo de Presidente Dutra, jamais poderia supor que entraria para a história. Era apenas um oficial, que cumpria ordens de seus superiores com extrema humildade para o bem do seu Estado. Na então capital federal, estudou ininterruptamente por nove meses, com aulas pela manhã e pela tarde.

Em 1942 voltava à capital maranhense, cheio de novos conhecimentos e passava a trabalhar nos colégios Marista e São Luís. Introduzia em suas aulas o método francês, que buscava o aprimoramento da condição física dos alunos de exercícios de aquecimento, lançar, saltar, trepar, atacar e defender. Disciplinado aos extremos e ao mesmo tempo muito espirituoso, adepto de versos rimados e acrósticos, dizia às suas turmas que as atividades deveriam seguir o método CAGADO: C – Contínua (para que não sofresse interrupção); A – Alternada (exercícios com menor e maior carga); G – Graduada (para não cansar); A – Atraente (para que todos se sentissem impelidos a praticar); D – Disciplinada; O – Observada (para que as falhas pudessem ser corrigidas pelo professor).

Incentivo aos novos – Como era necessário o surgimento de novos professores de Educação Física para o atendimento da demanda – já despertada para a importância da prática de atividades físicas – Eurípedes Bezerra deu incentivos para que os outros apaixonados também buscassem uma formação de nível superior no Rio de Janeiro. Um movimento que foi crescendo a partir de 1942 com a ida para a Escola Nacional de Educação Física de renomados maranhenses, dentre eles os médicos Alfredo Duailibe, Carlos e Laura Vasconcelos e os professores Rubem Goulart, Mary Santos, Lenir Ferreira, Maria Dourado, Nego Braga, Zé Rosa, Rinaldi Maia e Dimas Araújo.

Com o passar dos anos, São Luís teve um aumento significativo do número de profissionais. O governo fazia a parte dele criando órgãos ligados à área e realizando cursos para a formação de outros professores, contando com a ajuda daqueles que haviam saído das Escolas Nacional do Exército de Educação Física. Eurípedes Bezerra dava sua colaboração preparando instrutores e monitores por todo o Estado.

 Ao lado de Nadir, sua esposa

Mesmo com tanto trabalho pela frente, ele continuou por 27 anos nos colégios São Luís e Marista. Seu maior orgulho é ter sido professor de pessoas do quilate de José Sarney, João Alberto, Ribamar Fiquene, João Catelo, Evandro Sarney, João Miranda Sobrinho, Eurico Ribeiro, dentre outras personalidades. Integram ainda essa relação os generais Jesus Silva. Oswaldo Gomes, José Maria Nova da Costa e Murilo Tavares. Dois dos seus alunos chegaram a disputar competições internacionais de atletismo: Ari Façanha de Sá e José Quadros.

Vida de político – Paralelamente à profissão de professor de Educação Física, Eurípedes Bezerra foi um militar incansável, que nos postos de soldado e coronel teve a honra de servir a vários governos. Delegado deslocado para manter a ordem em centenas de municípios maranhenses, obteve prestígio pela segurança e tranquilidade que conduzia situações delicadas. Sua afinidade com políticos contribuiu para que fosse eleito vereador em São Luís e suplente de Deputado Estadual com o célebre número 2229, que ele fazia soar como uma locomotiva. O nome Eurípedes vinha complementando o somo do apito da locomotiva. Chegou a ser também prefeito eleito de Imperatriz em 1967, na mesma campanha que elegeu José Sarney para Governador.

Nessa administração, ajudou na construção do Parque do Bom Menino, de propriedade do Governo do Estado. E levou vários professores para ministrar aulas aos alunos das escolas públicas.

Tudo pela pátria – Integrante da Liga da Defesa Nacional, é ainda hoje responsável pela abertura da semana da pátria. Por ocasião dos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972, levou vários alunos do Maranhão para as festividades em São Paulo. Na posse do Presidente João Figueiredo, também coordenou o deslocamento de 110 pessoas dos municípios maranhenses até Brasília, cumprindo um dever cívico, como gosta de frisar.

Um comentário:

  1. Hugo, estamos construindo um memorial do Prof. Dimas... o que voce em dele - fotos, prncipalmente... para que possamos deixar para a posteridade?

    ResponderExcluir