A delegação do Sampaio seguiu cedinho no dia 24 de janeiro de 1981 para Belo Horizonte, onde jogou no dia seguinte com o Cruzeiro, em partida do grupo “D” do campeonato brasileiro, Taça de Ouro.
O técnico Otacy Viana até a véspera da viagem não havia definido todos os integrantes da delegação, porque dependia de uma revisão médica em todos os jogadores. É possível que o goleiro Marcial seja incluído na viagem, porque melhorou bastante do calo no pé. Se não for liberado pelo dr. Milion Miranda, o arqueiro titular continuará de fora e Passarinho será mantido, enquanto Taumaturgo mais uma vez estará no banco de reservas.
A equipe segue credenciada pelo bom desempenho no jogo da última quinta-feira, diante do Santa Cruz e até otimista quanto à possibilidade de uma vitória sobre o time estrelado mineiro.
Ontem, o assunto dominante na cidade ainda foi a infelicidade tricolor na partida de anteontem, com a torcida falando bastante da falta de sorte, principalmente por parte de Bimbinha e reclamando ainda da arbitragem que deixou de marcar um penal praticado em Cabeceinha.
Como o Cruzeiro não atravessa boa fase, embora venha de um excelente triunfo em Belém — 3x1 no Paysandu — os “bolivianos”, agora cheios de moral e acreditando no seu futebol, partem otimistas em busca de um resultado satisfatório.
..
Ainda motivado pela exuberante apresentação do time na semana passada, quando goleou o São Luiz de Porto Alegre por 6 a 0, o Cruzeiro já não é mais aquele time intranquilo que sua torcida exigia com pedaços de pau e outros objetos no estádio Mineirão em Belo Horizonte. A apresentação em Três Corações foi a prova de que o time poderá fazer bonito não somente em casa, mas também fora de seus domínios. E é isso que espera a torcida mineira.
O técnico Ênio Andrade já conseguiu dar um padrão de jogo ao time, que agora começa a jogar com mais objetividade. O time azul já mostra boa movimentação em campo, principalmente com a presença de Joãozinho, do Santa Cruz, Nelinho, Piazza e Roberto César no ataque.
O goleiro Raul também se destaca com suas defesas seguras e tranquilas. A presença de jogadores como Eduardo, Cléber, Vanderlei, Luiz Eduardo, Rosemiro e Marcelo possibilita a Ênio Andrade utilizar várias formações de meio campo e ataque. Assim, o Cruzeiro, que durante o campeonato mineiro vinha apresentando um futebol instável, pode terminar o torneio em boa posição na tabela de classificação.
O garoto Joãozinho, que veio do Santa Cruz de Recife, continua mostrando aquele bom futebol de sempre. Com jogadas rápidas e dribles curtos, Joãozinho é a principal peça de ataque do Cruzeiro e quem pode quebrar as defesas adversárias. No jogo de domingo, o ponta-esquerda fez dois gols e participou de várias jogadas de ataque que resultaram em gols do time mineiro. A torcida vibrou com sua atuação e já o considera o novo ponteiro-esquerdo do Brasil.
..
O técnico não quis adiantar à imprensa, antes da viagem, mas é certo que o Sampaio jogará retrancado hoje contra o Cruzeiro. Suas opções de ataque se resumirão nos contra-golpes em velocidade, sobretudo pelos flancos, com jogadas ensaiadas por Cabeçinha, através de lançamentos feitos por Zé Ivan e Magela. Esse mesmo esquema de jogo deverá ser repetido no Maracanã, na próxima quarta-feira contra o Flamengo.
MARCIAL
O goleiro Marcial poderá retornar ao time hoje. O momento do jogo contra o Sampaio poderá permitir que o técnico Ênio Monteiro faça essa experiência. Ambas as defesas são muito grandes em virtude de ter menos jogadores de meio-campo e de ataque. Assim, as possibilidades de gols são menores, embora consideravelmente o céu no estádio do Mineirão contribua para um espetáculo melhor. A volta de Marcial, além de dar mais tranquilidade à defesa pela sua experiência, coloca a equipe azul em posição de reserva. A volta de Marcial dá mais tranquilidade à defesa pela sua experiência.
...
O técnico Olegário Viana, preocupado com o excesso de mudanças dos jogadores, já havia advertido antes do resultado do jogo com o Sampaio (1x1), a delegação do Cruzeiro (XL) de regressar do Sampaio Correia onde jogou sábado com o Flamengo.
Os jogadores retornaram muito bem ao treinamento matinal, quando o treinador definiu a zaga da Gama, em Jajá e Luiz Carlos.
A principal dúvida é saber se haverá condições de Capita Tostão, Piquito e os meias-direitas que se machucaram no Mineirão sábado.
O Flamengo está de folga e treinando forte para o título após a derrota para o Passarinho (3x0) e tudo ficará para o jogo de quinta-feira no Maracanã com o Cruzeiro.
Entre os jogadores que interessam ao Cruzeiro estão os mineiros: Lê, Beto e Totonho, muito bem no torneio de Marajó, além do zagueiro que entraria no time a onze que entraria hoje.
Arlindo poderá ser examinado. Se não tiver condições de atuar, será substituído por Fernando.
Satisfação e elogios de Passarinho (técnico do SOT) ao comportamento da nova geração de jogadores, quando provou ser um time aplicado e obediente na decisão contra o Flamengo (empate no Maracanã). O treinador Olegário Viana também continua como técnico interino do clube.
O ponta-esquerda Bimba, que há dois anos saiu do Zé Carlos e foi para o Flamengo, está de volta. Condições ainda não são totalmente confirmadas. A principal problema: titular ou apenas reserva? Consultas se fazem no tempo certo. A volta de Dudu para o Flamengo é quase certa.
.............
Vem ai o livro ALMANAQUE DO FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO: PEQUENAS HISTÓRIAS VOLUME 2,
publicação do professor Hugo José Saraiva Ribeiro, um apanhado de 94
novas passagens curiosas que aconteceram dentro e fora dos nossos
gramados. Clique AQUI para saber mais sobre o novo livro, que será lançado no segundo semestre pela Livro Rápido Editora e tem patrocínio da Max Vetor, Tempero Caseiro e Sol a Sol (Energia Renovável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário