sábado, 13 de outubro de 2012

Rodrigo Ramos, o "Paredão" do Sampaio Corrêa



Hoje o Blog “Futebol Maranhense” vai abrir uma exceção. Posto sempre aqui restritamente coisas do nosso futebol antigo, como formações de grandes clubes e biografias dos craques do passado, até mais ou menos o início da década de 2000. Hoje, porém, vou prestar uma pequena homenagem a um grande ídolo e grande ser humano. E nada mais justo do que dedicar este post ao grande nome do futebol maranhense na atualidade.

A INFÂNCIA

Acostumado a jogar bola na rua e no campinho perto de casa, com os pés sempre maltratados por causa do esporte, o garoto Rodrigo Ramo já sabia o que queria desde criança. Como a maioria dos garotos apaixonados por futebol, seu sonho sempre foi ser um grande jogador de futebol. Apesar da sua forte ligação com o Estado de Goiás, Rodrigo Ramos Massensini é paulista, nascido a 19 de Agosto de 1979 na cidade de Indiaporã (SP). Filho de Mariza Ramos Massensini (uma aposentada enfermeira mineira) e Domingos Miguel Massensini (paulista, trabalha na construção de barragens), Rodrigo é o segundo filho de quatro irmãos – Além dele, há ainda Alessandra, Ariana e Andressa. Devido à profissão do seu pai, que trabalhava na Camargo Corrêa, logo cedo a família mudou-se para a cidade de Tucuruí, no interior do Pará, onde o agora ídolo boliviano morou até os 10 anos de idade. Em 1989, com o término dos serviços na Usina de Tucuruí, novamente a sua família mudou-se e fixou residência na cidade de Minaçu, interior de Goiás, para a construção da usina de Serra da Mesa. Foi nessa cidade, inclusive, que Rodrigo passou a infância e boa parte da adolescência, daí a sua identificação com Goiás. 

 Aniversário de cinco anos



 
Em Minaçu, ainda criança, o futuro camisa 1 estudou no Colégio Pitágoras e foi lá que começou a jogar futebol. Entre as onze posições, queria ser um lateral-direito, mas não tinha muitas oportunidades, como ele mesmo definiu: “Era muito fraco”. Mas a sorte começou a mudar quando, na falta de um goleiro, o treinador pediu que fosse para o gol. “Na primeira oportunidade, chutaram uma bola e eu a defendi. O cara achou que eu podia ser um bom goleiro. A partir dai, me destaquei bastante. Profissionalmente, nunca pensei em mudar de posição”, afirma.

 RR qd criança no time da SAMA em Minaçú-GO (1991)

Aos 14 anos de idade, Rodrigo recebeu o convite de um olheiro pata jogar profissionalmente em Goiânia, a 530 km de Minaçu. O jovem, é claro, não hesitou para decidir ir morar sozinho e tentar a carreira nas categorias de base do Atlético Goianiense, o seu primeiro clube na carreira e por onde permaneceu durante cinco anos (de 1994 a 1997).

No Atlético Clube Goianense (1994 a 1999)

Desde então, Rodrigo Ramos passou por diversos clubes: Minaçu Esporte Clube (MEC), de Goiás; Clube Recreativo e Esportivo Tocantins; Palmas Futebol e Regatas, do Tocantins; Grêmio Esportivo Inhumense, de Goiás; e Guará Esporte Clube, de Brasília. 

 No Palmas, em 2001

 Inhumense (2003)

Lances de Rorigo Ramos pelos clubes - PARTE 1

Lances de Rorigo Ramos pelos clubes - PARTE 2

 No Treze, em 2008

 Rodrigo Ramos em sua apresentação no Treze, da Paraíba

O paredão do Treze, Rodrigo Ramos, é entrevistado

IMPERATRIZ

Em 2003, a sua primeira passagem pelo futebol maranhense, defendendo as cores da Sociedade Imperatriz de Desportos, onde, a princípio, a proposta era de ficar por apenas 3 meses. Acabou conquistando a titularidade no time e permaneceu por 5 anos. Em 2005, Rodrigo Ramos conquistou o título de Campeão Maranhense pelo Imperatriz. E foi nesse mesmo ano que o goleiro conheceu e casou-se com a imperatrizense Paula Delane Delane Lucas Tavares, Administradora de Empresas. O fruto dessa relação é o garoto Rafael Delane Massensini, de quatro anos (Rodrigo também é pai de duas meninas – Maria Eduarda, de 8 anos, e Bruna, de 6 anos, que moram no Goiás).

 Imperatriz Campeão Maranhense em 2005

 Com a camisa do Imperatriz




 Rodrigo Ramos entregando a camisa do time ao prefeito de Imperatriz Ildon Marque, dia 13 de Outubro de 2007

 Com Romerito, do Sport, em jogo da Copa do Brasil de 2007

No dia 10 de Julho de 2005, o Imperatriz chegou à decisão do Campeonato Maranhense e Rodrigo Ramos chegaria ao seu primeiro título pelo Cavalo de Aço. Na ocasião, em jogo realizado no estádio Nhozinho Santos, o Imperatriz so treinador Pedro Rocha Filho venceu o Moto Club pelo placar de 3x2 e levou a taça de campeão. O jogo, aliás, nem chegaria ao seu final: a partida foi suspensa aos 25 minutos do segundo tempo, em virtude de uma briga generalizada, ocasionando a expulsão dos atletas Jean Carioca, Jean Marcelo, Junior, Marcinho, Clayffi e Ricardinho. Cosme, do Moto Club, foi parar no hospital. O Imperatriz foi campeão com a seguinte formação: Rodrigo Ramos, Clayffi, Nenê, Denis e Aelson; Ralf, Cristiano e Dinar; Ricardo (Ivan), Rubsen e Edu Chiquita

 Matéria sobre a decisão do Campeonato Maranhense de 2005

 Carreata da Vitória - Cavalo de Aço 2007

SAMPAIO CORRÊA

Mas foi em 2008, após uma rápida passagem pelo Treze de Campina Grande, que Rodrigo Recebeu o convite do Sampaio Corrêa para vestir a camisa número 1 do Tricolor. Após desembarcar na capital maranhense, fixou residência com sua família no confortável bairro do Turú e escolheu a nossa cidade para criar seu filho, que chegou aqui com apenas 5 meses de idade. O seu primeiro treino com a camisa do Tricolor registrou-se no dia 9 de Maio de 2008, nove dias antes da sua estreia pelo Tricolor: no jogo Chapadinha 0x2 Sampaio Corrêa, dia 18 de Maio, no Estádio Lucidio Frazão, Rodrigo Ramos iniciava a sua belíssima trajetória no gol da Bolívia Querida – posto que, aliás, ocupa há quatro anos e meio, com a titularidade absoluta. Sobre a estreia de Rodrigo pelo Tricolor, eis a formação em sua primeira partida oficial: comandado pelo treinador Celso Teixeira, o Sampaio Corrêa entrou a campo naquela ocasião com Rodrigo Ramos; Wender, Mímica, Toninho e Tica; Pablo, Washington, Paulo César, Leandro Maragon, Elber e Kena, em partida válida pelo Campeonato Maranhense. 

 Em seu primeiro treino no Sampaio Corrêa, dia 9 de Maio de 2008







 Com o filho Rafael

 Na "Batalha da Ilha do Retiro", após o empate e classificação diante do Sport, em 2011







 Premiado em duas categorias: "Melhor goleiro do Campeonato Maranhense 2008" e "Craque do Estadual"

 Recebendo o Trófeu Maranhense 2008, realizado pela TV Tropica

 Recebendo o carinho da torcida

 Tricampeonato Maranhense em 2012

 Paixão pelo Sampaio Corrêa

 Jogo que garantiu o acesso à Série C em 2012

 Prestigiando o lançamento do meu primeiro livro, "Sampaio Corrêa, uma Paixão dos Maranhenses"

Gratidão eterna ao nosso Paredão por esse dia

 Rodrigo Ramos e um fã

 Rodrigo sendo recepcionaod por amigos e fãs em seu condomínio

Com o grupo Atletas de Cristo

 Recepcionaod no aeroporto após a classificação em Recife, pela Copa do Brasil de 2011

 Após o empate contra o Sport (PE), Rodrigo e atletas são recepcionados no aeroproto pela torcida

 Troféu Mirante

 Troféu Mirante. Recebendo a premiação das mãos do jornalista Werton Araújo

 Recebendo mais um prêmio na sua vitoriosa carreira

 Copa do Brasil de 2010, em Curitiba, contra o Atlético-PR

 Presente do ex- preparador físico do Sampaio e atualmente no São Paulo, Hamilton Tavares: uma camisa com dedicátoria e autografada pelo goleiro Rogério Ceni

 Apoiando a campanha, sempre!

 Rodrigo e Rafael durante a festa de 10 anos da Torcida Organizada Tubarões da Fiel

 Recebendo homenagem durante a festa de 10 anos da Torcida Organizada Tubarões da Fiel

Suas duas grandes paixões: o futebol e a Bolívia Querida

Com um fã

No dia 16 de Fevereiro de 2012, durante a vitória sobre o Sabiá por 4x0, Rodrigo chegou à impressionante marca de 200 jogos pelo Sampaio, feito este que lhe rendeu diversas homenagens, como placas entregues por algumas torcidas organizadas e até da própria diretoria. Tricampeão maranhense (2010/11/12) e titular absoluto no gol da Bolívia, o craque recebeu da imprensa e da torcida o sugestivo apelido de “Paredão”. E a premissa se reafirma a cada jogo e a cada importante defesa. Muito identificável com a torcida, Rodrigo incorporou em definitivo o espírito de luta. A cada grande defesa, ele vibra como se tivesse feito um gol. E esse espírito de bravura o colocou no patamar de ídolo da nova geração de bolivianos. Mais abaixo, deixo na íntegra o texto da carta entregue pela torcida Paixão Tricolor quando da ocasião dos 200 jogos do Paredão pelo Tricolor

 Homenagem da torcida "Paixão Tricolor"

Placa em homenagem ao goleiro Rodrigo Ramos pelos seus 200 jogos pelo Sampaio Corrêa

 Homeagem da Torcida Organizada Tubarões da Fiel

 Homenagem da diretoria do Sampaio Corrêa

 Com o filho Rafael

 Homenagem da Rádio Mais FM


 Homenagem da Torcida "Paixão Tricolor"


Minha homenagem ao goleiro Rodrigo Ramos 


  RODRIGO RAMOS - 200 JOGOS

Rodrigo Ramos hoje completa uma marca no futebol e na sua carreira. Nesse tal “futebol moderno”, cheio de idas, vindas e controlado pelo momento financeiro em que livre é apenas o mercado e não as pessoas, esta é uma marca, sim, a se comemorar.
São 200 jogos por um único clube e não qualquer clube. Sim, 200 jogos pelo Sampaio Corrêa, esta uma seqüência sem sair do clube, não jogando uma ou outra partida por questões táticas ou musculares. É o primeiro a entrar em campo e sempre o último a sair.
Não se tem notícia de um Rodrigo Ramos que fez corpo mole ou que se negou a entrar em campo quando possível, não se tem notícia de contendas, rixas ou discussões com companheiros ou com a torcida.
E com a torcida é que sua força se mostra. Sempre foi festejado nos clubes por onde passou e mais o é aqui no Mais Querido. A torcida tricolor simplesmente ovaciona qualquer jogada. É a vibração de Rodrigo Ramos que o coloca como um qualquer de nós. Cada defesa é comemorada como se fosse um gol e a torcida se vê naquele momento, refletida na grande área.
A cada ponte, a cada bola rasteira, a cada bola chutada contra o gol do Sampaio, a torcida se sente segura, porque com Rodrigo Ramos debaixo das balizas é segurança certa. Não é apenas ele que está ali, são todos os torcedores junto com ele, pulando, para esquerda para a direita, fazendo o golpe de vista. Tudo com a certeza de que a bola não vai entrar, porque junto com Rodrigo Ramos nós formamos o Paredão.
Paredão, aliás, é apelido antigo, o que mostra seu profissionalismo e a confiança do torcedor pela presença da figura de um goleiro tão seguro quando entra em campo.
Rodrigo Ramos é aquele cara simples, que se você olha e simplesmente o deixa passar, porque tem sempre um sorriso no rosto e é sério quando precisa ser sério. Não é daqueles jogadores de frase pronta e responde todas as perguntas que lhe fazem, justamente por parecer estar um nível acima de qualquer outro jogador. Esqueça os velhos clichês do “vamos lutar pelos três pontos”, “nesse segundo tempo vamos para cima”, “tá todo mundo de parabéns, graças a Deus”... Rodrigo Ramos tem sempre um comentário pertinente sobre o todo da partida e parece (e é muitas vezes) um comentarista do futebol como um todo.
Este Rodrigo Ramos é o simples jogador que pode até ter recebido algum dom divino de ser goleiro, mas que sem o seu esmero, sem sua força de vontade jamais chegaria a lugar algum. É o nosso goleiro, o nosso Paredão... E não só do Sampaio Corrêa, é o nosso goleiro do Maranhão, um cara que veste a camisa de verdade.
Mas, infelizmente, ou felizmente, ele só pode defender um único clube e sorte a nossa, nação tricolor, que ele veste a nossa camisa, sorte e alegria por ele vestir a camisa do Mais Querido.
Rodrigo Ramos Massensini é natural de Minaçu, Goiás, mas há muito ele é maranhense, é Tricolor. É Sampaio Corrêa.
Parabéns, Paredão e que venham mais 200 jogos pela frente.
Contamos sempre com você.
OBRIGADO!

NORDESTINO DE CORAÇÃO TORCE PELO TIME DA SUA REGIÃO

Em Janeiro de 2011, Rodrigo Ramos aceitou o convite da torcida boliviana e iniciou a campanha "Nordestino de coração torce pelo time da sua região", que visa o incentivo do público nordestino a torcer pelos clubes locais. A campanha, maciçamente divulgada na mídia, aumentou ainda mais a proximidade do goleiro com a torcida.

Foto de divulgação da campanha

Vídeo da campanha

____________________________________________________________

RODRIGO RAMOS - COMERCIAIS


Comercial da UNIMED sobre caminhada, com a participação do goleiro Rodrigo Ramos


Comercial da UNIMED sobre o dia dos pais, com a participação do goleiro Rodrigo Ramos


Comercial Diferro, em NOvembro de 2007, estrelado por Rodrigo Ramos e a sua esposa, Paula Delane


Rodrigo Ramos apoiando o candidato e Presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, nas eleições de 2012
 _________________________________________________________________ 

FAMÍLIA


Família feliz


 Família comemorando o aniversário do Rafael

Festa de aniversário


Rafael, o herdeiro natural da camisa 1 da Bolívia

*fotos do álbum pessoal do Rodrigo cedidas gentilmente pela sua esposa, Paula Delane

Um comentário:

  1. BOA SORTE MEU CAMARADA, O MELHOR GOLEIRO QUE EU JÁ TRABALHEI. MEU AMIGO.

    PROF. YRLAN MOTA

    ResponderExcluir