quarta-feira, 19 de julho de 2023

Nivaldo desencabula! Marcou quatro na goleada – Ferroviário 5x0 Vitória do Mar (1975)

O Ferroviário triunfou sem dificuldades diante do Vitória do Mar por 5 a 0, em um revés inesperado para a equipe vitoriense, que dias antes havia roubado ponto precioso do Sampaio, mas acabou por cair de cinco, face os inúmeros erros apresentados. O Primeiro deles foi a modificação da equipe, o que aconteceu pela segunda vez na atual Taça Cidade de São Luis, com o time sofrendo a segunda goleada, como aconteceu no turno frente ao Maranhão nos 3 a 0 sofridos. A segunda foi a falta de serenidade de alguns de seus jogadores, que perderam os nervos; com isto, proporcionaram a que Ênio Silva estreasse com o pé direito diante do elenco ferrim. O terceiro, a presença de seu Vareta na quarta-zaga em lugar de Cutrim, sendo por ai o ponto falho da defensiva, onde o Ferroviário se aproveitou e marcos três gols, desmoronando com qualquer possível reação do adversário, cuja peça de ataque é por demais ruim.

O Ferroviário aproveitou-se aos 10 minutos de uma falha do goleiro Reginaldo, que depois de excepcional defesa, recebendo aplausos do público, colocou a bola no gramado e levantou os braços, gesticulando para seus companheiros, não vendo Nivaldo, que vinha de trás, para dar leve toque na bola, tirando-a de seu alcance e atirar contra o arco desguarnecido. Reclamando impedimento que para nós existiu, mas Salgado não deu. Reginaldo ficou com os nervos à flor da pele, até ser expulso de campo aos 40 minutos do tempo final, quando inclusive teria sido desacatado pelo apitador, que entre outras coisas havia lhe dito que poderia resolver a situação fora de campo.

Quatro minutos após, Nivaldo entrou pelo meio, passou por três contrários e atirou no canto direito de Reginaldo, aumentando para 2 a0 e aos 40 minutos, depois da cobrança de uma falta por Vivico, Reginaldo defendeu e largou, do que se aproveitou Pedro para assinalar o terceiro gol.

Tentou no intervalo remediar as coisas o Vitória do Mar, com a colocação de Cutrim de quarto-zagueiro e Alex de lateral-esquerdo, para melhorar o rendimento de sua defensiva. Aos 22 minutos, entretanto, Nivaldo caiu pela meia-direita e recebendo um passe pelo alto, chutou sem pulo e quase sem ângulo, no gol mais bonito da tarde, para aos 40 minutos ser derrubado na área, em pênalti marcado, com Nivaldo fazendo a cobrança e sendo agora o artilheiro da Taça Cidade de São Luis, ao lado de Cabecinha.

A nota triste do espetáculo foi a entrada desleal do zagueiro Gaspar no ponteiro Antônio, no primeiro tempo, fazendo com que o atleta tivesse de ser transportado para o hospital do INPS com suspeita de fratura na costela, o que felizmente não se constatou.

Na preliminar, em jogo dos piores já disputados no Municipal, o Maranhão encontrou dificuldades em dobrar o São José por 1 a 0, com gol de Euzébio, anotado de cabeça aos 34 minutos do segundo tempo, depois que o bicolor havia atirado uma bola no travessão de João Paulo. 

Preliminar: Maranhão 1x0 São José
 
Preliminar: Maranhão 1x0 São José

Ferroviário 5x0 Vitória do Mar
 
Ferroviário 5x0 Vitória do Mar
 
Ferroviário 5x0 Vitória do Mar
 
FICHA DO JOGO

Ferroviário 5x0 Vitória do Mar
Preliminar:
Maranhão 1x0 São José
Local: Estádio Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 3.930,00
Público: não divulgado
Juiz: José Salgado
Bandeirinhas: Jamil Gedeon e Claudionor Lopes
Gols: Nivaldo aos 10 e 14 e Pedro aos 40 minutos do primeiro tempo; Nivaldo aos 21 e aos 40 minutos do segundo tempo
Expulsão: Reginaldo aos 40 minutos do segundo tempo
Ferroviário: Marcial; Ferreira, Gaspar, Vivivo e Selmo; Jorge Santos (Mano), Isaias e Pedro (Ozimir); Saneguinha, Nilvado e Icinho
Vitória do Mar: Reginaldo (Edmilson); Edmilson, Malícia, Vareta (Cutrim) e Cutrim (Alex); Rosclin e Serói; Antônio (Ubiratan), Eliomar, Biguá e Silvio

Nenhum comentário:

Postar um comentário