sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Livros sobre o futebol maranhense

Em mãos mais um belo trabalho para reforçar a literatura do futebol maranhense: o livro "Maranhão Atlético Clube, 80 Anos de Glórias", do jornalista Haroldo Silva. Rico em informações sobre dirigentes e personagens importantes da história do Bode Gregório, o livro é indispensável não somente aos torcedores maqueanos, mas àqueles que gostam do futebol do nosso Estado. Com quase 200 páginas, o livro traz ainda um grande número de resultados importantes e todos os jogos do MAC ao logo dos seus mais de 81 anos.

Livro do MAC, escrito pelo jornalista Haroldo Silva

O livro do MAC junta-se a outras publicações interessantes sobre o futebol do Estado do Maranhão. Dentre alguns títulos, temos o maravilhoso “TERRA, GRAMA E PARALELEPÍPEDOS: os primeiros tempos do futebol em São Luís (1906-1930)”, do historiador Claunísio de Amorim. O livro é uma pesquisa de fôlego sobre os primórdios do futebol na capital maranhense, fruto da pena inquieta do jovem historiador Claunisio Amorim Carvalho. A obra faz justa reconstituição da história das três primeiras décadas do futebol maranhense e homenageia todos os que contribuíram para reafirmar o futebol como o mais popular dos esportes, identificado por muitos como um dos elementos de unidade nacional. O livro ainda aborda questões sobre a criação de clubes e ligas em nossa capital, com uma linguagem fácil, dinâmica e que certamente agradará a todos os públicos. É um verdadeiro convite ao passado. Temos também os recém-lançados "HISTÓRIA DO ESTÁDIO CASTELÃO (1982-1997)", do historiador Manoel Raimundo do Amaral, e "HISTÓRIA DO FUTEBOL MARANHENSE", do jornalista Manoel Martins. Ambos são dois historiadores e estatísticos que eu, particularmente, sou muito fã dos seus trabalhos e tenho muito respeito pelas suas histórias e pelas contribuições que ambos deram e dão ao nosso futebol. Manoel Raimundo do Amaral é piauiense de Piripiri e nasceu no dia 18 de Março de 1946. Começou usa carreira de pesquisador aos 26 anos e, através de outros trabalhos, recebeu vários prêmios e comendas, tais como: "Personalidade do Futebol Brasileiro", pela Enciclopédia do Futebol Brasileiro,"Personalidade do Futebol Maranhense", pela Sociedade Esportiva Tupan, "Personalidade Desportiva Maranhense/ACLEM 2000" e "Medalha do Mérito Timbira", como Comendador, pelo Governo do Estado do Maranhão, em 2001. Manoel Martins, que lançou em 1996 o livro "PELA LINHA DE FUNDO: FUTEBOL MARANHENSE NO NACIONAL", é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1980, tendo trabalhado nos seguintes órgão: Rádio Ribamar, Rádio Timbira, Rádio Educadora e Jornal O Imparcial. Foi Vice-Presidente da Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (ACLEM) e vem fazendo estatísticas do nosso futebol por mais de 40 anos. É professor de cursos profissionalizantes no Serviço Nacional de Aprendizagem e Comercio (SENAC) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Por fim, as minhas duas publicações: "SAMPAIO CORRÊA: UMA PAIXÃO DOS MARANHENSES", lançado em 2011, e "MEMÓRIA RUBRO-NEGRA: DE MOTO CLUB A ETERNO PAPÃO DO NORTE", lançado em Setembro do ano passado. A "família" ainda ganhará outro livro, com lançamento previsto para a metade de 2014: "SALVE, SALVE, MEU BODE GREGÓRIO: A HISTÓRIA DO MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE", trabalho esse que iniciei em Outubro do ano passado e que fecha a trilogia sobre os grandes clubes do nosso futebol.

Na ordem: “TERRA, GRAMA E PARALELEPÍPEDOS: os primeiros tempos do futebol em São Luís (1906-1930)”, "HISTÓRIA DO ESTÁDIO CASTELÃO (1982-1997)", "HISTÓRIA DO FUTEBOL MARANHENSE", "MEMÓRIA RUBRO-NEGRA: DE MOTO CLUB A ETERNO PAPÃO DO NORTE", "SAMPAIO CORRÊA: UMA PAIXÃO DOS MARANHENSES", "PELA LINHA DE FUNDO: FUTEBOL MARANHENSE NO NACIONAL", "MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE: 80 ANOS DE GLÓRIAS + 1" e "MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE: 80 ANOS DE GLÓRIAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário