sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Primeiro jogo do Maranhão Atlético Clube


Formada sua equipe de futebol, o Maranhão Atlético Clube, após sucessivos treinos, estava pronto para fazer sua estreia no cenário esportivo de nosso Estado. Os jogadores do MAC estavam preparados e queriam mostrar logo seu potencial. Foi convidado o próprio Syrio Brasileiro.

No final de abril de 1933, a imprensa já badalava o encontro. O time maqueano recebia maior carinho e simpatia da torcida maranhense. Os jogadores se reuniram na véspera do jogo, na sede situada na Praça Gonçalves Dias, ao lado da igreja dos Remédios.

Participaram dessa reunião para decidir os últimos detalhes da estreia do Maranhão Atlético Clube, os jogadores Mutuca, Guillar, Parga, Dico, Da Costa, Bonifácio, Boueres, Coló, Adolpho, Chaves, Aminthas, Sílvio, Joaquim, Stelman, Bombom, Anthenor, Filesmon, Airton e Zé Costa. 


Na oportunidade, o time foi definido com: Dico, Ennes e Adolpho; Bombom, Stelman e Aminthas; Guillar, Boueres, Anthenor, Silvio e Chaves. Era o melhor que o novo integrante da Liga Maranhense de Futebol poderia apresentar, já que o Syrio era um time armado com bons valores: Amado, Dudu e Osvaldo; Mathias, Toninho e Argemiro; Bibi, Pereira, Lourival, Fabrício e Cutrim.

O jogo foi realizado no campo do time dos syrios e portugueses, no dia 30 de Abril de 1933; teve duração de 80 minutos, com arbitragem de Generoso Papacena. A vitória ficou com os estreantes pelo placar de 4x0, que teve um expressivo significado, pois o time do Syrio vinha de uma vitória diante do Tupan, campeão do Estado naquele ano, pelo escore de 4x2.

O time maqueano se apresentou com seu uniforme com apenas três cores: vermelho, preto e branco (mais tarde foi que o azul foi incorporado à equipagem maqueana). É bom lembrar que o campo onde foi realizada a partida, de propriedade do Syrio Brasileiro, ficava na Rua do Apicum, onde hoje funciona o SENAC (Serviço Social de Aprendizagem Comercial do Maranhão), Federação do Comércio do Estado do Maranhão e parte do Hospital Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário