sábado, 11 de agosto de 2012

Morre Zezico, ex-ponta-direita do Moto Club

Colocar aqui uma matéria quando da ponta do ponta Zezico, que fez fama no Papão do Norte e o pai do jogador Oliverrá, naturalizado belga.


Foi sepultado ontem à tarde, no Cemitério do Tirirical, o corpo de José Ribamar Barroso (Zezico) ex-ponta-direita de Moto Club na década de 60, que faleceu em sua residência na rua Tarquínio Lopes, 98, no Bairro do Anil. Pai de Airton Oliveira, o famoso Oliverrá, artilheiro do Anderlecht, da Bélgica, Zezico morreu aos 56 anos, vítima de câncer. O agravamento de sua saúde aconteceu há quatro meses e, apesar de ter sido levado para Bruxelas, para tratamento, retornou a São Luis, desenganado pelos médicos.

Zezico no Papão do Norte

Natural de Morros, Zezico revelou-se no Torneio Intermunicipal e acabo sendo convidado para treinar no Moto, onde aprovou e formou em ataques famosos da época, sendo inclusive titular da Seleção Maranhense. Mesmo depois de encerrar a carreira, ele continuou se dedicando ao futebol, treinando equipes anilenses, até descobrir o talento do filho Airton, a quem muito orientou nos campo e fora deles, sentindo-se mais tarde realizado ao vê-lo brilhar na Bélgica, sondado para vestir a camisa da Seleção Brasileira só não o fazendo em face do andamento do processo da sua naturalização naquele país.

 Zezico com a camisa do Moto Club

Quando a notícia da morte de Zezico espalhou-se na Vila, muitos foram os amigos que apareceram ao velório, a grande maioria desportistas de hoje e de sua época. A informação passada aos filhos Airton e Zeca, em Bruxelas, fez com que o sepultamento fosse retardado, até que ontem por volta das 8h30, por telefone, eles comunicaram que não poderiam estar em São Luis devido à falta de viagens regulares de avião.

 Seleção Maranhense de 1963: em pé – Misael, Terrível, Walber Penha, Negão, Biné e Esmagado; agachados – Pitú, Nabor, Laxinha, Zezico e Joãozinho

Além de Oliveira e Zeca, Zezico deixa mais cinco filhos: Leila, Hamilton, Arnaldo, Leda e Letícia, esta última com apenas 14 anos. Casado com dona Regina Oliveira Barrosos, Zezico deixa ainda quatro netos. Era aposentado do DER – Departamento de Estradas e Rodagem, mas contava com o apoio financeiro dos filhos, que se encontram no exterior. Motense de coração, também torcia pelo Vasco da Gama. Como jogador de futebol, foi convidado a se transferir para grandes clubes do Nordeste, mas preferiu continuar em São Luis, até porque o Moto não concordou, em hipótese alguma, desfazer-se do seu eficiente ponta-direita.

 Uma das últimas fotos de Zezico em vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário