terça-feira, 3 de abril de 2012

Sampaio x Santa Cruz (PE) - Ilustração do jornal O Dia

Na falta de outro tipo de registro, o jornal O Dia ilustrou o gol do Santa Cruz (PE), no jogo amistoso com o Sampaio Corrêa, dia 04 de Março de 1947. O clube pernambucano, em excursão a São Luis, jogou duas vezes contra a Bolívia Querida. Após o 2 a 0 no primeiro jogo, as duas equipes voltaram a campo e vitória dos maranhenses, por 3 a 2. O Sampaio Corrêa estava reforçado com o atacante parnaibano Pepê, artilheiro do Papão do Norte e cedido ao Tricolor para essas duas partidas. Na foto, a legenda do jornal faz a seguinte citação (mantenho a mesma grafia da época):

"1º GOAL DO SANTA CRUZ - Eram precisamente 40 minutos da primeira fase da partida. Dengoso progrediu no terreno, levando a bola no peito, até perto da pequena área. Enquanto isso, Baltazar saia do arco para evitar a entrada do avante santacruzense. Antes da aproximação do goleiro, Dengoso visou a meta, porém, defeituosamente. A bola desviada do goleiro Baltazar caiu na esquerda, onde se encontrava Sancho. Rebolo tentou "estourar", entretanto, inteligentemente, Sancho evitou a batida de Rebolo, recuou um pouco e alvejou a méta com um violento petardo"

NOTA: "petardo" era o termo utilizado para o que hoje chamamos de "bomba", "chute violento", "foguete" quando alguém bate forte na bola em direção ao gol.

FICHA - SAMPAIO CORRÊA 3x2 SANTA CRUZ (PE)
Local:
Estádio Santa Isabel
Gols: Pepê (3 gols - Sampaio Corrêa) e Sancho e Eloi (Santa Cruz)
Sampaio Corrêa: Walber Penha; Rebôlo e Serejo; Reginaldo, Gegeca e Decadela; Duo, Ferreira, Capuco, Bodinho e Zé Pequeno.
Santa Cruz (PE): Nico; Salvador e Pedrinho; Gaubeirinha, Rubens e Palito; Toinho, Dengoso, Eloi, Edgar e Sancho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário