"Reconheço que sou apaixona do pelo Moto Clube e chego até a sacrificar meus pacientes em determinados momentos para discutir assuntos de futebol, e principalmente do clube, mas discordo radicalmente daqueles que afirmam que prejudico a equipe, por cause desse amor; basta dizer que nunca tomei uma de cisão, Isolada. Faço, também, um registro importante: da vezes, retardo consultas para atender repórteres, porque dou sempre prioridade para a imprensa, pois, acho que não tem tempo para perder, esperando entre vistas.
Esse substancial reforço foi dado pelo conceituado médico ortopedista. Cassas de Lima, ao ser abordado pela reportagem, a respeito de sua longa vivência de 20 anos no Moto, embora afastado, agora, por divergência de opinião com o atual presidente, Mário Carneiro, em função do técnico José Luiz Soares. Foi levado para o clube, em 1967, pelo então presidente Pereira dos Santos e, a partir dali, passou a venerar as cores rubro-negro.
Há uma perfeita sincronia entre Casas e Moto, afinal, durante essas duas décadas, ele manteve uma lide rança firme, sempre chefe do departamento médico e diretor do clube, inclusive como presidente, em 80. Seu consultoria, na Travessa da Passagem, é o ponto central das reuniões do clube e Cassas não faz objeção, mesmo sacrificando sua profissão, tudo em nome do Moto.
Polêmico e irreverente, o médico e diretor motense não foge suas características principais e é oposição ferrenho da Federação Maranhense de Desportos "e o nosso futebol caiu muito desde a fase Domingos Leal e Augusto Tampinha, porque tudo é feito com safadeza, com mutreta e os resultados são fabricados".
"RAIMUNDO SILVA SERIA A SOLUÇÃO DO FUTEBOL MARANHENSE, MAS CARLOS GUTERRES TAMBÉM É BOM NOME"
Para Cassas de Lima, a Federação não pode ficar sob o comando de Augusto e manobrada por Leal. "Raimundo Silva seria a solução do futebol maranhense, mas Carlos Guterres também é um bom nome. Seu Silva é um homem sério, coerente, com muita vi são e seria o candidato da conciliação. Carrinho é um desportista e tem capa cidade de administrar com imparcialidade esse futebol falido e mal regido", sentenciou.
O ex-dirigente rubro-negro descarta seu nome para assumir ou concorrer às eleições da FMD, porque não dispõe de tempo "e nem a divisão de árbitros poderia pegar, se fosse convidado, porque é um cargo que não é compatível com minha especialidade: claro, o fato de criticar não quer dizer nada, uma vez que tudo aquilo que falei foi realidade, tanto que houve brigas entre os próprios apitadores." Coronel Assis Vieira e Wilson de Moraes Van Luma, segundo Cassa, riam dois nomes ideais para moralizar aquele setor da Federação.
"MINHA VOCAÇÃO ERA A CARREIRA MILITAR OU ENTÃO SER PILOTO, MAS SOU REALIZADO COMO MEDIO"
Se hoje o Moto a grande paixão de Cassas de Lima Vasco da Gama também, quando adolescente ele tinha um sonho maior: "Minha vocação era a carreira militar ou então ser piloto, mas sou realizado como médico.
E acrescenta fui logo reprovado nos exames militares e para ser piloto, sem condição financeira, pesou mais. Ainda recebi instruções do piloto Sabino Bacelar, a respeito de aviação, mas tive que mudar de pensamento e terminei optando pela medicina, porque me considerava também uma pessoa muito sensível.
Foi em 1969 que Cassas de Lima se formou, depois de vários anos de aprendizado em São Paulo. Nascido em Vargem Grande, Maranhão, em 02/02/42, Cassas, hoje, é o médico mais aprofundado no estudo de joelhos, pois participa constantemente de congressos de Ortopedia, inclusive no exterior, e já implantou em São Luís a moderno astroscópio.
Cassas é casado com Maria da Graça Sousa Cassas de Lima e pai de três filhos, Vinícius, Ulisses e Geovani. Ari Teixeira Lima e Florinda Cassas de Lima (ela filha de Libanês com Sírio. nascida na Argentina), são os genitores do ex-diretor rubro-negro, que está desanimado com o futebol maranhense e chega a fazer previsão pessimista se a Federação continuar gerida pela situação
O MAL QUE O FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ PASSANDO É QUE VIVE CHEIO DE POLÍTICO DESPORTISTA"
Qual o grande empecilho do futebol? Cassas de Lima afirma que "o mal do futebol brasileiro é que vive cheio de política desportista, o chamado aproveitador, que só aparece na boa". Para Lima, existe o desportista político, aquele que gosta de futebol e não entra no clube apenas para ganhar poder. Citou o nome do deputado Pedro Vasconcelos, que foi assíduo frequentador de estádios, com bandeiras do tricolor e hoje foi reconhecido pela torcida, após assumir a presidência e mostrar seu trabalho.
A melhor época do futebol maranhense, segundo Cassas, foi quando surgiram nomes como de Carlos Alberto, João Bala, Zuza, Barrão, Djalma, Milson, Alzimar, Walber Penha, Nonato Cassas, Decadela e outros.
"Qual o time do Moto de todos os tempos? difícil dizer, mas posso citar jogadores como Newton, que foi para o futebol de São Paulo, Hamilton, Edmilson Leite, Caio, Paulo Casar, Marcos Boi, Oberdan, Vivico, Vila Nova & Alvim da Guia
"NÃO VAI APARECER NENHUM DIRIGENTE PARA SUPERAR O SAUDOSO BENTO FARIAS, ESSE FOI TUDO, MENOS LEMBRADO".
Indagado sobre os melhores e pio- res dirigentes do Maranhão, Cassas disse que Raimundo Silva e Pereira dos Santos merecem toda consideração, mas não vai aparecer nenhum dirigente para superar o saudoso Bento Farias, esse foi tudo, menos lembrado". "Bento trabalhou em todos os clubes daqui, diz Cassas, com muita competência, além de ter sido o verdadeiro atleta e árbitro de todos os esportes. Sua morte deixou uma lacuna enorme em nosso futebol e pior é que a Federação, como sempre inoperante, sequer programou um torneio em nome do Dr. Bento".
Para o médico, Garrincha foi o jogador de todos os tempos, embora reconhecesse o talento de Pelé. "Foi um monstro, o Pelé, mas o Mané Garrincha fez coisas que o Rei não fez. Fazia jogadas incríveis com suas pernas tortas e joelhos deformados. "Ο esquerdo era valgo, quer dizer, junteiro e o direito varo, que significa zambeta, mas esses defeitos parece que ajudavam Garrincha", comentou Cassas.
"Sou apreciador da música clássica e tenho uma coleção, inclusive figuram os nomes do Rei, Roberto Carlos; Júlio Iglesias e Gilliard. Gosto também de samba e minha cantora predileta é Alcione, até por obrigação, por ser maranhense, diga-se de passagem. Na TV, assisto sempre o Jornal Nacional, mas tenho admiração do Bolinha, Viva o Gordo, A Praça é Nossa, Chico Anísio e Filmes do Corujão. Com um detalhe, não tenho hoby específico. Assim, o desportista pode conhecer um pouco mais do médico Cassas de Lima. que foi um excelente jogador da bola pesada e de futebol de campo, em tempos de Universidade. "Eu era beque de espera e tinha certo talento, inclusive ainda hoje bato minhas peladinhas nas praias? concluiu, sorrindo.
domingo, 13 de abril de 2025
Cassas de Lima, um apaixonado pelo Moto Club
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário