domingo, 1 de dezembro de 2024

Futebol maranhense em 1967

 
O Moto Club foi a melhor equipe em 1967. Na foto, o jogo que decidiu o campeonato daquele ano
 
Com grande fracasso financeiro mas com um campeonato que chegou ao seu final no mesmo ano de inicio, coisa que nunca se registrou nos certames gonçalinos desde a fundação da Federação Maranhense de Desportos não poderíamos deixar de lustrar neste final de 1967 alguns fatos mais pitorescos na história do futebol maranhense. Mas não esqueceremos o nosso velho e tradicional Estádio de Santa Isabel, que está totalmente abandonado, mas diga-se de passagem continua servindo aos clubes de nossa Segunda Divisão para os seus compromissos de campeonato e treina, mentos para os clubes de profissionais. O Futebol maranhense posto em analise chegou a apresentar razoável qualidade técnica e bons valores xxxx umas revelações outros puderam pontificar com suas reais qualidades. A equipe esportiva do JORNAL DO DIA com base no comportamento durante campeonato concluiu pela formação do seguinte selecionado maranhense de 1067:

VILA NOVA-Apesar de ter ficado de fora do grande Jogo do ano foi aquela partida com o Santos apresentou-se com bom gabarito técnico e ganhou a posição de titular no extraordinário esquadrão do Moto Clube de São Luís.

PAULO-Não tem lá grandes qualidades técnicas mas sabe marcar o seu adversário com seriedade e afirmou-se desde a saida do veterano Baèzinho.

ALZEMAR-Craque da relação do ano de 1966. Portou-se condignamente nos jogos em que foi chamado a intervir e na seleção maranhense que jogou com o Santos e marcando sensacionalmente o famoso jogador Pelé.

ALVIM DA GUIA - Excelente domínio de bola, marcador severo e demonstrando reais qualidades para firmar-se em qualquer equipe do futebol nacional.

CORREIA-O famoso marcador "Carrapato" como é chamado pela torcida motorizado. É um jogador que não tem muitos recursos técnicos mas sabe marcar com precisão o seu adversário e dar os lançamentos à sua linha de ataque.

NELIO-Bem veterano Já, tendo participado de vá rias competições interessa duas e inclusive internacionais, pois chegou a participar de Torneio Nos Estados Unidos. Foi um baluarte no conjunto do Ferroviário Esporte Clube. Tem bons conhecimentos técnicos sendo o craque que melhor se apresentou nas hostes do time da REFESA.

SANTANA-Jovem mela armador que iniciou a sua carreira esportiva no Sporte Clube Desterro, transferindo-se em seguida para o juvenil do Maranhão Atlético Clube posterior- mente ao Sampaio Corréa agora defendo o Moto Clube de São Luis. Craque mesmo na expressão da palavra inclusive sendo apontado como "craque do ano e ainda ficou na vice-liderança dos artilheiros do campeonato que passou. Este jogador deu nova vida quando começou a jogar Clube.

ZEZICO-Chamado o no time principal do Moto clube: durante o campeonato findo atuou em várias posições assim fosse chamado pelo seu treinador e cooperou para o bicampeonato do Moto Clube fazendo uns belos gols. Acreditarmos nós que depois de Ananias é mais antigo do plantel rubro-negro.

GARRINCHINHA-Depois de brilhar em várias equipes do Sul do País, transferiu-se para o Ferroviário Esporte Clube. Deu outro colorido no time da antiga Estrada de Ferro, Com a sua experiência conseguiu levar o Ferroviário no título de vice-campeão maranhense de 67.

PELEZINHO-Craque nascido no simpático bairro do Anil. Começou no Primeiro de Maio defendeu o Vitória do Mar; passou para o Sampaio Corrêa, jogou no Sport Clube do Recife e retornou pro nosso futebol para defender o Moto Clube de São Luis. Não participou de todas partidas que o rubro-negro maranhense realizou no campeonato, isto porque teve o braço direito fraturado quando o campeão maranhense intervinha nos jogos pela Taça Brasil. Mas Pelezinho contribuiu para o bicampeonato do Moto Clube.

RIBAMAR-Foi o mais positivo na posição durante o ano de 67. Começou o ano no Sampaio Corrêa mas logo em seguida ingressou no Moto Clube e com excelentes "gols" contribuiu na grande campanha do bi-campeonato.

O COMANDANTE-O Professor Rinaldi Mala, Diplomado pela Escola Nacional de Educação Física do Brasil. Técnico em Futebol, foi o grande escolhido como o "técnico do ano" de 1967 e consequentemente o treinador da seleção do ano que passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário