domingo, 1 de dezembro de 2024

Federação comemorou 57 anos de luta pelo nosso esporte

 
Flávio Bezerra, primeiro presidente da FMD
 
Momento em que o dr. Olímpio assina o contrato transferindo o terreno para construção a sede da FMD

Na data de ontem, comemorou nossa entidade, 57 anos de fundação. A história, é longa, das atividades da mentora regional Fundada a 11 de janeiro de 1918, com o nome de LIGA MARANHENSE DE ESPORTES (LME), no tampo em que o futebol era estritamente amadorista, existindo também na época, a União Desportiva Maranhense. A Liga Maranhense, teve sua primeira diretoria, empossada no dia 22 de janeiro de 1919 cum ano após), em solenidade realizada na sede do Luso brasileiro , pelo senhor OFRT LOIOLA, presidente do Paysandu Sport Clube, de Bélem, que na época visitava nossa capital, para uma série de jogos com o Luso Brasileiro e o FAC estiveram presentes no  ato de posse, os segue clubes: BRASIL, FENIX, SAD CRISTOVÃO, VASCO E ANILENSE , com a ausência do PAC, que por sinal, foi notada. Anunciou-se na oportunidade, que AMERICA havia sido fundado, para integrar Liga. A Primeira diretoria, teve a seguinte constituição: PRESIDENTE- Manoel Alves de Barras-Vice-presidente-Artur Ledo Silva- 1º secretario, Leonidas Castro secretário, João Teixeira- 1 tesoureiro, Emilio - 2º tesoureiro, Joaquim Caldeira.

A Liga Maranhense de Esportes, promoveu em 1919, o primeiro campeonato da cidade, que teve o Luso Brasileiro, como campeão. Em 1938 (data que depois será pesquisada) a Liga Maranhense de Esportes, passou a denominação de ASSOCIAÇÃO MARANHENSE DE PORTES ALETICOS (AMEA), promovendo então o campeonato, que foi o primeiro da nova mentora, título conquistado pelo Tupan, que por sinal, foi seu último cétro. Em 1937, o último campeonato promovido pela Liga Maranhense de Esportes, o campeão, foi o Maranhão Atlético Clube. Até 41, a AMEA funcionou com esta denominação. No dia 20 de agosto daquele ano, passou então a chamar-se, Federação Maranhense de Desportos (FMD), tendo como primeiro presidente, o doutor Flávio Bezerra, que depois deixou o cargo, para o Dr. Herminio Bello, que renunciou em favor de Raul Torres, até 46, até a volta do Dr. Flávio Bezerra em 43, ficando até 46 quando assumiu o vice-presidente Ribamar Ferreira, que foi substituído pelo Prof. Luis Rego, em 16 de abril de 47. Foram presidente ainda, o coronel Giordano Rodrigues Mochel, Dr. Luis Magno Portéla Passos, Sr. Wady Nazar, Dr. Nivaldo Macieira, Desembargador Nicolou Dino, Major José Pereira dos Santos, Coronel Eduardo Mote Sr. Raimundo Silva, da Costa Oliveira, Dr. Olliapio Guimarães, e agora, o doutor Antonio Arozo.Foram presidente ainda, da Liga Maranhense e da Associação Maranhense de Esportes Atléticos, o doutor Alarico Nunes Pacheco, Capitão Pinheiro Filho, Saladino Cruz, entre outros.

Com a presença da diretoria da Federação Maranhense de Desportos, dos membros do Tribunal de Justiça Desportiva, de dirigentes do Departamento de Futebol, de alguns clubes da Divisão Mista e de parte da crônica esportiva, foi assina da ontem à noite na sede da Federação, a transferência do terreno na Rua do Alecrim. para a firma Maranhão Imóveis e empreendimentos Ltda., de Mário Lameiras, para construção da sede própria da Federação Maranhense de 'do Desportos, prédio que terá três andares, sendo que o térreo pertencerá única mente à entidade, e dois outros, aquela firma construtora, com a mentora regional, não gastando quase nada, para ter seu patrimônio, em grande vitória da administração do doutor Olimpio Guimarães. Inicialmente, João Canelo Carvalho, do Cartório Tabelião, dr, Celso Coutinho, foi a leitura da documentação, quando em seguida, assinou a mesma, em companhia de doutor Olimpio Guimarães do senhor Mário Lameiras, Além destes três, usaram da palavra, o doutor Pedro Mornes, pelo TJD, o doutor José Pereira dos Santos, pelos clubes da Divisão Mata, ali representantes por Ferroviário, Moto, Vitória do Mar, e doutor  Olivia Viana.

Agora, a  firma construtora vai movimentar as documentação, pelos órgãos competentes, parado das obras, pois a desejo  do doutor Olímpio Guimarães é deixar a Federação sua sede concluída, merecendo os aplausos gerais, pelo multo que vem fazendo  em prol do futebol  maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário