sábado, 14 de março de 2015

Moto Club 3x1 Vitória do Mar - Torneio Municipal 1952


Matéria do Jornal Pacotilha/O Globo, relatando sobre a partida entre motenses e estivadores,no dia
20 de Junho de 1952, pelo Torneio Municipal, competição patrocinado pela Federação Maranhense de Desportos (FMD). Aqui, uma curiosidade: todos os atletas envolvidos na partida pagaram a sua entrada na bilheteria do jogo.

Dando prosseguimento ao Torneio Municipal, ontem à trade o Moto Club venceu o Vitória do Mar pela contagem de 3x1, numa partida onde o público presenciou de tudo, menos futebol, tudo isto devido à fraca arbitragem do sargento Grajaú, que apesar de ter se esforçado para dirigir a partida com imparcialidade, errou clamorosamente e os seus erros foram técnicos, dando cabimento a que não somente os atletas que disputavam a partida perdessem o controle de si, como também a própria assistência, presente ao Estádio Santa Izabel.

Não tiveram os jogadores do Vitória do Mar a calma precisa para receberem a derrota como verdadeiros desportistas, pois não resta a menor dúvida de que falhou o juiz no lance que redundou o terceiro tento da tarde, mas esqueceram-se os rapazes da estiva que o placar se encontrava já de 2x1 pro rubro-negro nessa altura, sem levar em consideração as inúmeras oportunidades desperdiçadas por Ferreira, Chapola e João Batista.

Não compreendemos a razão pela qual os jogadores do Vitória do Mar se recusaram a atender uma decisão do juiz, quando faltava apenas minuto e meio para o término da partida, uma vez que há muito vinham acatando as decisões tanto certas como erradas do árbitros para em seguida haver forte “sururu”, onde por pouco Josafá e Santiago perdiam a vida por parte do Moto, enquanto um popular, com um cano de ferro, distribuía ferradas a torto e a direito nos atletas da estiva, apesar das interferências de terceiros. Enquanto isso, notava-se a ausência do policiamento em campo, tendo até os que assistiam a partida invadido a cancha e tomando parte ativa no conflito.

Estava praticamente encerrada a partida de futebol e o público que compareceu ao Estádio Santa Izabel mais uma vez abandonou aquela praça de esportes, contrariado com o que acabava de presenciar: um juiz bastante fraco, que contribuiu para que a indisciplina e a prática de jogo violento predominasse na cancha, ultimando com o espetáculo de “luta-livre” em plena partida de futebol.

O JOGO – Foi a partida iniciada às 16h15, apresentando-se os quadros em igualdade de condições, porém, aos poucos, foi o Moto Club assenhorando-se do terreno, para, aos 5 minutos de luta, Josafá inaugurar o placar, quando o citado atleta, ao receber a pelota de Perú, passou por Lourival e Misael, aproximando-se do gol, desviou inteligentemente de Batatais a pelota, mantendo-a ao fundo da meta.

O Vitória do Mar procurou reagir, porém, empregando em certas e determinadas jogadas a violência, no que era correspondido pelos atletas do Moto, ante o olhar complacente do juiz, que apenas limitava-se a apitar e dar conselhos desnecessários. Era o início da “tourada” que mais tarde infelizmente iriamos presenciar.

Com os ataques sucessivos do Vitória do Mar, Ferreira de posse da pelota, ao receber um passe de benedito, numa jogada quase que individual, passou Assunção e Santiago, atirando a gol, tendo Bacabal ainda defendido, mas a pelota tomou a direção do fundo da meta motense. Estava empatada a partida. Nova saída foi dada. Agora os motenses empregavam “botinadas” para conterem as arrancadas do Vitória do Mar, onde os seus atacantes perdiam oportunidades de ouro de desempatar a partida.

O Moto Club aos poucos tentava neutralizar esses perigosos contra-ataques e quando o cronógrafo assinalava 30 minutos, Zé Maria ao tentar passar por Misael, recebeu falta deste, o que imediatamente o juiz marcou. Cobrado por intermédio de Jesus, este atirou diretamente a gol, tendo a pelota tomado a direção das redes de Batatais, que falhara no lance. Com mais alguns lances sem expressão, chegou o término do primeiro tempo.

O Moto atuou com Bacabal; Santiago e Ademar; Waldinar, Assunção e Peru; Nerimar, Matuto, Zé Maria e Josafá. Jesus. O Vitória do Mar com Batatais; Zé Rocha e Misael; Lelé, Gordo e João Cinco; Chapola, Benedito, Gafanhoto e Ferreira; João Batista

 Moto Club

Vitória do Mar

 Defesa espetacular de Batatais sob as vistas dos seus companheiros de defesa

Um ataque do Vitória do Mar no momento exato em que Bacabal defendia um chute de Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário