domingo, 3 de agosto de 2014

Sampaio Corrêa 1x0 Ferroviário/CE - Amistoso 1977



Em Outubro de 1977, o Sampaio Corrêa, durante o Campeonato Nacional, jogou amistosamente contra o Ferroviário de Fortaleza, em partida disputada no Estádio Municipal Nhozinho Santos. O confronto foi um preparatório para o embate entre bolivianos e corintianos, dali a poucos dias pelo Brasileiro daquele ano. A matéria é do jornal O Estado do Maranhão, de 15 de Outubro de 1977:

 Sampaio 1x0 Ferrim, em 1977

Mesmo utilizando em boa parte do jogo todos os valores que conseguiu junto ao Ferroviário de Fortaleza, o Sampaio encontrou enormes dificuldades para vencer a esta mesma equipe por 1 a 0, com foi de Oliveira, aos 10 minutos da primeira etapa, em total impedimento, que o bandeirinha Sergio Faray assinalou, mas que o árbitro Nacor Arocuhe não tomou conhecimento, confirmando a marcação do tento único da partida. A equipe visitante atuou com um quadro mesclado dos juvenis, amadores e os profissionais, que sobraram em campo após a cessão da maioria do elenco ao Sampaio, mas ainda assim não decepcionaram, principalmente no primeiro tempo, quando se comportaram muito bem em termos táticos e com um bom toque de bola.

Esperava-se que o treinador Moacir Bueno colocasse em ação a formação básica que enfrentará Corinthians amanhã, mas tal não aconteceu, alegando que preferiu poupar alguns jogadores que hoje fazem testes no departamento médico. Assim, dois jogadores que atuaram de início, seis deles não estão legalizados e talvez só serão utilizados após a terceira partida do clube Tricolor. São eles: Valdir Bassi, Lúcio Sabiá, Joel, Vanderley, Tataco e Oliveira.

O JOGO – o primeiro tempo foi alegre e apresentou muita movimentação, com algumas jogadas coloridas, além de muita objetividade. Nesta fase foi boa a postura tática do Sampaio, relevando um bom entendimento no meio campo, onde Joel, Kalu e Oliveira – já acostumados a aturarem juntos – brilharam intensamente, além da boa organização no setor de defesa e uma movimentação eficiente dos dois extremas, Vanderley e Xavier, sem falar de Crézio, que esteve muito eficiente no arco. Fraco mesmo e até inexpressivo só o Pedrinho no comando de ataque, perdendo boas chances de arremate e até demonstrando falta de intimidade com a bola e os seus companheiros. No segundo tempo o jogo caiu muito, havendo cerca de 9 substituições, senso seis no Sampaio – além do limite permitido em amistosos – e 3 no Ferroviário. 

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 1x0 Ferroviário (CE)
Data:
10 de Outubro de 1977
Local: Estádio Nhozinho Santos
Juiz: Nacor Arouche
Bandeirinhas: Sérgio Faray e Francisco Sousa
Renda: Cr$  151.360,00
Público: 4.621 pagantes
Gol: Oliveira Ceará aos 9 minutos do primeiro tempo
Sampaio Corrêa: Crésio; Bassi (Zé Alberto), Lúcio, Tataco (Orcina) e Ferreira (Tataco); Joel e Oliveira Ceará; Wanderley (Badu), Kalu (Ramon), Pedrinho (Itamar) e Xavier (Bimbinha). Técnico: Moacir Bueno
Ferroviário (CE): Geordano; Jorge, Júlio, Arimatéia e Raimundinho (Félix); Joldeci (Pintinho) e Jacinto (Manuelzinho); Haroldo, Garrincha, Mirandinha e Babá (Ricardo). Técnico: Gino
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário