sábado, 25 de novembro de 2023

Fluminense/RJ 0x0 Sampaio Corrêa - Campeonato Nacional 1976

 

O que parecia impossível, o Sampaio tornou realidade. Ganhar três dos quatro pontos disputados fora de São Luis, principalmente depois da vexatória derrota de 3 a 0 para o Ceará. Na noite do dia 10 de setembro de 1986, no Rio de Janeiro, o Sampaio conquistou um importante empate de 0 a 0 frente ao Fluminense, numa partida bastante disputada na base de muita disposição.

Os destaques no empate foram o goleiro Moreira, que mais uma vez fechou o gol, o zagueiro Luis Cláudio, que anulou o perigoso Washington, e o meia Zé Carlos, que foi um gigante no primeiro combate, embora todos os jogadores tenham jogador dentro de muita vibração.

O Fluminense, que vinha de uma derrota de 2 a 0 para o Internacional, precisava ganhar para se reabilitar e entrou em campo certo de que colheria um resultado fácil. Logo nos primeiros 20 minutos, o Tricolor carioca tentou decidir a parada e o Sampaio, que começou nervoso, dava a impressão de que não aguentaria levar o empate até o final dos 45 minutos do primeiro tempo, o que só ocorreu graças às defesas milagrosas do goleiro Moreira.

A pressão do Fluminense, no primeiro tempo, foi total, mas o Sampaio se safou e sustentou o empate. Na etapa final, o representante maranhense voltou com outra disposição e seguindo às orientações do veterano e experiente treinador Daniel Pinto, passou a explorar os contra-ataques, se aproveitando do desperto que aos poucos ia tomando conta do adversário.

O tempo foi passando e como o gol não saía, o Fluminense se desesperou totalmente, o que permitiu ao Sampaio, com tranquilidade cadenciar o jogo e leva-lo até o final com o sensacional empate de 0 a 0, o que dentro do Maracanã tem sabor de vitória.

O Sampaio recuperou dessa maneira os pontos perdidos dentro de casa e passou a ter chances reais de brigar por classificação, notadamente pelos outros resultados do grupo A, que não deixaram os favoritos dispararem na frente, a não ser o Sport Recife, que liderava o grupo, agora com 7 pintos, após vitória de 1 a 0 sobre o Sobradinho de Brasília.

FICHA DO JOGO

Fluminense/RJ 0x0 Sampaio Corrêa
Campeonato Nacional - 10/09/1976
Local:
Estádio do Maracanã
Público e renda: não divulgados
Juiz: Luis Carlos Martins
Bandeirinhas: Olinto Preusler e Adão Reis
Fluminense/RJ: Paulo Vitor; Edson Marinho (Edson Sousa), Vica, Ricardo e Eduardo; Jandir, Leomir e Renê; Marcão (Wilsinho), Washington e Paulinho
Sampaio Corrêa: Moreira; Biluca, Luís Cláudio, Ivanildo e Paulo Lifor; Zé Carlos, Meinha e Mateus; Edinho, Santana (Paulo Sérgio) e Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário