domingo, 25 de agosto de 2013

Eraldo Leite, um "pernambucano-boliviano"

Goleiro do Sampaio Corrêa na década de 60/70, Eraldo de Vasconcelos Leite teve uma carreira vitoriosa nos gramados. Pernambucano de nascimento, começou na base do futebol daquele Estado rodando pelos três grandes clubes de Recife. Foi no Sampaio Corrêa, porém, que o arqueiro criou a sua maior identificação dentro do futebol. Durante dois anos, Eraldo foi o titular do gol Tricolor, chegando a realizar jogos memoráveis e configurando-se com um dos grandes em sua posição por aquela época em São Luis. No dia 29 de Setembro de 1969, Eraldo, na época goleiro do time juvenil do Sport, desembarcou em São Luís, contratado como reforço para a equipe aspirante do Sampaio Corrêa atarvés do Rupert Macieira. Na época que Eraldo chegou em São Luís, o goleiro do Sampaio era o Netinho, que depois jogou algum tempo entre os profissionais. Eraldo jogou no Sampaio até dezembro de 1971. Casou-se com Izabel na Igreja Presbiteriana de São Luís. Após retornar a Pernambuco, teve quatro filhos: Mônica, Orlando, Izabel e Rodrigo. Eles já deram a Eraldo e Izabel, quatro netos: Monique, Orlando, Izabel e Letícia. A sua história dentro dos gramados, inclusive, já foi contada aqui no Blog. Para relembrar, clique AQUI.

Hoje Eraldo mora em Paulista, cidade na região metropolitana do Recife. Acompanha o Sampaio Corrêa, sobretudo a bela campanha que o Tricolor realiza atualmente no Campeonato Brasileiro da Série C. Exatos 42 anos após deixar a equipe Boliviana, Eraldo leite postou algumas fotos reforçando o seu carinho, respeito e admiração pelo Sampaio Corrêa. Um belo gesto daquele que fez parte da história do Tricolor maranhense.

 Eraldo Leite em 2013, com a camisa da Bolívia Querida




  Formação do Sampaio Corrêa em 1969

 Eraldo com o goleiro Wender, do Botafogo (RJ)

Sampaio Corrêa em 1971. Eraldo é o penúltimo em pé

PODCAST

Eraldo também  participou, no último dia 20 de Abril, do Podcast do Blog Futebol Maranhense, contando um pouco da sua história, sendo ele o primeiro atleta evangélico da história do futebol de São Luis. Para relembrar, deixo abaixo o áudio da entrevista:

2 comentários:

  1. Esse sim ficará para a história do futebol maranhense.O melhor goleiro do país e o mais forte,lutador e batalhador!O senhor ficará para sempre na memória dos maranhenses que irão lembrar-se com muito carinho de você.E o Sampaio Corrêa só tem o que agradecer porque sabem que você deu todo o seu melhor para esse time e eu tenho muiito orgulho de ser sua neta!!:D Ass:Letícia Leite

    ResponderExcluir