domingo, 18 de março de 2012

Programa Camisa 10 (TV Mirante)

 O esporte na TV Mirante começou com o surgimento do programa Camisa 10, um ano após a fundação da emissora. O objetivo do programa era levar ao telespectador maranhense um algo mais do esporte praticado no Maranhão e não apenas o futebol. Na época, o programa era apresentado pelo locutor João Marcus, que lembra com muita satisfação e emoção do período em que estava na telinha. O primeiro programa esportivo da TV Mirante foi inesquecível.

“Era um programa de esporte que a gente tentava fazer parecido com o nacional como até hoje acontece. A gente conseguia levar alguns minutos de muito esporte. Começamos a colocar mais esta coisa do esporte amador local. Conseguimos abranger mais. Com o Camisa 10, os esportes tiveram mais visibilidade. Era muita responsabilidade porque a gente tinha que fazer em alguns minutos muita coisa. Era uma coisa nova. Não tinha um programa assim”, disse.

O Camisa 10 foi algo inédito para todas as pessoas que o produziam e contribuíam para colocá-lo no ar. Para se ter uma idéia, o próprio João Marcus nunca havia tido experiência em televisão, a não ser em comerciais. Por isso, ao aceitar o convite para apresentar o programa, eis que surgiu um “ator”.
“A emoção era muito grande e era ao vivo. O pessoal chegou e disse: ‘João, vamos colocar ao vivo’. Eu nunca tinha feito TV. Eu fazia comerciais. Minha experiência de TV era fazer comercial. Nos comerciais, eu era ator, e o próprio Márcio Pinto, na brincadeira dele de coordenar as coisas, disse para mim: ‘então interpreta como se você fosse um apresentador de TV’. E aí eu comecei a apresentar”, lembrou com muito bom humor.

“Foi completamente marcante, inclusive faz parte do começo da minha trajetória em comunicação em rádio e TV. Eu tenho um tesão pela TV muito grande. Ainda tenho saudades para caramba de fazer TV. Rádio é maravilhoso, é um vício, está na veia, mas a TV, eu acho que é fundamental também para gente que faz comunicação. A gente tem que saber um pouco de TV. Com o time que foi e tudo mais, a emoção é muito pulsante, deixa a gente arrepiado”, finalizou.

Texto retirado do site Imirante

Herbert Fontenelle apresentando o programa "Camisa 10"

Herberth Fontenele é um dos ícones do rádio esportivo maranhense. Mas, além de se destacar, conquistar reconhecimento e credibilidade na Mirante AM, o experiente profissional quis mais. Aceitou o desafio de ir para a telinha. Tornou-se apresentador e comentarista na TV Mirante.

“Na TV, eu comecei fazendo o Camisa 10 e, depois, o Globo Esporte, mas eu já tinha experiência na televisão. Sempre fui apresentador e, depois, passei a comentar no Globo Esporte quando o Marco Aurélio entrou. Ele me chamava e eu entrava para fazer um comentário rápido”, disse.

Daquele período à frente dos programas esportivos da TV Mirante, Herbeth Fontenele garante ter tido momentos inesquecíveis. “Foi uma experiência nova e boa para mim. Eu tinha muita experiência de rádio. Confesso que faço direito e que eu agrado”.

Atualmente, além de continuar na equipe de esporte da Mirante AM, Fontenele segue na TV Mirante. Ele integra a equipe do Bom Dia Mirante. “Mais recente, eu passei para o Bom Dia Mirante. Eu faço um misto de apresentador e comentarista. Aqui, na televisão, não estou rigorosamente para fazer um comentário. Eu apresento e dou uma opinião rápida”, explicou.

Sobre a TV Mirante, que, em 2012, completa 25 anos, Herberth Fontenele tem somente agradecimentos a fazer. “Gosto de fazer televisão. Estar na TV Mirante pela audiência que tem pode satisfazer teu ego. Você se torna uma pessoa pública. Fiquei muito mais conhecido do torcedor, da comunidade, depois, que eu vim para a TV Mirante, pelo alcance que tem no Estado todo. Isso te satisfaz e te dá prazer”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário