sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Pereira os Santos, uma vida dedicada ao Moto Club de São Luís

Compilado de textos extraídos de jornais em 1987:

Ο futebol tem certas coisas que as vezes é muito difícil dizer-se porque fica-se trabalhando no contexto futebolístico, se quase nunca ganha-se o suficiente para fazer tanto sacrifício. Um presidente de clube é na realidade um ser abnegado, sem qualquer pretensão financeiras, pois na realidade tira muitas vezes do próprio bolso para dar ao seu clube. E não poderia deixar de ser com o atual presidente do Moto Clube, o conhecido Antonio José Pereira dos Santos, diretor motense dos mais capazes e que vem trabalhando em prol da equipe rubro-negra, há muitos e muitos anos.

Pereira dos Santos, vem dando tudo de si buscando sempre o melhor para o clube, demonstrando o amor que sente pela associação, hoje como presidente, em outras épocas como torcedor, diretor conselheiro enfim como motense que sempre foi. Ao sumir o rubro-negro, Pereira teve muito trabalho, e não desanimou nunca, buscando dar ao clube uma equipe forte e capaz de conquistar títulos. O Moto nestes dois anos, sob o comando de Pereira dos Santos, conquistou dois campeonatos, disputando por duas vezes a Copa Brasil, e teve boas receitas, que conseguiram deixar o clube em alguns meses, sem problemas financeiros. Depois de revelado, Newton vendido ao São Paulo, Pereira dos Santos, foi também o responsável pela venda do grande craque Raimundinho, hoje no futebol equatoriano, juntamente com o próprio Newton.

Além disso, o presidente rubro-negro, mesmo atravessando serias dificuldades, não foi de abandonar o barco, e quando esteve licenciado por causa de problemas particulares, deixou a vice Ibrahim Assub, que deu continuidade ao seu trabalho. Dirigente dos mais antigos no futebol do Maranhão, Pereira dos Santos, foi presidente da Federação Maranhense de Desportos, e sempre dando total apoio ao Moto Clube.

Hoje quando o rubro-negro parte pare a conquiste do tetracampeonato o presidente não se envergonha de pedir ajuda aos torcedores, indo ao seio da torcida, buscar os recursos financeiros necessários para amenizar a difícil situação do clube. Mas muitas vezes acontecem fatos lamentáveis na vida de um presidente, como o episódio registrado por ocasião do jogo Moto Clube 2, Maranhão 0, quando o presidente rubro-negro quase era agredido por um policial despreparado.

O fato ocorreu por ocasião do contato do presidente Pereira dos Santos, com os torcedores no Estúdio Castelão, e ao proteger da policia que queria tirar o mesmo da arquibancada, o mandatário máximo do Papão quase era agredido bestialmente por um policial despreparado, não se consumando o fato, por causa da intervenções de terceiros, mas Pereira ainda assim chegou a ser empurrado. O presidente do Moto, teve que na ocasião fazer valer a sua patente militar, para poder acalmar a fúria do policial.

Mas fatos como estes, são corriqueiros na vida de um presidente e Pereira soube superar com tranquilidade, voltando ao selo de sua torcida e saindo do Estádio Castelão, satisfeito com a vitória sobre o Maranhão Atlético Clube. Mesmo com todos os problemas, o Moto vai conseguindo ser superior aos demais concorrentes, fazendo com que, o presidente rubro-negro sinta-se tranquilo e feliz, por ver o seu trabalho surtindo o efeito, sempre por ele esperado. Matreiro, conhecedor profundo da Legislação Esportiva, Pereira dos Santos, coloca em primeiro pleno a defesa dos direitos do Moto, acima de qualquer coisa, pois para ele, nada, mas nada mesmo, pode estar à frente do Papão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário