quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Sampaio Corrêa 3x1 Tuna Luso/PA - Campeonato Brasileiro 1980

PRÉ-JOGO - o Sampaio está pronto para defender sua invejável posição no Grupo A da Taça de Prata, em jogo a ser realizado no dia 09 de março de 1980 em nossa Cidade, jogando contra a equipe da Tuna Luso Brasileira, num jogo de vida ou morte para os dois lados. Ambas as equipes estão com 4 pontos ganhos, sendo que a Tuna leva vantagem no computo geral, com 2 vitórias, contra uma do Sampaio, segundo o regulamento da própria competição.

Quem vencer a partida ficará em uma posição bastante privilegiada, e com grandes chances de chegar na cabeça do Grupo, já que se distanciarão dos demais competidores.

A Tuna vem de um resultado negativo diante do Paysandu, no clássico paraense, enquanto que o Sampaio ganhou fácil do Piauí pelo elástico marcador de 4 a 1 em jogos que aconteceram no último domingo. As duas equipes tiveram uma semana para que seus técnicos corrigissem os defeitos verificados e partirem hoje decisivamente em busca da vitória.

No time boliviano um desfalque na zaga que anteriormente vinha jogando uma vez que o treinador Storino não poderá contar com Everaldo, que foi expulso devendo cumprir a Lei do Diabo. No time da Tuna o seu treinador vem com tudo pronto para ganhar o espetáculo.

Ontem Storino comandou treino recreativo para toda a equipe, oportunidade em que definiu a equipe depois de receber do Presidente Chafi Braide a confirmação da regularização do zagueiro Jorge Travolta, que deverá atuar fazendo sua estréia na Copa Brasil. A princípio o Técnico pretendia aproveitar Cabrera na quarta-zaga e lançando Ferreira na lateral esquerda, mas como a regularização de Travolta chegou em tempo o problema foi solucionado.

José Storino chamou a atenção de todos os jogadores para a importância do jogo de hoje, que poderá significar a classificação da equipe na cabeça da chave, somando 6 pontos e distanciandose dos demais concorrentes. Esta mesma observação foi feita pelo treinador Paulo aos jogadores da Tuna Luso, que desde ontem está em nossa capital.

No time maranhense nenhum problema de ordem médica, já que ontem mesmo o Dr. Milon Miranda liberou todo o elenco em total condição de jogo, o que deixou o técnico Storino muito tranqüilo, que assim poderá usar força total.

Jogadores do Sampaio logo após o leve exercício realizado ontem iniciaram o regime de concentração para a partida de hoje na própria sede da equipe, onde compareceram inúmeros dirigentes, Na oportunidade o Presidente Chafi Braide apresentou o Dr. Marcos Venícius aos jogadores bolivianos como o novo Diretor de Futebol da Equipe Mais Querida do Estado.

O jogo vai ter seu início às 17 horas com a torcida prometendo comparecer em massa e quebrar o recorde de renda da atual Copa Brasil em jogos disputados no Nhozinho Santos.

O Juiz do encontro será o piauiense Lineu Lisboa, contando com as bandeiras de Josenil Sousa e Orlando Arouche.

O Treinador José Storino definiu o time que vai começar com Crézio, Tereze, Jorge Brás, Jorge Travolta e Cabrera; Rosclin, Zé Ivan e Marcelo; Riba, Cabecinha e Clênio.

A Tuna Edson Cimento; Paulo Marabá, Ademilton, Rômulo e Aroldo; Paranhos, Luis Carlos e Jorginho; Puma, Nilson e Sinomar.

O JOGO - O Sampaio Corrêa conseguiu ontem à noite no Nhozinho Santos uma expressiva vitória pela Copa Brasil, ao ganhar da Tuna Luso de Belém pelo marcador de 3 1, com três gols de bela feitura do ataque boliviano, que do início ao fim soube se impor diante do time paraense, com uma valentia até certo ponto estranha no jovem time Mais Querido do Estado.

O jogo foi adiando em uma hora em seu início por determinação do Presidente da Federação Maranhense de Desportos, Biló Murad devido as fortes chuvas que caiam sobre nossa cidade, no que contou com o apoio do apitador do encontro que foi comunicado a tempo pelo Presidente, comunicação feita aos dirigentes das duas equipes.

O Sampaio começou o jogo a todo vapor, e logo a 1, 30 minuto, o time maranhense abriu a contagem numa cobrança de falta feita por intermédio do meio de campo Marcelo chutando no canto esquerdo do goleiro Edson que havia se colocado no canto direito, não dando nenhuma condição de defesa.

Com este gol o time do Sampaio continuou subindo de produção e teve mais duas oportunidades de marcar, o que não conseguiu fazer.

O sistema defensivo do Sampaio vinha se portando bem, mas com algumas falhas do zagueiro Jorge Travolta que fez seu reaparecimento no time boliviano, e aos 36 minutos numa falha sua, o time da Tuna chegou ao empate com um gol de Nilson Diabo driblando o goleiro Crézio. Com este resultado terminou o tempo inicial.

Na etapa final o time maranhense cheio de responsabilidade e incentivado pela torcida, partiu firme pra frente do time paraense, conseguindo marcar mais dois gols.

A defensiva da Tuna falhou clamorosamente aos 14 minutos, com o ponta esquerda Clênio pegando de cheio num ponta-pé violento no canto esquerdo do goleiro Edson, que quando foi na bola já era tarde.

Dai pra frente o jogo tornou-se violento com o time visitante apelando para as jogadas viris contra os jogadores bolivianos, mas nem por isso intimidou os comandados de Storino, que ainda conseguiram marcar mais um gol.

Zé Ivan, pegando uma bola trabalhada por Terezo pela direita, deixou o goleiro parado no meio do gol e chutando violentamente no seu canto esquerdo selando de uma vez por todas a vitória sensacional do Sampaio que continua no páreo para conquistar o Grupo A da Taça de Prata.

A polícia voltou a abusar de sua autoridade ontem após o término do jogo entre Sampaio e Tuna Luso quando alguns soldados chamados a atenção por reclamações de alguns jogadores do time paraense, espancaram violentamente a um torcedor, ou melhor a um garoto de 14 anos sob o olhar triste de alguns desportistas que tentaram ainda evitar tal fato, como bem mostra a foto ao lado. O garoto foi acusado pelos jogadores da Tuna de está atirando pedras quando estes tentavam descer o túnel, depois da derrota para o Sampaio. Uma vez mais apelando para as autoridades, que tenham mais sensibilidade no trato com as pessoas que procuram de uma forma ou de outra dar um pouco de sua ajuda ao futebol maranhense.

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 3x1 Tuna Luso/PA
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 357.350,00
Público: 7.413 pagantes
Juiz: Lineu Lisboa/PI
Gols: Marcelo aos 2 e Nilson Diabo aos 35 minutos do primeiro tempo; Glênio aos 10 e Zé Ivan aos 39 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Nilson e Gesse da Tuna Luso, Glênio do Sampaio.
Sampaio Corrêa: Crésio, Tereso, Jorge Brás, Jorge e Cabrera; Rosclin, Zé Ivan (Flávio) e Marcelo; Riba, Cabecinha e Glênio. Técnico: José Antonio Storino
Tuna Luso/PA: Edson Cimento, Mário, Ademilton, Rômulo e Haroldo; Paranhos, Luís Carlos e Jorginho; Puma, Nilson Diabo (Gessê) e Sinomar (Sena). Técnico: Paulo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário