segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Maranhão 2x0 Tupan - Campeonato Maranhense 1979


Deixo aqui a transcrição do Jornal O Estado do Maranhão sobre a partida Maranhão 2x0 Tupan, pela estreia de ambas as equipes no Estadual de 79. O texto segue a grafia da época.

Em partida sem muita motivação realizada ontem no estádio Municipal Nhozinho Santos, a representação do Maranhão Atlético Clube estreou no certame maranhense de 79 colhendo um bom resultado, ao derrotar o quadro da Sociedade Esportiva Tupan, através do marcador de 2 tentos a zero, com um goal em cada fase.

O jogo apresentou um primeiro tempo muito fraco, embora apresentasse o Glorioso mais presente no campo adversário, buscando a todo instante o último reduto do time indígena. Inúmeras oportunidades foram desperdiçadas pelos atacantes do Bode Gregório, principalmente o comandante de ataque Alcindo, que chegou a perder uma oportunidade de outro nos primeiros minutos da partida, quando ficou com a meta contrária totalmente à sua disposição, que o goleiro Jailson se encontrava totalmente batido.

O Tupan apenas procurava se defender e não chegou hora alguma a levar perigo ao arco confiado a Marcelino, que foi um espectador privilegiado durante os primeiros 45 minutos de partida. Por outro lado, o guardião Jailson foi o maior impecílio para a linha de frente do Maranhão Atlético Clube, fazendo defesas realmente espetaculares, evitando a queda da sua cidadela.

De tanto forçar o reduto final do quadro adversário, o MAC conseguiu abrir o marcador aos 36 minutos do primeiro tempo, depois de um bom ataque de Naldo pela meia direita e uma bobeada da defesa da Madre de Deus. Depois de uma defesa parcial do goleiro Jailson, a zaga parou e possibilitou ao meio campista Soeiro bater cruzado para o goal, do que de aproveitou Alcindo para apenas escorar e mandar para o canto direito da meta indígena. Com o resultado de 1 tento a zero, foi encerrado o primeiro tempo.

Na etapa complementar, o Maranhão voltou mais agressivo e procurou o caminho do goal logo no início da fase. Embora a defesa do Tupan não estivesse em dia inspirado, talvez pela ausência de Jorge Luis e Izaias, o arqueiro Jailson estava em grande dia e continuava dificultando as coisas para o quadro atleticano. No entanto, uma andorinha só não faz verão e assim aos três minutos de jogo o Maranhão voltava a marcar novamente através do centroavante Alcindo, que recebendo um passe pela meia esquerda, penetrou na entrada da área e bateu de pé esquerdo sem chance de defesa para Jailson e colocou no canto esquerdo para estabelecer o segundo goal maqueano. O Maranhão continuou forçando, tentando dilatar o marcador, mas este não se alterou e a partida chegou ao seu final com a vitória do time do Parque Valério Monteiro por 2 a zero.



FICHA DO JOGO

Maranhão 2x0 Tupan
Local: Estádio Municipal Nhozinho Santos
Juiz: Francisco Sousa
Bandeirinhas: Gildásio Lélis e Salomão Dantas
Renda: C$r 16.440
Gols: Alcindo (2 gols)
Maranhão: Marcelino; Célio Rodrigues, Tataco, Paulo Fraga e Antônio Carlos; Soeiro e Naldo; Valter, Riba, Alcindo (George) e Naldo.
Tupan: Jailson; Armando, Gonçalves, Ronaldo e Tomé; Paulo Roberto (Airton) e Ivo (Gibi); Pedro, Nascimento, Evandro e Claudionor.

Um comentário:

  1. Maravilhoso trabalho, amigo! Sabe quando e quanto foi Moto x Tupan pelo primeiro turno desse mesmo campeonato? Abraços!

    ResponderExcluir