quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Moto Club 7x1 Tuna Luso (PA) - Serie C 2004

Jogo histórico no Nhozinho Santos. Precisando urgentemente de mais dois gols para conseguir a classificação diante da Tuna Luso, o Papão do Norte encontrou forças e chegou à classificação.


Deix aqui a transcrição da edição de um jornal local sobre o relato do histórico jogo:
 
MOTO SURPREENDENTE PRODUZ MILAGRE

O Moto foi surpreendente no final de semana e conseguiu o que parecia impossível e para muitos um milagre. Vencer a Tuna Luso por 7x1, sábado à tarde no estádio Nhozinho Santos. O Papão estava dependendo do resultado da partida Sampaio x Castanhal, no qual o Tricolor perdeu por 3x0, mas o time do Papão não de abateu e foi buscar dentro de campo os gols que precisava para reverter o saldo de gols adverso. Como resultado, o rubro-negro classificou-se como segundo colocado do grupo 5, pelo terceiro item de critérios de desempate, que o maior número de gols pró. Os dois times empataram em número de vitórias (três para cada), saldo de gols (três para cada) mas no número de gols o Moto levou (17x15).

No jogo de sábado, o Moto ainda entrou em campo acreditando na possibilidade de pelo menos um empate do Sampaio em Castanhal para que pudesse se classificar com uma vitória simples sobre a Tuna. Todavia, sabendo que teria que vencer a Tuna Luso de qualquer maneira, o Papão não demorou para chegar ao primeiro gol. Aos 11 minutos, o volante Marcinho cobrou falta rápido, no meio de campo, para o atacante Cosme, que em velocidade invadiu a área e tirou do goleiro fazendo 1x0. Mais tarde, Cosme, em tarde inspirada, invadiu a área e foi detido com uma gravata pelo zagueiro Magrão. O juiz marcou pênalti. O atacante Jack Jone cobrou com perfeição, colocando a bola em um canto e o goleiro no outro, fazendo 2x0, aos 35 minutos do primeiro tempo. A equipe do Moto amplia a vantagem no primeiro tempo, mas esbarrou nas suas próprias falhas de finalização, principalmente com o lateral-direito William, que jogou fora dois gols feitos.

No segundo tempo, o time do Moto levou um banho de água fria ao ser informado, através do rádio, que o Sampaio levava o primeiro gol em Castanhal, o que obrigava o Papão a fazer mais quatro gols para se classificar. A má notícia desconcentrou o time do Moto, que até então vinha muito bem na marcação. O oportunista atacante Landu pegou uma bola rebatida dentro da grande área do Moto e diminuiu a vantagem para 2x1, aos 13 minutos da etapa final. Pior do que o gol da Tuna foi a notícia de mais dois gols do Castanhal sobre o Sampaio Corrêa. Com isso, o Moto teria que marcar mais cinco para ficar com a vaga. Entretanto, o sinal para a reação foi o final do jogo em Castanhal. Dai pra frente, como o jogo de São Luis tinha começado quatro minutos depois, restavam esses quatro minutos e mais os quatro minutos de acréscimos para que acontecesse o milagre. E o milagre veio, puxado pelos atacantes Cosme e Jack Jone. Antes, aos 28 minutos, o zagueiro Jean Marcelo marcou 3x1 ao subir livre de marcação. Aos 37 minutos, Jack Jone aproveitou o cruzamento de William e fez 4x1. Aos 44 minutos, ele novamente aproveitou um cruzamento de Cosme e fez 5x1 O juiz confirmou os quatro minutos de acréscimos e o Moto e a galera foi à loucura. O Moto ainda teria que marcar mais dois. Cosme aos 48 fez 6x1 e um minuto depois Jack Jone marcou 7x1, fazendo o gol da classificação. A torcida motense não se conteve e invadiu o campo, comemorou a classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro como se fosse a conquista de um título. 

 Jack Jone, autor de quatro gols

 Torcida motense eufórica

O placar conquistado sobre a Tuna Luso não somente classificou o Moto para o prosseguimento da Série C, como também transformou o ataque rubro-negro no melhor da competição da primeira fase. Após a vitória, o Moto chegou aos 17 gols, obtendo a boa média de 2,83 por partida. O segundo melhor ataque foi do Castanhal, que marcou 15. O atacante Jack Jone também se transformou em um dos principais goleadores do torneio, com cinco gols marcados. A

COSME E JACK JONE, OS SANTOS DOS GOLS MILAGROSOS

 Cosme e Jack Jone

A torcida motense elegeu os novos padroeiros da equipe. Cosme e Jack Jone, que realizaram o milagre da multiplicação de gols contra a Tuna Luso, na vitória por 7x1, que manteve a equipe na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, quando muitos torcedores achavam que seria impossível. Quem teve fé e esperou até o final da partida, pode ver o milagre se realizar. Cosme e Jack Jone, ao contrário dos santos católicos Cosme e Damião, que eram irmãos e médicos, são primos e jogadores de futebol. O Moto vinha fazendo a sua parte no jogo contra a Tuna e os dois já tinham até feito um gol nada. Mas no segundo tempo a equipe e a torcida forma surpreendidos com a notícia de que o Sampaio, que precisava no mínio empatar com o Castanhal para ajuda o Papão se classificar, tinha perdido por 3x0, em Castanhal. A animação da torcida nas arquibancadas já tinha até calado, mas os dois santos, Cosme e Jack Jone, não se entregaram e na primeira vez no ano que começaram uma partida jogando juntos, foram em frente. A dupla fez mais quatro gols e Cosme ainda deu passe para o zagueiro Jean Marcelo marcar um. No final da partida, os dois santos jogadores preferiram a humildade típica dos santos e atribuíram a vitória ao grupo e ao apoio da torcida. “É muito bom jogar nesse time e para essa torcida. Quem veste essa camisa, tem que honrá-la”, comentou Cosme. Já Jack Jone lembra o apoio da torcida. “Em momento nenhum deixei de acreditar que a gente poderia vencer e conquistar a vaga. Estamos de parabéns, nosso grupo e todos os torcedores”, analisou. Muitos podem até pensar que a Tuna Luso entrgou os pontos, mas para os motenses o dia 4 de Setembro ficará marcado como o dia do milagre da multiplicação dos gols dos santos Cosme e Jack Jone.
 
Deixo aqui também o relado do torcedor Adolfo Testi sobre a partida. Em seguida, deixo o áudio com todos os sete gols do Papão (Áudio I) e os três últimos gols e o pós jogo, com a emoção de torcedores e jogadores pelo resultado histórico (Áudio II):

"Tive oportunidade de ouvir hoje o áudio do jogo entre Moto x Tuna. Na última rodada da primeira fase o Moto estava em uma situação difícil. Precisava golear a Tuna, que disputava vaga, e torcer pro Sampaio, já classificado, vencer o Castanhal). É claro que o Sampaio abriu as pernas pro Castanhal (3 a 0), o que tornou a classificação do Papão quase impossível! Mas o Moto fez a sua parte e goleou a Tuna por 7 a 1, marcando os três últimos gols depois dos 40 min do segundo tempo. Jack Jones marcou 4 gols! Chorei quando o jodo terminou e o Moto se classificou! No calor da vitória o eterno Raul Meneses declarou: "É porque esse aqui Jorge (Aragão), é TIME DE MACHO!!! Esse aqui... e GANHOU SEM PRECISAR DE NINGUÉM! Ganhou por seus próprios esforços um jogo que vai ficar na história do futebol do Maranhão. Todos que viram esse jogo jamais vão esquecer!!!" Depois de ter ouvido isso não pude deixar de vir escrever sobre o orgulho de torcer para esse time de fibra e raça! Moto Club, meu time, meu orgulho."

ÁUDIO I - TODOS OS GOLS DO MOTO CLUB

ÁUDIO II - EMOÇÃO DA TORCIDA, JOGADORES E DIRIGENTES

FICHA

Moto Club 7x1 Tuna Luso (PA)
Camp. Brasileiro Série C - 04/09/2004
Local: Estádio Nhozinho Santos
Juiz: José Steiffel Araújo (PI)
Gols: Cosme aos 2 e Jack Jones, de pênalti, aos 36 do 1º  tempo; Landú aos 13, Jean Marcelo aos 29, Jack Jones aos 37, aos 42, Cosme aos 48 e Jack Jones aos 49 do 2º tempo
Moto Club: Junior; William, Jean Marcelo, Ricardo Henrique e Lúcio; Marcinho, Valbson e Paulo César; Cacá, Cosme, Jack Jones. Técnico: Rui Scarpino
Tuna Luso: André Luís; Wellington, Sinésio, Pereira e Acreano; Magrão, Klebson e Luís Carlos Trindade; Rogerinho, Joacy e Landú. Técnico: Fernando Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário