terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Expressinho ganha do São José e volta à liderança na Taça Cidade de São Luis (1980)

 

O Expressinho, mesmo sem jogar bem, voltou à liderança da Taça Cidade de São Luis, derrotando ao Esporte Clube São José por 2 a 1, na preliminar de Moto Club x Vitória do Mar (que acabou não acontecendo), em partida única realizada no andamento da competição no Estádio Municipal Nhozinho Santos (até a hora que chegou a notícia do adiamento da rodada e que os portões e bilheterias do estádio ainda estavam em funcionamento, tinham sido arrecadados Cr$ 700).

O primeiro tempo do jogo terminou com a igualdade sem abertura do placar, com o Expressinho não repetindo a mesma atuação do jogo frente ao Moto na rodada anterior. No segundo tempo, o quadro dirigido por Ananias Silva retornou com um pouco mais de disposição, sendo inaugurado o marcador logo aos 3 minutos através de Nonato, aproveitando uma bola largada pelo goleiro Bibio. Com esse gol, o quadro da Cohab cresceu um pouco mais de produção, com o São José num ataque esporádico, aos 15 minutos, voltou a igualar o placar com Ariosto, fazendo um belo gol, de cabeça, depois de uma falta cobrada da ponta direita.

O placar parecia que iria ser o resultado final da partida, mas o Expressinho, na base do abafa, chegou ao gol da vitória, sendo que Garcês, que havia entrado poucos minutos antes no lugar de Valtinho, foi o autor do gol da vitória coabense, aos 42 minutos, já no finalzinho da partida. Com o gol, o Expressinho voltou à liderança da taça, somando agora 5 pontos, contra 4 do Sampaio e Maranhão.

CHUVA ÀS CINCO HORAS DA TARDE PROVOCAM INEXPLICÁVEL ADIAMENTO DA RODADA – 03 DE JULHO DE 1980


“Não falta acontecer mais nada no futebol maranhense, a não ser que os nossos dirigentes inventem daqui pra frente mais alguma coisa, o que não se pode absolutamente duvidar. Até ontem (02 de julho de 1980), chegou-se a penar também que nada faltasse mais acontecer, mas eles criaram mais uma que entra para a história dos fatos negativos do nosso futebol. Desta feita, às 17 horas (quase quatro horas e meia para o jogo principal), a Federação Maranhense de Desportos, através de sua presidência, atendeu a insistentes apelos feitos por diretores de Moto e Vitória do Mar e acabou por adiar a rodada programada para o horário noturno na sequência da Taça Cidade de São Luis.

A alegação dos dirigentes do Moto e do Vitória era pelo fato de aquela hora (17 horas) estar caindo um chuvisco em nossa cidade, o que no entender deles serviria para prejudicar a arrecadação da rodada noturna, pois certamente a chuva cairia com mais força. Acontece que por volta das 19 horas parou completamente de chover e no restante da noite nenhuma gota d’água foi derramada sobre a capital maranhense, e o que é pior, o torcedor não foi avisado do adiamento, o que é tremendamente lamentável.

É verdade que a FMD, de acordo, com a legislação, tem poderes para adiar qualquer partida da sua programação até 3 horas antes a sua realização, mas não justifica é o adiamento ser feito em decorrência de previsão de chuva com mais de quatro horas de antecedência.

Os torcedores maranhenses mais uma vez se viram prejudicados, porque poucos ou muitos acabaram por comparecer ao Estádio Municipal Nhozinho Santos, pois ninguém se lembrou de divulgar em uma nota que fosse sobre a medida tomada, mesmo que essa medida não tivesse nenhuma explicação para ser tomada.

Falta de público não é motivo para ser adiado nenhum jogo, ainda mais quando esse jogo faz parte de um calendário oficial, daí a federação não ter incorrido num tremendo erro ao aceitar o pedido de Moto e Vitória, mesmo se sabendo que eles são interessados no assunto, mas o torcedor deveria ter sido lembrado na hora dessa decisão.

Como se não bastasse ter sido adiada a toque de caixa, a rodada de ontem ainda se esqueceram também de avisar os dirigentes do Expressinho e São José e também o árbitro da contenda e o resultado foi que quando o emissário da FMD chegou ao estádio, o primeiro jogo já estava em andamento e não houve remédio senão deixar que fosse efetivado nos seus 90 minutos.

Os portões do Estádio Municipal Nhozinho Santos foram abertos na hora de costume e os ingressos começaram a ser vendidos aos torcedores e o próprio policiamento também lá compareceu, mas voltou da porta ao tomar conhecimento do adiamento inexplicável. Com a realização do jogo Expressinho e São José, apenas a partida Moto e Vitória do Mar ficou adiada para hoje (03 de julho) à noite, valendo para o torcedor que foi ao estádio o canhoto do seu ingresso para ter direito a ver a peleja.




 
FICHA DO JOGO

Expressinho 2x1 São José – Taça Cidade de São Luis
Data:
02 de julho de 1980
Local: Estádio Municipal Nhozinho Santos
Renda: aproximadamente Cr$ 700,00
Público: não divulgado
Juiz: Ernildo Ramos
Bandeirinhas: Salomão Dantas e Ivanildo Expósito
Gols: Nonato aos 3 minutos do primeiro tempo; Ariosto aos 15 minutos e Valtinho aos 42 minutos do segundo tempo
Expressinho: Juca Baleia; Carneirinho, Neguinho, Simião e Trovão; Ivo, Dirceu (Fia) e Zé Augusto; Fumachu, Nonato e Valtinho (Garcês).
São José: Bibi; Dicó, Pedro, Moleza e Zé Raimundo; Alencar, Rubinho (Zezinho) e Ariosto (Walmir); Badu, Piolho e César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário