domingo, 29 de setembro de 2024

Tuna Luso/PA 0x1 Sampaio Corrêa - Campeonato Brasileiro 1991


Com uma endiabrada partida feita pelo ponta Ismael, o Sampaio Corrêa ganhou a Tuna Luso por 1 a 0, na manhã do dia 03 de março de 1991, no acanhado estádio Francisco Vasquez, em Belém, resultado que lhe coloca na co-liderança do grupo I, ao lado do Paissandu, que goleou o Remo por 3 a 0 e também passou a somar 11 pontos positivos ao final do primeiro turno do campeonato brasileiro da segunda divisão.

A própria imprensa paraense reconheceu a superioridade do time sampaino, que consegue assim a sua segunda vitória, em Belém, no atual certame. A primeira foi no Baenão de 1 a 0 diante do Remo.

O Sampaio merecia mais no jogo. Entretanto, passou um grande susto aos 45 minutos, do segundo tempo, quando o garoto Serginho cometeu pênalti dando chance aos tunantes do gol de empate. Para a sorte boliviana o penal foi cobrado para fora pelo atacante Argeu.

O Sampaio entrou em campo com muita personalidade e foi logo partindo para cima da Tuna, sem se importar com o fato de jogar num campo sem condição e de propriedade do adversário, que tinha, além disso, a torcida a seu favor.

Jogando com os pontas bem abertos, aproveitando a excelente fase de Ismael e Lamartine, o Sampaio envolveu completamente a Tuna passando a dar muito trabalho para a sua defesa e ao goleiro Luís Sérgio.

A Tuna, enquanto isso, raramente chegava ao último reduto boliviano onde Moreira estava atento no gol e a defesa se portava bem com os dois laterais, Serginho e Catita, dando mais tranqüilidade ao setor por serem especialistas das duas posições.

O grande adversário do Sampaio era mesmo a péssima condição do gramado, mas o time se adaptou e passou a tocar melhor a bola, até que aos 39 minutos, Ismael atacou pela direita desequilibrando a defesa. Ele entrou em diagonal e passou a bola para Lamartine, na esquerda, que cruzou na medida para o cabeceio do meia Orlando, que entrou entre os beques para vencer o goleiro Luís Sérgio. Esse gol foi fatal aos paraenses, pois, foi só o Sampaio administrar a vantagem para garantir o marcador, embora tenha tido outras chances no segundo tempo, quando a Tuna passou a se desesperar e partir para o ataque desordenadamente dando chance a que o Sampaio explorasse os contra-ataques levando sempre muito perigo.

Grande susto: o grande susto vivido pelo Sampaio foi quando de um lançamento de bola para o ponteiro Ailton. O lateral Serginho, para evitar que o atacante pegasse a bola livre em condição de marcar cometeu a penalidade máxima metendo a mão na bola, aos 45 minutos.

A torcida da Tuna, que já estava saindo do estádio voltou na expectativa do go de empate, mas o atacante Argeu cobrou o pênalti para fora ao tentar mudar de canto, para fugir da defesa de Moreira que saltou justamente para o lado onde ele pretendia bater. Azar da Tuna, sorte do Sampaio, que se levasse o gol de empate seria castigado injustamente.

Boa arbitragem: o jogo foi apitado pelo cearense Luís Vieira Vila nova, que esteve bem na direção do espetáculo. Pedro Gilmar Dantas e Mauro Gilberto dos Reis, ambos do Pará, foram os bandeirinhas.

O Sampaio venceu com Moreira; Serginho, Armando, Ivanildo e Catita; Zé Carlos, Orlando e Vamberto; Ismael, Alexandre Cruz (Babacal) e Lamartine (Fuzuê). A Tuna foi derrotada em casa com Luís Sérgio, Paulinho, Levi, Luís Otávio e Joãosinho; Zé Augusto (Luis Carlos), Dema e Sauto; Miguelzinho, Paulo César (Argeu) e Ailton. A renda em Belém somou a quantia de Cr$ 961.100,00 para 1.366 pagantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário