segunda-feira, 26 de maio de 2014

Amistoso - Seleção Maranhense 0x2 Corinthians/SP - 14 de Janeiro de 1968


No dia 14 de Janeiro de 1968, o S. C. Corinthians Paulista realizou uma única apresentação em nossa capital, diante da Seleção Maranhense, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, a primeira partida interestadual do ano de 1968. Sob o comando do treinador Eudes Calazans, o nosso selecionado esteve em treino coletivo na manhã do dia 12 de Janeiro, visando o encontro diante dos paulistas. Antes de ser iniciado o treinamento coletivo, Calazans conversou atentamente com os jogadores, dizendo sobre o que poderá acontecer durante a partida, pois o Corinthians era considerado pela crônica esportiva de São Paulo como a melhor equipe do Campeonato Bandeirante, embora tivesse perdido o título de 68 para o Santos.

Calazans observou bem o meio-campo formado por Barrão e Carlos Alberto e a dupla de zaga armada com Neguinho, Omena, Osvaldo e Carlindo, este último com a incumbência de marcar o ponteiro-direito Marcos. Além de Carlindo, o selecionado maranhense contou ainda com os jogadores Alencar, que pertencia ao MAC e havia dois anos defendia o Fortaleza, sagrando-se campeão cearenses; o ex-sampaíno Cadinho, defendendo as cores do Ceará. A dupla de área estava formada pelo jogadores Toca e Cadinho, com a ordem de dar trabalho aos zagueiros Ditão e Clóvis, respectivamente.

Após o treino, os jogadores da seleção receberam massagem especial aplicada pelo massagista Luiz Luz Júnior e em seguida houve a revisão médica aplicada pelo facultativo Carneiro Belfort. Logo após os jogadores seguiram para a concentração no Hotel Imperial, encontrando-se alojados.

Já o Corinthians encontrava-se em São Luís desde o dia 12 de Janeiro, sendo bem recepcionada no Aeroporto do Tirirical, contando com a presença de várias autoridades esportivas, do promotor da vinda do clube paulista ao Maranhão, o empresário Francisco Meireles, além de grande número de jornalistas e repórteres que se faziam presentes. Depois de várias entrevistas, os componentes da comitiva seguiram diretamente para o Hotel Central. A delegação do Corinthians ainda foi recepcionada com um coquetel oferecido pela FMD. No dia seguinte, 13, o treinador Lula realizou um treino leve com os atletas no Municipal.

Às vésperas da partida, o nosso selecionado goleou os reservas no treino apronto pelo placar de 3 a 0 e o técnico Calazans fez várias modificações no quadro titular, a fim de observar o rendimento técnico e físico de alguns jogadores que vinham treinando somente no time reserva. Após breve palestra, Calazas treinou físico de 25 minutos e um treino de apronto com os titulares utilizando o esquema 4-3-3, servindo de fixo o atacante Toca. O jogador Barrão, que vinha sendo utilizado no meio-campo ao lado de Carlos Alberto, foi deslocado para a ponta-de-lança, fazendo assim a dupla canhota com Alencar. Na zaga, mais uma vez a entrada de Cazoca, no posto de Carlindo, enquanto na linha de ataque o ex-sampaíno Cadinho foi substituído por Djalma Campos, que teve excelente atuação. Nos primeiros movimentos, a equipe já vencia pela contagem de 1 a 0. Os gols do treino foram marcados por intermédio de Tutinha (2 gols), Barrão, Djalma, Toca e Alencar, 1 gol cada. Os gols dos reservas foram marcados por Djalma, que fez 2 gols, e Euzébio.

O JOGO – Brindou o Corinthians a torcida maranhense com uma excelente exibição, inclusive fazendo que o público local esquecesse o Santos de Pelé e companhia. O time do Parque São Jorge apresentou-se diante de um selecionado maranhense que perdeu de 2 a 0, mas não decepcionando totalmente como era vontade de alguns desportistas. A nossa modesta seleção jogou espetacularmente, obtendo também oportunidade de fazer gols, mas por infelicidade dos nossos atacantes e também as boas defesas go goleiro Marcial, não o fez.

A partida foi bem disputada com o esquadrão bandeirante fazendo experiência nos primeiros minutos, com o nosso selecionado que não dormiu no ponto, o extrema Tutinha teve ótima oportunidade de inaugurar o marcador, mas chutou a bola para fora do gramado, depois que recebeu um magnífico passe de Carlos Alberto. Vendo que as coisas não seriam tão fáceis, os corintianos procuravam a todo instante o caminho da meta do goleiro Brito. Entretanto, o goleiro mantinha-se firme e defendia com segurança a bola enviada pelos avantes da equipe paulista.

O primeiro gol da partida surgiu aos 22 minutos, depois de uma trama sensacional de todo ataque do time paulista. A nossa defesa estava bem firme, formada por Neguinho, Osvaldo, Omena e Cazoca, mas desta feita não houve jeito, uma vez que o centroavante Flávio chutou a queima-roupa para vencer a meta do goleiro Brito, que não teve culpa na jogada. Estava aberta a contagem em favor do Corinthians. Mesmo assim, o nosso selecionado foi à frente, entretanto o goleiro Marcial ou os zagueiros do time paulista estavam atentos, evitando a entrada dos nossos atacantes.

A partida estava bem movimentada, com boas jogadas de ambos os lados. Mas o Corinthians, levando vantagem nas jogadas, marcou o segundo gol, aos 31 minutos, novamente por intermédio do centroavante Flávio, numa grande jogada, depois de curto ataque que nasceu do jogador Dino Sani, entregando a Rivelino e este foi até a pequena área e deu para Flávio. Este aplicou um lençol sensacional em Omena, penetrou na área e cara a cara com goleiro Brito, chutou a meia altura, fazendo assim o segundo e último gol da partida.

Na etapa complementar, a nossa Seleção formou várias vezes, mas não conseguiu passar a defesa paulista, que continuava firme. No time do Corinthians, o preparador Luís Alonso realizou seis substituições, oportunidade em que testou alguns reservas, inclusive o extraordinário ponteiro-esquerdo Eduardo, a sua mais nova aquisição e que deu um show de bola nos minutos em que esteve dentro das quatro linhas. Na nossa equipe, o treinador Calazans também fez algumas modificações, fazendo entrar Carlindo, Djalma Campos e Zé Bernardo. A Seleção Maranhense, nos minutos finais, teve duas oportunidades de diminuir o marcador ou mesmo de empatar. Uma por intermédio de Alencar e outra através do atacante Djalma, que esteve com a meta de Marcial à sua disposição, dando um chute forte, mas sem direção, perdendo-se a bola pela linha de fundo.

 Corinthians

 Seleção Maranhense

FICHA DO JOGO

Seleção Maranhense 0x2 Corinthians (SP)
Data:
14 de Janeiro de 1968
Juiz: Romualdo Arppi Filho
Bandeirinhas: Wilson de Moraes Van Lume e José Salgado
Renda e público: não fornecidos
Gols: Flávio (2)
Seleção Maranhense: Brito; Neguinho, Omena, Osvaldo e Cazoca; Carlos Alberto e Barrão (Carlindo); Tutinha (Djalma Campos), Toca (Zé Bernardo), Cadinho e Alencar. Técnico: Eudez Calazans
Corinthians (SP): Marcial; Osvaldo Cunha, Ditão (Galhardo), Clóvis (Luís Carlos) e Maciel; Dino Sani (Tales) e Rivelino; Marcos, Flávio, Prado (Sílvio) e Gilson Porto (Eduardo) (Bené). Técnico: Lula

Um comentário:

  1. Depois o Corinthians jogaria no Piauí,onde aconteça um fato histórico.O médio Nonato leite da seleção piauiense deu um banho de cuia(chapeu) em Rivelino.Os diretores do clube paulista acharam muita ousadia do piauiense,contratando ele para testes.Nonato leite ainda jogou duas partidas pelo Corinthians.

    ResponderExcluir