sábado, 24 de março de 2012

Hinos dos clubes maranhenses

Selecionei alguns hinos dos clubes maranhenses da Primeira Divisão... Exceto o hino do Imperatriz, todos os demais estão em suas versões originais. A respeito da prática do registro em forma de música sobre a exaltação às cores dos clubes, deixo um texto sobre o início dos primeiros hinos de futebol em nosso país.

"Numa tarde chuvosa em São Paulo, quando entravam no gramado do Velódromo para restabelecer seu treino, interrompido pela chuva, os rapazes do Paulistano, despejaram-se das arquibancadas para o campo, aos berros de ‘allez-gohack’, palavras atiradas ao ar por Olavo de Barros e Renato, de jubilo pela estiagem que fizera. Repetido depois, a qualquer pretexto pela turma do Paulistano, aquele estrangeirismo que significava "para frente, avante" acabou abrasileirando-se no ‘alê-guá-guá-guá hurrah’, que se transformou no hino do Paulistano. Nascia ali, o primeiro hino futebolístico"

(REFERÊNCIA: CUNHA, Fábio Aires da. Curiosidades do Futebol. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/futebol11.htm>. Acesso em: 07 fev. 2009)


HINOS CLUBES MARANHENSES

Hino do Sampaio Corrêa

 
Hino do Moto Club de São Luis
 
Hino do Maranhão Atlético Club

Hino da Sociedade Imperatriz de Desportos

Hino do Bacabal Esporte Club

Hino do IAPE

Hino do Sabiá (Caxias)

Hino do Cordino (Barra do Corda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário